sexta-feira, 11 de julho de 2014

Reflexões Semanais #13: The Winter is Coming...


E parece que só One Piece esta bem agasalhado.

O reflexão semanal desta semana foi um pouco improvisado, serei sincero com vocês - O objetivo era fazer um texto que se correlaciona-se diretamente com o AnalyseCast (Podcast) que será lançado neste Domingo, o problema é que o programa foi tão completo no assunto, "Animes que marcaram nossa infância" que sinceramente fiquei sem material para o que comentar, pois tudo que eu falasse iria soar extremamente repetitivo. 

Deste modo, decidi tratar de um assunto mais interno que vem me corroendo a muito tempo... O fato do inverno esta chegando na Weekly Shonen Jump. Quem assisti Game of Thrones sabe que o inverno não é algo bom, é o momento que todos, exatamente todos colhem o frutos de um mal governo e direção do verão.

A Jump esta uma revista fechada, onde os novatos não estão com espaço para crescer, porém vimos com o mangá Hinomaru Zumou que de fato um novato pode sim conseguir fazer sucesso nessa revista muito fechada - É aí que vem o perigo, é aí que chega o inverno: A Jump chegou ao ponto que tem tantos mangás bem estabelecidos que não tem mais espaço para novas séries, é só mais uma série nova fazer sucesso que simplesmente eles terão que CANCELAR uma veterana.

Talvez, eles terão que cancelar uma veterana imediatamente caso nenhuma das séries nova seja um grande fracasso. Entende o caso:

- A próxima leva deverá chegar no final de Setembro, começo de Outubro... Provavelmente estreando somente 2 mangás, como de costume após uma leva que estreia 3 mangás. Por isso, teremos daqui a mais ou menos 10 issues, a estreia de mais duas séries. Porém, quais mangás darão adeus para a entrada destas novas séries?

De certeza, um deles será Illegal Rare que tem um desempenho péssimo, e deve ao lado de Bleach fica praticamente toda as semanas no último lugar até ser cancelado. A outra série seria um dos novatos? Não seja tão cego, caro amigo, é só analisarmos o historico da Jump, me diga quantas séries foram canceladas com menos de 16 capítulos? Provavelmente só virá a sua cabeça séries como Mutou Black e Tokyo Wonder Boys, séries que foram FRACASSOS totais. 

Para que as novas séries sejam já canceladas na próxima rodada, uma delas teria que ser um fracasso total, fazendo que a Jump a cancele com somente 12 capítulos... O que não é algo improvável de acontecer em uma leva de 3 mangás, mas também não é uma certeza que acontecerá. Então, levando em conta que devemos contar com a variante "Série fracasso total" para que uma das séries novatas sejam canceladas, o que a Jump fará?

Ela tem uma opção simples: Estrear somente 1 série, fazendo que só Illegal Rare seja cancelado - Adiando a estreia da segunda série para o mês seguinte, fazendo ela também estrear sozinha (Mais ou menos o que fez com Isobe Isobee Monogatari e Iron Knight que foi uma leva que estreou em mês diversos)... Assim poderiam cancelar em um meses Illegal Rare, esperar a outra série como Boku no Hero ao menos completar 16 capítulos e cancelar-la.

Existe também a possibilidade de abrirem um slot para mais uma série - O que é algo aceitável, se levarmos em conta que a Jump atualmente colocou uma mini-série de 15 capítulos, e mesmo assim ninguém reclamou que a revista ficou grande demais.

Outro ponto é cancelar uma veterana, mas QUAL? Este é o ponto que me deixa na dúvida, totalmente incerto sobre o futuro da revista - Pois a Jump tem uma elenco muito bom de mangás, já foi doloroso para ela ter que mudar de revistas mangás que eles acreditavam no potencial, como Soul Catcher (S) e iShoujo... Foco principalmente em Soul Catcher (S) que foi transferido para a Jump NEXT!

Os editores se vêem em uma situação que talvez sejam obrigados a por exemplo ter que retirar da revista mais outros mangás de sucesso... Provavelmente não encerra-los, mas sim transferi-los para uma revista menor, como por exemplo a Jump NEXT! ou a Jump Square, dependendo do tamanho do mangá. 

Lembrando que World Trigger terá o seu lançamento do anime em Outubro pela Toei Animation, e Gintama provavelmente voltará a ter uma versão de anime que pode ser anunciada semana que vem, diminuindo a possibilidade deste dois mangás, muito mal ranqueados, serem cancelados (Gintama até se tiver versão de anime duvido que seja cancelado).

Também temos a variante de Kuroko no Basket terminar, então, se você acredita que esse é o último jogo e que até em 10 capítulos o mangá será encerrado, sinta-se livre de opinar que você acha que a Jump irá terminar Kuroko no Basket por fim natural e cancelar Illegal Rare. 

PS: Uma pessoa veio me perguntar o porque de eu não ranquear Hunter x Hunter, e vou aproveitar para dizer o motivo, e isso serve para todos que pensam que HxH esta sendo pouco votado. O mangá não é ranqueado, simplesmente não é. Foi confirmado pelo editor chefe da tradução de HxH na Panini, que sempre conversa com os editores da Jump que Hunter x Hunter não é ranqueado, por isso suas posições sempre são dadas pelos próprios editores da Jump. Deste modo, do mesmo jeito que não considero a posição de Kochikame, não considero a de Hunter, logicamente.

Agora, vamos a reflexão, qual mangá veterano, se a Jump fosse obrigada você acha que ela cancelaria? E você acredita mesmo que a revista será obrigada já na próxima leva a cancelar um dos mangás veteranos, ou encontrarão algum escape para essa situação? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'