quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #49 (Ano 2014).


Brindemos, Souma vai ter anime!

Como eu havia previsto, o anime de Shokugeki no Souma foi anunciado na sua edição de aniversário de 2 anos, uma grata surpresa para a grande maioria que pensou que seria só uma "capa de aniversário". Mas as novidades desta edição 49 não parou por aqui, por isso, sem mais delongas, vamos ao TOC, a sua análise, as suas novidades e também a análise do ranking 2ch.

WEEKLY SHONEN JUMP #49

Shokugeki no Souma (Cover, Lead Color Page & Anúncio do Anime)
01 - Naruto
02 - Ansatsu Kyoushitsu
Haikyuu!! (Color Page)
03 - Boku no Hero Academia
04 - Nisekoi
05 - Toriko
06 - Hinomaru Zumou 
07 - Gintama
Musume Iri Bako (Color Page, One-shot by Nisio Ishin & Akatsuki Akira)
08 - PSI Kusuo Saiki
09 - Hi Fi Cluster (Primeiro Capítulo).
10 - World Trigger
11 - Juudouzu
12 - Bleach
Kochikame
Sporting Salt (Capítulo 07, Pré-Rank)

13 - Isobe Isobee Monogatari
14 - Yokaemono
15 - Mitsubuki Condor (FIM)

One Piece (Ausente)
Hunter x Hunter (Ausente)

WEEKLY SHONEN JUMP #50 PREVIEW:

Ansatsu Kyoushitsu (Cover & Color Page)
Naruto (2 Capítulos: 699 Lead Color Page, 700 Full Color, 44 páginas & FIM)
Garden (Color Page, One shot by Kimura Yuji)
Kimura Yuji (Garden) é o mesmo autor do One Shot Peach Pluck.



Comecemos pela grande boa notícia desta edição, Shokugeki no Souma vai ganhar uma versão em Anime, por isso será transmitido nas telinhas japonesas em 2015. Acredito que este foi o momento ideal para anunciar seu anime, já que conseguem acobertar o fracasso de World Trigger, mudando o foco para dois mangás com um anime de mais potencial, Ansatsu no Kyoushitsu, que ganhará sua versão animada em Janeiro, e Shokugeki no Souma que ainda não temos data.

Infelizmente ainda não temos nenhuma outra informação relacionada ao anime de Souma, não sabemos qual será o estúdio responsável, em que temporada do ano que vem será lançado o anime e os seus dubladores. Não sabemos praticamente nenhuma informações, o que é normal, eles vão divulgando aos poucos normalmente. Então, esperamos que nas próximas edições deem essas e muitas outras informações sobre a animação.

Continuando falando dos mangás não ranqueados, tivemos página colorida para Haikyuu!!, o mangá ganhou duas páginas coloridas seguidas em comemoração ao seu grande sucesso, mas na próxima edição não terá página colorida. Quem também teve página colorida foi o One Shot de Nisio Ishin com seu antigo parceiro de trabalho, Akatsuki Akira, desenhista de Medaka Box. Nisio vêem atirando vários "Shots", acredito que isso esta acontecendo porque ele deve ter mandando o roteiro para vários autores diferentes. Na Jump SQ de Dezembro será lançado mais 2 One Shots, vamos ver se alguns desses se torna uma série.

Para encerrar a zona dos mangás não classificados, temos Sporting Salt que teve um pré-ranking péssimo, mas muito ruim mesmo, comparado ao de Mutou Black (Não foi pior que Tokyo Wonder Boys que ficou em último no pré-rank). Isso leva a crer que o mangá será muito mal classificado no seu primeiro TOC, pode melhorar logicamente, mas deve ser bem difícil, quando o mangá é muito rejeitado, tendem a largado já no primeiro capítulo - Mas as esperanças é a última que morre, Sket Dance estreou em último na TOC, em 2007, e não é que depois se tornou um grande sucesso, inclusive ganhando em 2009 o prêmio Shogakukan de melhor mangá Shounen (Premiação de mangás mais importante do Japão), boa sorte a Sporting Salt.

Haikyuu!!, Color Page.

Em primeiro lugar na TOC tivemos Naruto, era esperado que este capítulo conseguisse o primeiro lugar, na verdade seria uma surpresa se não conseguisse - O capítulo em questão é quando Sasuke revela a sua "revolução" e choca todo mundo. Infelizmente este será o único capítulo do arco final de Naruto ranqueado, pois o mangá já acabará na próxima semana com direito a Lead Color Page para o capítulo 699 e o capítulo 700, o final, com direito a ser totalmente colorido... Ao todo, com os dois capítulos sendo lançados ao mesmo tempo, serão 44 páginas. Tu fará falta Naruto.

Em segundo lugar temos Ansatsu Kyoushitsu, o seu anime esta se aproximando e daqui em diante a Shonen Jump deve aumentar a intensidade da propaganda sobre o mangá, seja na revista, como também nas ruas/meio de comunicação. Já na próxima edição Ansatsu vai ganhar uma capa e uma página colorida, vocês podem estranhar o fato de ganhar capa, mas não uma página colorida de abertura (Lead Color Page), mas a Shonen Jump já fez isso neste ano, na edição 24, a revista deu a capa a Nisekoi, mas foi Ansatsu Kyoushitsu que teve a Lead Color Page.

Uma escolha interessante da Shonen Jump, que preferiu dar publicidade a Ansatsu que tem seu anime se aproximando que colocar Naruto, a sua segunda maior série em atividade como capa. Demonstrando todo o zelo que a revista tem pela sua nova galinha de ovos de ouro, tomara que seu anime seja um sucesso, e o mangá comece a vender mais, no mínimo, mais do que 800 mil unidades por volume. 

Boku no Hero Academia conquistou a terceira colocação, o mangá vêem tendo ótimas posições e até agora não saiu do TOP 05, tendo uma estabilidade invejável... Dos mangás presentes na revista atualmente, Hero é o que tem maior possibilidade de pegar o público de Naruto, quem sabe depois do fim da série de ninjas, não veremos o mangá mais constantemente nas primeiras posições. O seu primeiro volume começa a ser vendido em Novembro 04, por isso, acredito que na edição #51, já poderei dizer a todos vocês quanto vendeu o primeiro volume de Boku no Hero Academia. Fiz a análise dos capítulos 02, 03 e 04 de Hero, caso tu não tenha lido e queira ler, clique aqui.

Em quarto temos a primeira grande surpresa da edição, Nisekoi conseguiu ficar em quarto lugar, demonstrando que os japoneses estão se simpatizando pelo arco da Maruusha, sinceramente este arco não me agradou, mas se esta agradando os japoneses significa que o mangá ainda tem muitos leitores e pode sobreviver tranquilamente até o ano de 2016, caso o autor não faça nenhuma besteira. Para melhorar a situação do mangá vai ter a segunda temporada do anime que deve ser lançada no ano que vem, dando ainda mais estabilidade para Nisekoi. Bem, muita gente torce para que o mangá seja cancelado logo, mas por enquanto esta um pouco difícil disso acontecer. 

Outra grande surpresa foi a ótima posição de Toriko que ficou na quinta posição, e fechou o TOP 05. O mangá vêem sendo uma gigantesca montanha russa, indo do bottom ao TOP 05 de uma edição pára outra, isso pode parecer "divertido", mas é uma péssima notícia ao mangá, pois significa que ele não tem mais um público fiel votante, que independente de qualidade do episódio votará no mangá, como Ansatsu Kyoushitsu, Naruto, One Piece, Shokugeki no Souma, entre outros tem. Toriko esta dependendo exclusivamente da qualidade dos capítulos, e isso é muito perigoso. Digo e repito, 2015 será um ano de extrema dificuldade para o mangá.

Em sexto lugar tivemos Hinomaru Zumou, sabemos que o mangá tem capacidade de conquistar posições melhores, não é por nada que já conseguiu dois primeiros lugares, mas também não podemos esquecer que Zumou é um novato e não tem um fan base tão alta, fazendo que em um capítulo fracos ou até mais "calmos" sem grandes lutas, pegue posições um pouco abaixo do normal. A sexta colocação não é ruim, só sabemos que pode mais. O seu segundo volume começará a ser vendido em 4 de novembro também, como o de Hero, espero que venda acima de 50 mil unidades na primeira semana.

Musume Iri Bako, One Shot (Nisio Ishin & Akatsuki Akira)

Sétimo lugar para Gintama, depois de duas semanas no TOP 05 o mangá teve uma queda de posições, o que é normal, foi até um grande feito para um mangá que só fica no bottom conseguir ficar por duas semanas seguidas nas primeiro cinco colocações. Porém o arco ainda não acabou, e por isso é bem provável que não veremos o mangá nas últimas cinco colocações tão cedo, acredito que até o fim deste arco magnifico, o mangá ficará no meio da tabela pegando em algumas edições um TOP 05.

Em oitavo lugar tivemos PSI Kusuo Saiki, não é uma coincidência o mangá melhorar no mesmo tempo em que Gintama piora, como não foi uma coincidência na semana passada ele pegar uma posição péssima, enquanto Gintama estava no TOP 03 - Os dois disputam diretamente votos, por isso, o sucesso de um, normalmente significa o fracasso do outro. Quem não esta conseguindo sobreviver nesta luta de titãs é Isobe Isobee... O mangá foi sucumbido por essa disputa de votos.

Em nono tivemos Hi Fi Cluster a terceira grande surpresa da edição, o mangá conseguiu uma boa estréia, mas não podemos esquecer que o primeiro capítulo é muito igual ao One Shot (Com leves alterações) e até conseguiu uma boa posição na 2ch, uma sétima colocação na estréia, mas foi ao longo das semanas que o mangá foi afundando no ranking do fórum japonês. Então, Hi Fi Cluster teve uma "boa" estréia (Boa levando a qualidade da leva), mas tem grandes chances de afundar nas próximas semanas. Estarei torcendo para que isso não aconteça, mas acho que provavelmente acontecerá.

Na porta do Bottom 5, na décima posição temos World Trigger que deu uma leve respirada na revista, mas nada para os leitores comemorarem, o mangá continua tendo um rendimento péssimo e será muito difícil sobreviver ao ano de 2015, principalmente se levarmos em consideração que os novatos estão colocados com ele, Hi Fi Cluster ficou uma posição cima, e Juudouzu ficou uma posição abaixo... Por isso, World Trigger esta em uma situação extremamente perigosa, e pode ser cancelado até na primeira leva de 2015 dependendo do desempenho dos novatos. Ainda não vimos o efeito do anime, só poderemos saber o efeito do anime das suas posições no TOC (Na venda dos volumes foram nulos, o que já é uma prévia assustadora) na edição número 01 de 2015 - Lembrando que o ano 2014 termina no final de Novembro para a Jump, com a edição 52.

Capa do Volume 71 de Naruto, clique aqui para ver as demais capas de Novembro.

O primeiro mangá do Bottom é Juudouzu, que ficou na décima primeira posição... Olha, o mangá manteve sua posição comparada a edição passada, mostrando uma certa estabilidade na merda, mas a situação dele não está tão ruim, devemos ver como vai ser essa briga contra os demais novatos, e principalmente contra World Trigger... A esperança de todos esses novatos é conseguir fazer que a Jump cancele World Trigger, ao invés deles, o que é bem difícil, mas possível (Isobe Isobee dificilmente será cancelado, acabou de ganhar Full Color Page na edição passada, e tem o mesmo tratamento que Jaguar tinha, posições baixas, mas sobrevivia).

Em décimo segundo lugar temos Bleach que conquista outra posição medíocre, logo após tem em décimo terceiro temos Isobe Isobee Monogatari, que como eu já disse, pega posições péssimas, mas tem o mesmo tratamento do clássico Jaguar, que tinha dois capítulos por edição e também normalmente ficava no fundo da tabela, pois segue um modelo de mangá que dificilmente consegue atrair votos, mesmo que o pessoal goste dos capítulos. 

Penúltimo lugar para Yoakemono, o mangá deve ser cancelado na edição número 51 se tudo for como o "planejado", por isso três novatos estreando, será bem difícil ele não ser cancelado, quase impossível, mas quem sabe, um milagre não aconteça. Quem não vai poder mais esperar por milagres é Mitsukubi Condor que foi de fato cancelado, o mangá chega ao seu fim e provavelmente terá somente 2 volumes lançados... Tive esperanças que Condor seria um sucesso, mas o autor mudou muita história e a personalidade do personagem principal após o primeiro capítulo, nos seus capítulos finais até tentou recuperar, e vimos como o mangá melhorou em aceitação na 2ch, mas no final das contas, era tarde demais e foi cancelado. Até mais Condor, sentiremos falta de ti! 

2ch Ratings.

Chegamos a análise do 2ch Ratings, relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos, na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos, e temos o mangá mais bem "aceito" da Edição.

Edição 47, Cover One Piece
Color Page: Boku no Hero Academia, Ansatsu Kyoushitsu e Bleach
Ausentes: Hunter x Hunter

#Posição - Nome do Mangá (Total de Pontos) Média de Votos

#01 - Boku no Hero Academia (179) 3.81
#02 - Hinomaru Zumou (161) 3.43
#03 - Gintama (157) 3.34
#04 - World Trigger (151) 3.21
#05 - PSI Kusuo Saiki (142) 3.02
#06 - Isobe Isobee Monogatari (140) 2.98
#07 - Mitsukubi Condor (135) 2.87 Bye Bye Condor.
#08 - Ansatsu Kyoushitsu (131) 2.79
#09 - Shokugeki no Souma (128) 2.72
#10 - One Piece (127) 2.70
#11 - Juudouzu (122) 2.60
#12 - Naruto (119) 2.53
#13 - Haikyuu!! (99) 2.11
#14 - Moromono no Jiyo (97) 2.06
#15 - Kochikame (96) 2.04
#16 - Bleach (93) 1.98
#17 - Nisekoi (81) 1.72
#18 - Hi Fi Cluster (62) 1.32
#19 - Toriko (59) 1.26
#20 - Yoakemono (57) 1.21
#21 - Sporting Salt (53) 1.13

A liderança continuou com Boku no Hero Academia, mas acredito que em breve começará a ter uma queda de posições e começará a brigar de igual para igual com os demais mangás, Hero é um ótimo mangá, mas não é o melhor da revista disparado, isso é mais o hype por causa de um novato muito bom, sempre acontece.

Juudouzu continua tendo uma posição relativamente boa, se mantendo estável até nos votos da 2ch, essa estabilidade de Juudouzu pode ser muito bom para ele, já que significa que o mangá não melhora muito, mas também não piora ao ponto do pessoal simplesmente larga-lo... Por enquanto ele também está estável no TOC, vamos ver se irá manter essa estabilidade ou não.

Já os demais novatos estão indo mal, inclusive Yoakemono que pegou uma posição péssima e uma pontuação péssima. Bem, acho que todo mundo só esta na espera dessas malditas novas séries que simplesmente não chegam... Acredito que devem estrear na edição 51, mas é só suposição minha, nada de concreto.

PS: A Reflexão Semanal que seria lançada hoje quarta-feira foi adiada para Sexta-Feira por causa da chegada precoce do TOC. Nós vemos na próxima TOC, onde espero que tenhamos finalmente alguma notícia para as novas séries que estão por vir.


Primeiro Rascunho do Visual do Anime de Souma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'