quarta-feira, 23 de abril de 2014

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #22-23 (Ano 2014).


HUNTER X HUNTER VOLTOU!!! E junto trouxe uma TOC bem divertida.

Esta semana a Weekly Shonen Jump nos proporcionou várias surpresas - A primeira é a bombástica volta de Hunter x Hunter... O mangá ficou em hiatus por 2 anos e agora está de volta a revista, retornando no dia 2 de junho. Para deixar tudo ainda mais animado, tivemos um TOC bem diferente que jogou por fora algumas "certezas" que haviamos na revista.

00 - One Piece (Cover, Lead Color)
01 - Assassination Classroom
02 - Shokugeki no Soma
00 - Kuroko no Basket (Color Page)
03 - PSI Kusuo Saiki
04 - Naruto
05 - Isobe Isobee Monogatari
06 - Haikyuu!!
07 - Toriko
08 - Nisekoi
00 - Gag oneshot collection (Color Page)
09 - Gintama
10 - World Trigger
11 - iShojo
12 - Soul Catcher(s)
00 - Kochikame
13 - Stealth Symphony
14 - Illegal Rare
15 - Bleach
16 - Tokyo Wonder Boys


Issue 24:

Cover: Nisekoi
Lead Color: Assassination Classroom
Center Color: Nisekoi, Soul Catcher(s) (23 pages and character popularity poll results), Kamidori (oneshot by author of Kurogane, 47 pages)


Página colorida de abertura de One Piece!

Primeiramente gostaria de comentar a volta de Hunter (Que eu vinha anunciando no meu twitter a alguns dias, haha)... Isso é uma ótima notícia não só para os leitores, mas também para a Jump que terá de volta um grande battle shounen... A revista esta carecendo de BS populares - Com o fim de Naruto, de fato, HxH ajudará a manter a revista em pé por algum tempo (Acredito que desta vez não terá mais nenhum Hiatus, Togashi depois desta longa pausa deve estar pronto para passar pelo menos 2 anos desenhando o mangá).

Porém, a verdade é que isto não deve interferir muito as posições altas da revista, os japoneses amam HxH, mas não votam nele por dois motivos: Acreditam que já esta tão bem estabelecido que não precisa de votos e também raiva pelas longas pausas que o autor vem fazendo. O mangá deve ficar nas últimas posições, fazendo companhia à Bleach.

Indo ao TOC de fato, na ausência de One Piece, Assassination Classroom consegue faturar mais um primeiro lugar... Já Shokugeki no Souma consegue o segundo lugar, podemos considerar inclusive o topo dos mangás "mortais", já que tanto OP quanto AK (Assassination Classroom) são mangás com uma popularidade tão grande que recebem muitos votos até em capítulos ruins.

O sucesso de Souma é invejável, mas totalmente compreensível - O mangá tem um traço espetacular, uma história cativante e vários personagens carismáticos. As receitas tão bem desenhadas e criativas dão água na boca, aposto que todos os japoneses após folearem o capítulo de Souma vai comer algo, até que seja um simples ovo frito.

Em terceiro temos a primeira grande surpresa, PSI Kusuo Saiki - O mangá de comédia mais bem estabelecido atualmente na revista. Podemos dizer que Sket Dance não está fazendo muita falta na revista, já que PSI conseguiu conquistar o seu público (E roubou também o de Gintama né?). É uma pena que as scans não se importem muito com o mangá, o preconceito que os americanos tem com os gag mangás é irritante, é pedir por um milagre que alguma scan se comprometa a traduzir algum de forma satisfatória (Nem com Gintama ou Sket Dance eles faziam isso...).

Em quarto temos Naruto, que já pode entrar na lista de mangás "mortais" - Que a verdade seja dita, esta saga final não está conseguindo atrair os japoneses quanto Kishimoto esperava... Para um mangá que é pilar da revista, vende 1 milhão de cópia por volume... Os últimos capítulos deveriam significar o TOP 3 no TOC em quase toda a semana, o que não vem acontecendo.

Isobe Isobee Monogatari conquista o quinto lugar, esta foi uma boa semana para as comédias... Parece que os japas estavam de bom humor. Esta semana Isobe perdeu para PSI... Mas mesmo assim conseguiu conquistar uma ótima posição - Expulsando inclusive mangás como Toriko do TOP 5. De fato, Isobe é um sucesso.

Em sexto tivemos Haikyuu!!, assim que eu atualizar o post com o Ranking Oricon vocês irão ver como o anime esta fazendo bem ao mangá (Que recebeu um boost em todos os volumes). Sobre a posição no TOC, é ótima, mas nada de fantástico, sabemos que Haikyuu! pode conseguir mais (E depois do anime deve conseguir mesmo).

Toriko teve que se contentar com o sétimo lugar, uma PÉSSIMA posição para o mangá - Acredito que com a chegada de Hunter x Hunter, o apelo que a Jump faz sobre o mangá de Shimabukuro deve diminuir, fazendo-o ter menos destaque em publicidade (Seja dentro da revista quanto em posters, banners e até na televisão), já que a Jump procurará vender mais o anime de HxH e também todos os seus produtos extras. Isso impactará fortemente no rendimento de Toriko que deve conquistar daqui a uns meses mais posições deste nível.

Nisekoi em oitavo, poderia ser pior, poderia ser melhor. Em nono tivemos Gintama que conseguiu dar uma boa respirada após receber 4 GRANDES ALMOFADAS (IShoujo, Illegal Rare, Stealth Symphony e Tokyo Wonder Boys). É bom ver este clássico em posições melhores.

World Trigger teve que se contentar com a décima posição, sejamos sinceros, o mangá tem potencial para conseguir posições melhores, mas ele não conseguiu agradar tanto assim o público japonês - Mas mesmo assim a situação dele não está ruim, essas posições são o suficiente para o mangá se manter na revista por alguns anos (O único problema é que o desempenho de WT é muito fraco, isso deve afastar vários estúdios de anime, assim o mangá deve demorar para ganhar uma versão animada... E se ganhar, pode ser uma de péssima qualidade).

Na boca do bottom temos IShoujo, como eu disse semana passada este capítulo seria divisor de águas para o gag ecchi - E de fato, o público aceito muito bem o quarto capítulo do mangá, fazendo-o sair do bottom. Ainda acredito que IShoujo será o melhor mangá desta leva, o que irá durar mais tempo (Mas não acredito que passará de 2 anos na revista).

Abrindo o bottom temos Soul Catcher (S), esta nova leva salvou lindamente o mangá - A jump que QUER arrasta-lo até uma versão de anime, por um simples motivo: O público fujoshi leitor de mangás é baixo comparado aquele que assiste anime. Deste modo, SC (S) tem uma grande chance de conquistar este público gigantesco, conseguir um bom boost nos seus volumes e ainda por cima atrair um novo público a revista (Mais mulheres, mais votos, mais volumes vendidos). É um mangá que a revista quer de todo modo arranjar um anime, mas precisa que ele sobreviva por no minimo 3 anos, o que esta muito difícil.

Logo após temos na décima terceira posição Stealth Symphony, uma grande surpresa - Os japoneses gostaram do bizarro capítulo voltado a comédia sobre o assassino padeiro... Isto me surpreendeu de fato, mas sabe como são os japoneses né? Tem um gosto e visão cultural totalmente diferente da nossa.

Estas posições fazem que SS tenha uma chance maior em se salvar, já que querendo ou não, a Jump não quer jogar fora um autor de renome assim - Se tiver a oportunidade irá salva-lo.

A última grande surpresa desta edição, é Illegal Rare em 14°... Olha o mangá esta em uma situação parecida com a de SS, porém IR tem um nome menos prestigiado. De qualquer modo acredito que o mangá haverá uma melhora nas suas classificação, essa posição ruim deve ter sido mais fruto de um capítulo mal recebido do que o mangá ser de fato pouco popular.

Já Bleach é uma piada, penultima posição - Só não é a última porque Tokyo Wonder Boys não deve estar recebendo nem da família dos autores. As do mangá ser cancelado ainda são baixas, mas que a sua posição é extremamente vergonhosa, é.

Em último temos Tokyo Wonder Boys, acredito que na próxima leva que deve vim junto com Hunter x Hunter deve estrear só mais um mangá além do HxH - Deste modo a Jump só cancelará Tokyo Wonder Boys (Que deve conquistar em todas as semanas o último lugar).

Página colorida de Kuroko no Basket.

PRÓXIMAS ISSUES.

Issue 25:
Center Color: Nisekoi
Hi-fi Cluster (Oneshot by Ippei Gotou)

Issue 27:
Hunter X Hunter (Provavelmente Cover and lead color)


Já esta irritante esta hype todo que a Jump esta dando para Nisekoi (Aliás, esta focando tanto em Nisekoi que esqueceu de Toriko ein?).

Hunter x Hunter deve receber capa e página colorida pela sua volta, já na Issue 28 teremos provavelmente a estreia de um novo mangá, que deve substituir o grande fracasso que foi Tokyo Wonder Boys - Porém, é só um boato dos fóruns japoneses, nada de certo.

Na Issue 24, que só chegará daqui a 2 semanas (Já que a próxima semana, relembrando tem a Golden Week por isso não tem TOC, ao menos que a revista vaze) teremos o One-Shot do criador de Kurogane, por mais que ele teve uma briga com os editores e publico japonês, a Jump deu uma segunda chance a ele por confiar em sua qualidade.

RANKING ORICON (14/04 - 20/04).


01. Detective Conan #83 (266,073) - SUNDAY MAGAZINE
02. Shingeki no Kyojin #13 (260,129 / 1,390,637) - Bessatsu Shonen Magazine
03. Magi #21 (238,886) - SUNDAY MAGAZINE
04. Kingdom #34 (157,826) - YOUNG JUMP
05. Nanatsu no Taizai #8 (155,311) - SHONEN MAGAZINE
06. Chihayafuru #24 (132,320 / 287,721) - SHONEN MAGAZINE
07. Tokyo Ghoul #11 (113,964) - YOUNG JUMP
11. Arslan Senki #1 (55,850 / 182,386) - Novo mangá da criadora de Fullmetal
13. Soul Eater Not! #4 (48,323 / 69,050) - Spin Off de Soul Eater.
14. Oresama Teacher #18 (45,821) - HANA TO YUME
15. Kimi ni Todoke #21 (45,410 / 853,303) - Bessatsu Margaret
17. Haikyuu!! #10 (43,974 / 300,224) - 3 semanas.
22. To Love-Ru Darkness #10 (35,347 / 287,058) - JUMP SQUARE
26. Shokugeki no Souma #7 (32,039 / 279,364) - 3 semanas
28. Shingeki no Kyojin Before the Fall #2 (31,231 / 138,348) - Spin off Shingeki
32. Shingeki no Kyojin Limited Edition #13 (28,516 / 298,788)
36. Shingeki! Kyojin Chuugakkou #4 (25,696 / 106,874) - Spin Off Shingeki.
38. One Piece #73 (25,302 / 2,752,054) - 7 semanas
39. Shingeki no Kyojin #12 (24,964 / 1,707,327) - Return
41. Yowamushi Pedal #33 (24,470 / 135,902) - SHONEN CHAMPION
43. AKB49~Renai Kinshi Jourei~ #19 (23,777) - SHONEN MAGAZINE
44. Shingeki no Kyojin Kuinaki Sentaku Special Edition #1 (23,408 / 123,938)
46. Haikyuu!! #1 (20,023 / 455,024) - Return
47. Haikyuu!! #2 (19,831 / 437,613) - Return
48. Haikyuu!! #3 (18,625 / 424,597) - Return

49. Shingeki no Kyojin #1 (17,857 / 2,706,099) - Return
50. Shingeki no Kyoijn #11 (17,840 / 1,853,693) - Return

Desta vez decidi postar todos os principais mangás presente no Ranking Oricon, relatando suas respectivas revistas - As vendas de Haikyuu! estão boas, de fato o anime conseguiu dar um leve boost em suas vendas, porém devo assumir que o rendimento é abaixo do esperado, porque a maioria acreditava que Haikyuu! seria um novo Kuroko no Basket.

De qualquer modo, as pré-vendas para o primeiro volume do anime estão boas, em média 10.000 cópias (Para o mundo do anime isso é um número relativamente alto) - Podendo chegar tranquilamente aos 13 ou 14 mil cópias o primeiro volume, o dobro que o anime Nisekoi vendeu. Assim, é bem capaz que Haikyuu! ganhe uma segunda temporada daqui a 1 ano e meio. 

O que me surpreende mesmo é Souma, sem anime, consegue acompanhar facilmente a venda do volume de Haikyuu! - Conseguindo, daqui a 2 semanas alcançar a respeitável marca de 300 mil cópias vendidas. É um fato que se o anime de Shokugeki no Souma for bem feito, o mangá ganhará um boost altíssimo, podendo vender até 600 mil cópias por volume! 

Sobre os outros mangás da revista: O Ex-Shonen Jump, To Love-Ru que agora esta na Jump Square, esta vendendo bem - A Shueisha fez uma publicidade gigantesca para este volume (Estão apostando muito em To Love-Ru Darkness) e as vendas compensaram esta publicidade. Na Bessatsu tivemos SnK vendendo bem como sempre, é incrível percebe que o primeiro volume já vendeu 2,7 milhões de cópias! 

O clássico Detective Conan dominou a semana, vendendo inclusive mais do que o novo queridinho da sua revista, o ótimo mangá Magi! Na Shonen Magazine tivemos boas vendas para Nanatsu no Taizai que ganhará um anime em breve, tem tudo para se tornar o novo Fairy Tail da revista (Só que com uma qualidade melhor) e Chihayafru, o mangá mais bem avaliado pelos críticos da revista.

Young Jump tivemos boas vendas para Kingdom e para Tokyo Ghoul que ganhará um anime em breve, feito pelo estúdio Pierrot - Tem tudo para se tornar um grande sucesso, já que o estúdio tem um bom histórico e montou uma ótima equipe para produzir o anime de Tokyo Ghoul. 

É isso aí, este é ranking Oricon desta semana, fiz um rápido comentários sobre os principais mangás que estrearam esta semana, e até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'