terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Crossover: Fairy Tail X Nanatsu no Taizai (Análise do One-Shot)



Com o espírito natalino aflorando, Hiro Mashima (Fairy Tail) e Suzuki Nakaba (Nanatsu no Taizai) se uniram para publicar um One-Shot natalino, onde cada um criava uma história natalina utilizando os personagens do outro. Veja o que achamos deste One-Shot:

Eu não acompanho mais Fairy Tail, depois de muito tempo decidi dropar o mangá... A história tava piorando a cada capítulo e eu percebi que o melhor que eu poderia fazer não era xingando o Mashima capítulo após capítulo, e sim, simplesmente parar de acompanhar o mangá.

Porém, o que me levou a analisar este One-Shot? É Nanatsu no Taizai, para quem leu o TOP 30 de melhores mangás de 2013 publicado por mim mesmo, terá percebido que escolhi esse novato para ser o quinto melhor mangá desse ano.

Há duas história nesse capítulo de apenas 18 páginas, a primeira história é contada por Hiro Mashima, onde ele foi encerregado de desenhar ao seu estilo os personagens de Nanatsu no Taizai e criar uma história aproveitando-o. A segunda história já é o contrário, Suzuki Nakaba deve criar uma história com os personagens de Fairy Tail.

A ideia por sí só já é bastante interessante, é bom ver como os dois autores irão se adaptar ao mangá do outro. Porém também pode ser uma faca de dois gumes, pois pode acontecer dos autores não conseguiram criar um bom material com o mangá do companheiro. Mas sem mais delongas, vamos logo descobrir o que achei dessa bagaça:

Primeira História: Meu amigo Mashima, eu decidi fingir que você é um autor competente, e deste modo conseguiria fazer uma boa história natalina de 8 páginas - Os personagens foram bem desenhados, achei interessante a sua versão assumo... Mas a história?

Aquele papo da Elizabeth querer achar um gato que fala foi totalmente idiota... E depois quando encontram (Com direito a cena vergonhosa do porco surpreso em ver um gato que fala, e vice-versa), tem todo o drama do Hawk ficar com ciumes por causa disso (O Happy desapareceu milagrosamente da cena né?).

Mas no final, tudo dar certo e o espirito natalino reina. Foi um lixo completo, eu não consegui achar nenhum momento engraçado, na verdade toda a trama pareceu forçada e saiu extremamente infantil. Se fosse um mangá para crianças, eu até entenderia, mas é uma revista Shonen para um publico adolescente.

Deste modo, Mashima demonstrou que não conhecia muito bem os personagens de Nanatsu e que de fato não havia uma ideia muito boa para o One-Shot, isso tudo soou tão artificial e feito as pressas que fiquei com vergonha alheia por esta lendo.

Lado positivo? Eu gostei mesmo do design dos personagens feito pelo Mashima, ficaram até interessantes.

Segunda História: Depois da tragédia que foi a história escrita e desenhada por Mashima, fiquei na esperança de Nakaba nos surpreender com uma história relativamente criativa. Não foi o que aconteceu, Nakaba também não soube utilizar de maneira adequada os mangás.

Porém, assumo que a história do criador de Nanatsu foi melhor, teve momentos mais engraçados, como a chuva de presentes, a casa explodindo... Mesmo que foi bem non-sense - Enquanto Mashima tentou de algum modo trazer uma história simpática natalina, Nakaba tentou simplesmente nos fazer rir.

Tenho que dizer que seu objetivo foi completado com sucesso, mas poderia haver um enredo mais coerente. Por mais que a de Mashima foi infantil e extremamente estúpida, teve o seu proposito entendem? Ele quis dar uma moral natalina no final, sobre perdoar e não sentir ciumes... Nakaba, só trouxe umas páginas humoradas.

No fim, esse One-Shot deu extremamente errado. Eles podiam criar um crossover simpático com uma história natalina até emocionante, mas parece que essa foi uma ideia imposta pela Shonen Magazine, obrigando-os a criar essas duas histórias... Deste modo tiveram que fazer as pressas e sem terem tempo para pensar em algo mais elaborado.

Espero que haja mais One-Shot desses, mas na próxima vez, que os autores tenham mais respeito um pela obra do outro!


5 comentários:

  1. Oneshot lixo perdi meu tempo lendo, como perdi meu tmepo lendo FT

    ResponderExcluir
  2. Foi um oneshot inocente feito com aquela coisa toda do natal, ñ acho que deviamos esperar algo serio vindo de um tipo desses one-shots.

    Acho que vendo as circunstancias e talz foi ate um bom oneshot sim, simples, divertido e tudo mais, gostei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até pensei nisso, por isso tentei avalia-lo como um One-Shot natalino que passasse uma boa mensagem de natal, como a primeira história tentou fazer.

      Mas até nisso foram mal!

      Excluir
  3. É melhor eu logo dizer, Fairy Tail a um bom tempo deixou de ser um mangá respeitavel, praticamente só tem uns fanservice bobos e umas cenas de Natsu puto. Sobre o One Shot está superior à FT.

    Mas de qualquer maneira foi sem graça, e como a maioria, não dei nem um sorrisinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até ri com a segunda história, mas foi sem graça. Esperava mais até do Mashima (Não sei porque, mas esperava)

      Excluir

onload='emoticon()'