segunda-feira, 28 de abril de 2014

Análise: TOC Monthly Jump Square #06/Junho (Ano 2014).


A esperança é a última que morre... Este TOC é a prova disto!

*Este post será atualizado constantemente com as páginas coloridas da revista - Porém, nenhum adicional em conteúdo escrito, somente com as páginas coloridas.

Bem, a partir de hoje o site começará a focar em análise de TOCs, não só da Weekly Shonen Jump, mas também de várias outras revistas - Além de trazer semanalmente o Ranking Oricon, explicando detalhadamente as vendas dos mangás, com suas porcentagem em aumento e diminuição de vendas dos principais mangás. As analises dos primeiros capítulos de cada mangá novo que chega, continuará, juntamente com as análises dos One-Shots lançados.

Agora, sem mais "delongas", vamos ao TOC da edição de Junho da Monthly Jump Square, a segunda maior revista da Shueisha.

Jump Square Issue June/06, Table Of Contents:

00 - μ&i (New series, lead color)
01 - Blue Exorcist/Ao No Exorcist
02 - Boku no Manga
03 - Kono Oto Tomare!
00 - Gakumon! (Segundo Capítulo, Página Colorida)
04 - Gamma
05 - Gag Manga Biyori
06 - Teiichi no Kuni
07 - Shinai naru Korishiya-sama
00 - Owari no Seraph (Página Colorida, Capa)
08 - To LOVE-Ru Darkness
00 - Ii yo ne! Yonezawa-Sensei
09 - 1/11
00 - Sousei no Onmyouji (Página Colorida)
10 - Claymore
11 - The Afterschool Prince of Tennis
00 - Kokutou (Oneshot)
12 - Embalming - The Another Tale of Frankenstein (Going on hiatus)
13 - Talent Funsouki Koppy
14 - Tegami Bachi
15 - Parman no Jounetsuteki na Hibi
00 - Te to Kuchi (Página Colorida)
16 - Taisho Roman Oni-san Yameteee!!
17 - Second Brain

Absent: The New Prince of Tennis

Issue 07:
Cover and Lead Color: Sousei no Onmyouji
Center Color: μ&i, Gakumon!, Claymore, Rengoku no Ashe (Oneshot by Tatsuya Endou, author of Tista and Gekka Bijin)

Nesta issue tivemos a estréia de uma nova série, U&I... Uma espécie de Ecchi misturando com Battle Shounen e Sci-fi... Olha, as páginas liberadas até agora não me agradaram muito, pareceu um mangá bastante genérico, mas como só foram liberados cerca de 3 páginas, não posso dar uma opinião definitiva sobre a obra. Quando sair o capítulo completo em inglês, postarei as primeiras impressões aqui no site.

Quem ficou em primeiro lugar nesta Issue foi o mangá da revista mais conhecido no Ocidente - Ao No Exorcist... De fato, esta nova saga esta bastante interessante, e o mangá deve conquistar mais primeiras colocações neste ano... Os únicos mangás que vejo tendo capacidade de roubar a liderança de Exorcist é o seu irmão em temática Sousei no Onmyouji e o ótimo mangá Kono Oto Tomare! O resto pode até conseguir pegar um primeiro lugar, mas é pouco provável. 

A primeira grande surpresa desta edição foi a segunda colocação de Boku no Manga - O mangá de comédia normalmente fica em posições baixas, mas parece que este capítulo ranqueado agradou o público japonês e deu uma bela subida.

Em terceiro temos Kono Oto Tomare - Posição mais do que merecida, o mangá é fantástico. Logo após em quarto lugar temos Gamma, outro sci-fi que normalmente fica na parte de baixo da tabela, PORÉM nesta edição conseguiu dar um super UP e chegar no TOP 5.

Para quem não sabe, Gamma segue um estilo bem parecido de One Punch-Man, só que bem mais sério - Vários aliens, monstros e criaturas das mais diversas vão invadindo o planeta terra, e vários super heróis devem defender a raça humana desta criaturas que podem causar a extinção da nossa raça. É uma ideia simples, porém que ainda consegue agradar o público oriental e também ocidental. Me simpatizo com o mangá, e acho que foi merecida esta posição.

Fechando o TOP 5 temos Gag Manga Biyori - Muita pouca gente conhece este mangá (Eu mesmo não teria conhecido se não comprasse mensalmente a Jump Square)... GMB é um gag manga tradicional, com aquele traço super simples que agrada muito os japoneses - Ele tem em média entre 5 à 10 páginas por capítulo (Em uma revista onde a média é 40 páginas por capítulo é bem pouco), e suas posições no TOC variam de forma absurda.

Por adotar um sistema de comédia rápida e simples, fazendo em apenas 5 páginas uma critica social, ele depende muito da boa vontade dos japoneses para conseguir uma boa posição, nesta issue parece que os Japas curtiram o capítulos e deram um TOP 5 para o mangá - Já avisando, outros mangás da revista seguem o mesmo estilo de Gag Manga Biyori, eles são: Talent Funsouki Koppy, Afterschool Prince of Tennis, Parman e o já citado Boku no Manga... Todos estes mangás sofrem dos mesmo defeitos que Gag Manga Biyori e estão sujeitos a grande variações cada Issue, sendo quase impossível avaliar sua popularidade (Principalmente por também não terem volumes individuais e físicos lançados, pela baixa quantidade de página por capítulo). 

Teiichi no Kuni ficou em sexto lugar, abrindo as posições intermediárias - O mangá é bem popular, por isso esta posição foi mais do que o normal, o esperado. Em sétimo temos o novato Shinai Naru - É espetacular como este mangá vem conquistando o público japonês da Jump Square (Que tem como maioria a idade de 19 à 25 anos)... Para quem não sabe este GENIAL mangá conta a história de uma assassino que deve fazer várias missões, é um gag manga simplesmente HILÁRIO, um dos melhores que já li na minha vida. A melhor comédia da Jump Square, para mim.

Em oitavo temos To Love-Ru Darkness, levando em conta a popularidade do mangá e seu histórico recente de boas posições e grande publicidade, acredito que um oitavo lugar foi uma posição bem mediocre para To Love-Ru, já que ele tinha total capacidade de conquistar um TOP 3. Porém, nada para que os fãs desta ótimo ecchi (Um dos melhores da atualidade) se preocupem, as posições continuam muito boas levando em questão a revista como todo, só é ruim para um mangá do cacique de To Love Ru.

Em nono temos o mangá de futebol 1/11, tudo indica que ele será encerrado (Fim natural) já no próximo capítulo, por isso na Issue de Julho. O que pode ser muito bem verdade, mesmo que eu não acredite nisto por completo... A Jump Square não seria louca de permitir que o autor encerre um dos mangás de futebol mais popular da atualidade, nas vésperas da copa do mundo e na véspera do mesmo ganhar um Live-Action.

O que pode acontecer é que o mangá ganhe uma nova fase, como por exemplo aconteceu com Prince of Tennis ou mesmo no caso mais recente da revista Li yo ne! Mas ser encerrado mesmo, eu sinceramente não acredito... Mas pode acontecer né? Vamos ver!

Em décimo temos Claymore, um dos melhores mangás da revista, merecia posições melhores. Logo após temos a comédia tradicional, bem curtinha de apenas alguma página, Afterschool Prince of Tennis - Lembrando que ele se encaixa na mesma regra de Gag Manga Biyori, só que com um diferencial, como é um spin-off de Prince of Tennis ele não tem chance nenhuma de ser cancelado, AO MENOS que Prince of Tennis seja cancelado. Vamos dizer que o verdadeiro ranking de Afterschool é as posições de Prince of Tennis (Que está ausente nesta Issue).

Embalming fica em décimo segundo - O que dizer? O mangá parece que entrou em Hiatos, mas já era previsível, já que o autor estava demonstrando que não estava com folego de continuar a desenhar o mangá e precisava de uma longa pausa... Acredito que o Hiatos deve durar entre 6 à 18 meses... Mesmo que eu torço para que só dure 3 meses, hahaha (Menos que isso não chamaria de hiatos, e sim de pausa).

Talent Koppy entra no mesmo grupo de Biyori, por isso foi uma ruim posição? Foi, mas semana passada ficou em segundo lugar (Lembra do fato de que estes mangás variam muito? Então, aí a prova)... Não dá para avaliar qual foi sua real situação.

Em décimo quarto temos o meu mangá preferido da revista, Tegami Bachi (Letterbee em inglês), é triste perceber a decadência de popularidade de TB, mas ao mesmo tempo é bom vê-lo dando esta leve respirada... Eu sinceramente, após ver por várias issues ele nas últimas duas posições, acreditei que não havia mais esperança, mas ele demonstrou que enquanto há vida, há esperança.

A verdade é que a Jump Square não quer cancelar Tegami Bachi, o mangá foi muito importante para a revista nos seus anos iniciais, um dos mais importantes para sua popularização da revista - Deste modo, pelo grande respeito que a SQ tem pelo mangá, eles vão o manter até o autor encerrar (Ao menos que a venda caia tanto que chegue ao ponto de ser insustentável, e infelizmente isto esta acontecendo).

Isto pesa muito para mangás como Taisho Roman e Second Brain, os dois últimos colocados - Estes dois mangás tem até o apoio da revista, mas não tanto quanto Tegami Bachi tem... A diferença é que Taisho vem conquistando até boas posições como um bom quarto lugar... Já Second Brain só consegue posições medianas, tendo nesta semana uma queda brusca para o último lugar.

Eu sinceramente acreditava que Second Brain poderia ser um mangá de sucesso, mas o que vemos é que ele esta bastante frágil, sem um público fiel para apoia-lo e votar toda a semana, diferente de Sousei no Onmyouji (Que estreou no mesmo período de Second Brain). É questão de tempo até o seu cancelamento, infelizmente. Porém, não é de tudo ruim, o mangá tem tudo para se levado para a Jump SQ.19, como foi feito com Fantasma... Lá, ele deve receber mais uns 3 capítulos antes de ser encerrado de uma vez por toda.

Tivemos um TOC bem interessante, principalmente na parte de baixo que nos ajudou a confirmar a fragilidade do mangá Second Brain (Sendo atualmente o favorito para o cancelamento), e também confirmou que Tegami Bachi ainda tem chances de sobreviver. Roman conquistou uma posição ruim, mas seu histórico ainda o salva. Por último temos Te no Kuchi, que ganhou páginas coloridas, mas também esta brigando para não ser cancelado... A luta esta bem interessante! 

PS: Ignorei Parman no Jounet por um motivo simples, ele adota o mesmo estilo dos demais gag mangas, teoricamente, se a Jump SQ decidir cancelar um gag mangá para poder estrear um novo no mesmo estilo, Parman é o favorito para ser o cancelado... Na Jump SQ os gag mangas tradicionais tem a tendência de brigar entre eles mesmo. 

PS²: Nesta Issue foi revelado um Spin-off de Samurai X, será sobre o vilão Shishio Makoto... Olha, sinceramente preferiria que ele começasse um novo mangá (Já que Embalming também está acabando) e parasse de criar spin-off de Samurai X, mas não deixa de ser uma boa noticia. 

PS³: Este Hiatos de Embalming será o último do mangá, o autor esta dando uma pausa para pegar folego (E também focar no spin-off de Samurai X) e finalmente começar a eletrizante saga final! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'