sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Análise: Bleach, Capítulo 568 "Hear.Fear.Here 2" (Mangá Review).



E eu ainda não acredito que fui enganado por Kubo...

*Review escrita por Felipe Cezar

Eu resolvi começar análise a partir dos 3 últimos capítulos por ter achado mais relevante para a análise (e porque Leonardo estava offline quando eu queria enviar a análise dos mesmos). Enfim, foi(ram) um(três) capítulo(s) bem ao estilo de Bleach; afrontas, discussão de valores/ideias/filosofias, show de habilidades, and then, "reviravolta-vitória-reviravolta", para depois recomeçar tudo de novo algumas vezes. Acrescente ser salva, caso seja uma mulher na batalha. Quem quiser reler a série por inteiro (fiz isso nas ultimas 3 semanas) vai perceber isso.

Nesses ultimos capítulos eu li tentando seguir esta lógica, mais eis que eu vi algo que estava me animando de verdade; Rukia sendo foda e levando a melhor sobre alguém que venceu Byakuya. Eu acabei por ignorar a "equação de batalhas Kubo" e me deixar levar por aquele capítulo mostrando um A Shinigami de fato vencendo a luta.

Vamos aos fatos:

Foi no 566 que a equação de batalhas Kubo teve seu início; os combatentes sendo apresentados, Rukia sendo surpreendida por Äs Nödt. Quanto a isso eu achei interessante a escolha dos oponentes, interessante por deixar implícito que Rukia estaria defendendo a honra do irmão.

Gostaria de dizer que a parte da afronta e discussões filosóficas desta batalha tem me chamado bastante atenção. Acredito que seja sensacional um vilão que apareça pra discutir sobre o próprio medo, pra mim, ele resumiu a série (as batalhas que houveram).

Rukia começa a virar o jogo ainda neste capítulo, não sendo intimidada pelo 'Medo' de Äs Nödt.

O 567 foi o ponto alto da luta, principalmente pela discussão sobre medo: "Todos têm algo que age como o seu "seguro cobertor" o fazem-nos suar frio." Acho que essa é a minha caracteristica favorita de Bleach, e falar sobre medo só tornou a tal da discussão ainda mais foda. Eu podia passar o dia inteiro discutindo sobre medo, porque de fato esse tema me interessa bastante, então vamos prosseguir, que ainda tem muita coisa pra tratar.

Voltando à Rukia (isso é pra você vê o quanto o mangá dá voltas e voltas e volta pro mesmo lugar), achei que ela teve um momento muito legal pra ser foda. Foi uma coisa que me deixou muito feliz, de verdade. Tem uma coisa de "campo de batalha não é lugar de mulher" forte em Bleach, Naruto... em outros também, mas nesses dois é gritante. Talvez seja o tal do choque cultural, por isso eu relevo bastante. But, this time, Rukia estava demais, fria, nos dois sentidos, com um olhar indiferente, em pé de igualdade... aliás, superioridade. Snowwhite estava mesmo virando a mesa.

Achei sensacional essa virada sendo (brilhantemente, mesmo) representada pelas páginas 16 dos capítulos 566/567 (lendo pela mangásproject), ainda tem essa "coincidência" feliz das páginas. O estilo lineart das páginas representou muito bem o medo causado e sentido pelos dois em ambas as páginas.

Resumindo o capítulo 567: Äs Nödt estava conhecendo o medo, Rukia estava vencendo, e eu estava acreditando.

Acho que eu fui o unico bleachfã do universo que acreditei que a luta estava decidida, na certa foi a vontade de ver Rukia vencendo. O circulo se fecha, chega ao fim e recomeça a partir da virada de Äs Nödt. Eles se afrontam de novo, discutem o medo, Äs Nödt joga na cara de Rukia que ela não o afetou em bosta nenhuma, enfim, Bleach. O unico medo desse puto é ser rejeitado pelo mestre... Ele pode não sentir medo, mas que a perspectiva de vida dele é infeliz, isso é.

Uma coisa que eu tinha esquecido sobre a equação de batalhas Kubo: sempre alguém vira o jogo liberando uma forma nova, bankai, mas cara de hollow, ressurection, o caraio a quatro...
Achei a nova forma de Nödt competente em representar o medo, simplesmente foda. Sério, pessoal, eu tô muito vidrado nesse vilão, rs.

Rukia é, por fim, presa na técnica do oponente, como o de costume. Confesso que devo ter sido o ser mais decepcionado do dia, mas a culpa foi toda minha, mesmo. Mas, finalmente, o herói-príncipe aparece para salvar Snowwhite (analogia horrorosa, essa kkk) e bleach prossegue sendo Bleach.
Afinal, aquela batalha era de Byakuya e ele precisa defender a honra dele. Afinal², Rukia que foi uma intrometida, mesmo. Afinal³, aquilo não era lugar pra ela. Afinal de contas, só Byakuya mesmo que tinha honra pra defender nessa bagaça.

Espero estar equivocado e ser surpreendido novamente. Que Rukia tenha mais destaque e que, desta vez, não seja meramente preliminar.

Notas de Leonardo Nicolin¹: Essa foi a estréia de Felipe Cezar nas reviews do Analyse It, espero que vocês tenham gostado - Por enquanto ele só fará as reviews de Bleach, se tiver boa aceitação poderá se estender a mais reviews (E se ele tiver saco para isso).

Não tenham medo de elogiar e também de criticar - Se vocês ás vezes jogam pedras em mim, porque não jogar nele também? Hahahaha. Até a próxima, com a review de Naruto que postarei ainda hoje.

4 comentários:

  1. Kubo é muito previsivel, novamente aparece Byakuya salvando le mundê. Bleach é meu manga favorito, mas tá foda de acompanhar

    Tava pensando q essa ultima saga seria foda, ele ja começa estragando a batalha dos generais. Quando ta acerto na de Rukia faz uma merda dessas, ta so decepcionando e sendo previsivel.

    Isso ñ é bleach, é so alguma merda que kubo ta criando para colocar seus personagens favoritos em destaque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É complicado, isso. O que me dá mais raiva é que, se fosse Ichigo, não apareceria ninguém pra salvá-lo. Aliás, a forma como ele achou pra Ichigo ser salvo foi Orihime rejeitar a derrota/morte dele.

      Se tem uma coisa que eu odeio é protagonismo sem nexo.

      Mas, no geral, eu gostei da proposta da saga.

      Excluir
  2. Kubo sofre de um problema seríssimo com o desenvolvimento de sua história, essa batalha foi sem ritmo algum e jogou fora várias páginas em momentos desnecessários. O ponto mais forte é o As Nodt, personagem muito sinistro.

    Quase fui enganado como você foi, mas eu lembrava no final dos capítulos que eu estava lendo Bleach e rukia deve ser inutil como sempre, so servindo para apanhar e ser salva por algum personagem, de preferencia Byukuya o salvador da pátria;

    Parabéns pela entrada no blog, leio o Analyse It faz mais de 1 ano e é fantástico. Sua review foi de boa qualidade, merece estar na equipe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concretizo (concordo) rsrs
      Não sei o que acontece, mas a proposta da saga é boa, tem muitas surpresas, reviravoltas e um plano legal, isso fora as filosofias por trás de algumas batalhas. Mas o desenvolver da história não convence bem. Sem falar nesse padrão estúpido que perdura em todas as lutas do mangá..

      Excluir

onload='emoticon()'