quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #03 (Ano 2015).


SMASH HIT!

A Shonen Jump não esta de brincadeiras nesse 2015, cada edição estar nos trazendo gratas surpresas, seja no topo da revista quanto na parte inferior. Edição após edição temos mangás conquistando posições que de nenhum modos esperaríamos, nesta terceira edição não foi diferente, mais grandes surpresas por toda a edição, sem mais delongas, vamos ao TOC:

Issue #3
Boku no Hero Academia (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - One Piece
02 - PSI Kusuo Saiki
03 - Ansatsu Kyoushitsu
04 - Haikyuu
Gakkyuu Houtei (23p / Terceiro Capítulo)
Takujou no Ageha (Quinto Capítulo)

05 - Shokugeki no Soma
06 - Hinomaru Zumou
07 - World Trigger
E-Robot (Quarto Capítulo)
08 - Gintama
Offside wo Oshiete (Oneshot, Página Colorida / Nisio Isin x Nakayama Atsushi )
09 - Toriko
10 - Nisekoi
11 - Hi-Fi Cluster
Isobe Isobee Monogatari (Página Colorida)
12 - Bleach
Kochikame
13 - Juudouzu
14 - Sporting Salt

Issue #4-5
Capa: Elenco WSJ 
Página Colorida & Poster: One Piece
Página Colorida: Hinomaru Zumou (32 páginas), Haikyuu


Boku no Hero Academia, Lead Color Page.

Antes de começar a análise de fato do TOC, depois de muito tempo decidi criar uma página aqui no site onde explico com incríveis detalhes o funcionamento do Table of Contents (TOC) das quatro revista que estou analisando: Weekly Shonen Jump, Weekly Young Jump, Monthly Jump Square e Monthly Ultra Jump, caso você queira você não saiba como funcione o TOC e quer entender melhor sobre essa incrível classificação, leia o post que escrevi clicando aqui.

Quem ganhou capa nesta edição foi Boku no Hero Academia, que já vendeu 157 mil unidades em seu primeiro volume. A Shonen Jump sabe muito bem do potencial que a série tem, então por isso já fez questão de dar uma capa e página colorida de abertura ao mangá. É bem provável que neste ano, Boku no Hero ganhe no mínimo mais três capas, uma de aniversário, na edição 32, e outras duas espalhadas em alguma outra edição. Isso, lógico se a série conseguir manter a popularidade e o autor não fiz nenhuma besteira.

Quem ganhou página colorida nesta edição foi Offside Wo Shiete, mais um One Shot de Nisio Ison com Nakayama Atsushi, autor de Nejimaki Kagyu série publicada na Weekly Young Jump. Nisio vem publicando vários One Shots, é inegável, mas é bem provável, mas a grande maioria são mesmo teste de idéias, sem projeção de serem serializadas, é o roteirista tenta se aventurar com novos desenhistas e novos estilos, provavelmente ele já tem ideia de qual vai querer publicar uma história, se de fato quiser publicar alguma dessas. Isobe Isobee Monogatari ganhou página colorida e foi muito mal ranqueado, mas nada a se preocupar, como todos sabem, Isobe é um pouco especial da revista, já que é uma comédia tradicionao colocada justamente para trazer algo mais "relaxado" a revista, o mangá entrou no TOP 50 das melhores obras de 2014 de acordo com a revista japonesa DaVinci.

Takujou no Ageha teve um ranking interessante, imaginasse que a partir do quinto capítulos os editores já tem ideia da recepção dos mangás, por isso pode ser dado como uma ótima notícia esta alta classificação de Ageha, como um sinal que ao menos o primeiro capítulo foi bem recepcionado. Na 2ch, o seu terceiro capítulo foi muito criticado, o mais criticado até agora, principalmente por não gostarem do vilão, mas pelo menos o quarto, que é totalmente focado em um jogo, vêem recebendo muitos elogios. Já E-Robot teve um segundo capítulo muito criticado, fazendo sua média cair, já o terceiro voltou a ter vários elogios, tendo uma recepção parecida com a do primeiro, então tudo esta indo bem. Quem esta mal é Gakkyuu Houtei que já não foi bem recepcionado no primeiro capítulo pela 2ch e o segundo parece ter sido bem pior.

Boku no Hero Academia, Color Page.

Chegando ao TOC temos o primeiro lugar a One Piece, como é de costume o mangá ganhou página colorida de abertura na edição dupla que terá na próxima semana. Quase sempre o mangá tem esse pequeno privilégio, este foi o seu primeiro lugar no ano, é verdade que suas vendas continuam caindo, mas continuam muito, mas muito grandes, chegando em média 2.7 milhões por volume, nenhum outro mangá do Japão teve seus volumes de 2014 superando a barreira dos 2.0 milhões. A Shonen Jump criou um monstro.

A primeira grande surpresa da edição foi sem sombras de dúvidas a segunda colocação de PSI Kusuo Saiki, de fato ninguém esperava que o mangá ia ter um pulo tão gigantesco, sair da oitava colocações diretamente para a segunda, só não conquistando um inédito primeiro lugar por causa da presença do soberano One Piece, mas devo relatar um detalhe, este capítulo teve somente 3 páginas, todo o resto foram informações interessantes sobre a produção da série, o autor respondendo perguntas de forma humorada, algo muito raro de acontecer na Shonen Jump, deste modo acredito que o pessoal não votou tanto pelo capítulo que foi praticamente inexistente, e sim pelas informações extras que houveram no lugar do capítulo real. De qualquer modo, a segunda colocação, já alcançada antes por PSI, é sua posição mais alta já conquistada na revista.

Em terceiro lugar tivemos Ansatsu Kyoushitsu, esta nova saga que esta começando a ser ranqueada é a que teve menor avaliação no 2ch, mesmo que eu achei muito interessante, deste modo pode ser comum vermos até o lançamento do anime, Ansatsu Kyoushitsu conquistando posições medianas para o seu padrão, que é altíssimo. A verdade é que o autor esta se preparando para uma saga ainda mais emocionante quando o anime for lançado, assim potencializando o efeito, uma estratégia muito, mas muito inteligente. Lembrando que o anime de Ansatsu Kyoushitsu, conhecido no ocidente como Assassination Classroom será lançado em Janeiro e farei questão de dar minhas primeiras impressões do primeiro episódio.

Haikyuu!! conquistou o quarto lugar, o mangá esta tendo um ótima rendimento no TOC, bem acima do que conquistava antes do anime, mas não pense que isso esta acontecendo por causa de uma possível migração do público de Kuroko, porque Haikyuu!! já tinha este rendimento quando tinha Kuroko na revista. O mangá é um sucesso de vendas, foi o terceiro mais vendido do ano de 2014, com 8.2 milhões de comédias vendidas, superando mangá como Kuroko no Basket, Tokyo Ghoul, Naruto e Nanatsu no Taizai, ficando atrás somente dos monstruosos One Piece e Shingeki no Kyojin. Então, Haikyuu!! se tornou uma mina de ouro para a Shueisha.

Fechando o TOP 05 temos Shokugeki no Souma que conquistou uma boa posição após o seu primeiro lugar, o que normalmente acontece com a série que após um primeiro lugar tem uma leve queda de posições. O anime de Souma deve chegar em Abril ou Julho, até lá, devemos nos "acostumar" com o fato do mangá conquistar esporadicamente a primeira posição, ficando lutando mais pelos primeiros cincos lugares, quem sabe depois do anime, não consiga explodir e conquistar vários primeiros lugares.

Sexto lugar para Hinomaru Zumou que conquistou uma posição bem medíocre, se fosse qualquer outro mangá, eu diria que seria uma boa posição, mas a edição ranqueada foi a número 48, aquela que ele ganhou uma bela capa, página colorida e páginas extras, levando em conta isso, era esperado que o capítulo animasse o público a votar, o que não aconteceu. Se não conseguir estimular nem os leitores a votar no capítulo, imagina comprar o volume que custa muito mais? De qualquer modo a posição não é ruim, é somente medíocre analisando todas circunstância exposta. No final, ultimamente Zumou vem pegando posições que justificam suas vendas 40 mil unidades do volume 02.

World Trigger, Anuncio do Jogo (PS Vita)

Sétimo lugar para World Trigger que vem conquistando posições bem mais sólidas desde que os capítulos do seu anime começaram a ser ranqueado, uma grande vitória do mangá, que vai empurrando Nisekoi para o possível cancelamento futuro e vai salvando a sua pele, mas devemos ver se este bom desempenho irá se manter após o final do anime, pois sabemos que o mangá não ganhou nenhum leitor novo significativo, já que os volumes antigos não tiveram boost, é praticamente o público leitor da Shonen Jump que por causa do anime, esta vendo com olhos diferente World Trigger e votando mais nele, mas este público como já fez anteriormente pode abandonar a série quando não tiver mais anime. Temos também uma boa notícia aos fãs do mangá, foi anunciado um jogo para Playstation Vita de World Trigger, essa estratégia foi usada com JoJo e o jogo de luta ajudou muito a aumentar a popularidade do mangá (O anime também ajudou muito), pode ser que aconteça o mesmo com World Trigger.

Em oitavo lugar temos Gintama que parece que depois de algumas semanas tendo posições atípicas retornou a sua normalidade, que ficar na nona ou oitava colocação. Mas não podemos esquecer que esta saga que deixou os japoneses eufóricos ainda não acabou, por isso há uma possibilidade claríssima do mangá voltar ao TOP 05. Esta semana foi lançado o OVA de Gintama juntamente com algumas informações extras, esta edição custou bastante, mais ou menos 60 reais e conseguiu vender incríveis 23 mil unidades, isso fortalece aqueles que acreditam na volta do anime da série, ainda é difícil, mas as possibilidades estão aumentando com esta boa recepção da nova saga, boa venda das OVAs, só precisa ver se os volumes individuais também aumentarão.

Toriko ficou com a nona colocação, na porta do bottom, então depois de uma boa recepção do novo arco que deixou os japoneses eufóricos, parecem que eles se decepcionaram imediatamente, jogando Toriko novamente em uma posição baixa. Veremos se ao longo do arco o mangá não melhore, torço para que isto aconteça, mas não posso dizer de nenhum modo que a série se encontra uma situação confortável, pois a verdade é que não se encontra, principalmente com suas vendas despencando, este ano Toriko não conseguiu nem entrar no TOP 30 de mangás mais vendidos no ano, isso não acontecia desde 2009, os dados das quedas de vendas são muito, mas muito preocupantes.

2011: 4.665.634
2012: 3.005.334
2013: 2.884.248
2014: Abaixo de 1.950.000 (Não entrou no TOP 30)

O mangá vêem volume após volume vendendo cada vez menos, um ano conseguiu ter uma queda de 1 milhão nas vendas, algo inaceitável. Deste modo Toriko precisa SIM de uma saga muito emocionante para conseguir sobreviver a esta recessão que esta passando, acredito que o autor esta se esforçando muito para recuperar a série, ao meu ver a saga atual esta infinitamente melhor que a anterior, podendo assim resultar em uma melhora, mas a opinião japonesa é diferente da nossa, ocidental. Para encerrar, quem acredita que o anime pode voltar, olhe bem para aqueles dados, vejam a queda alarmante de vendas, isso acontecia já quando havia o Anime em transmissão, a Shueisha não irá bancar um anime que não é financeiramente lucrativo a sua empresa.

Offside wo Oshiete, Color Page (One Shot)

Abrindo o Bottom, na décima colocação, temos Nisekoi que conquistou uma péssima posição após a sua capa, os japoneses também já estão cansados de tanta enrolação no mangá, pode ser que com a segunda temporada que irá estrear no próximos meses, o mangá consiga dar uma pequena respirada, pois voltará ao holofotes, mas seremos sinceros, só um milagre ou muitos novatos sendo mal recepcionados, para que Nisekoi consiga sobreviver ao ano de 2015 - Tudo indica que a obra será cancelada ou talvez transferida para a Jump NEXT! / Jump Square -. 

Outra surpresa, mas bem pequena foi a décima primeira colocação de Hi-Fi Cluster que não somente superou Juudouzu, mas também Bleach que tem esta em uma fase muito, mas muito vergonhosa. Ainda acredito que a série seja cancelada, a Shonen Jump deve preferir cancelar as três novatas de uma vez só, mas não deixa de ser interessante ver que ele ainda tem folego para respirar. Décimo segundo lugar para Bleach, vamos ver quantas semanas consecutivas o mangá conseguirá ficar preso no bottom, o seu record anterior foram 29 semanas (Contando páginas coloridas), atualmente estamos em somente 12 semanas consecutivas, a última edição que o mangá ficou fora foi a #43 onde ele ficou na porta do Bottom.

Os últimos dois lugares ficaram com Juudouzu e Sporting Salt, que devem dançar juntamente com Hi-Fi Cluster na próxima ronda de cancelamento, isso só não acontecerá caso a nova leva de (Ageha, E-Robot e Houtei) tenham dois sucesso, um fenômeno muito raro, que assim acredito que para não colocar Toriko, Nisekoi e Bleach em uma situação muito feia, já que eles ficariam sem almofadas, preferiram cancelar só duas séries, deixando: Juudouzu ou Hi-Fi Cluster + 1 novato como almofadas para os mais veteranos.

 Isobe Isobee Monogatari, Color Page.
2ch Rankings 

Bem, esta semana irei atualizar o post com o ranking mais tarde, isso porque por algum motivo os japoneses não fizeram a classificação da edição #01, onde estreou Gakkyuu Houtei, caso tenham feito, peço que alguém poste em japonês nos comentários, que eu mesmo irei traduzir atualizar o post. Se até hoje, quinta-feira, de noite não tiver saído a classificação, eu mesmo irei fazer a soma de pontos da votação e dar a vocês a classificação geral do Ranking 2ch da edição número 01.

Mangázine

A Mangázine se trata de uma revista voltadas a mangás, nesta primeira edição teve foco nos mangás com animes, mas as futuras haverão vários outros temas bem interessantes. O projeto é do Dênis da Kyoda e teve a colaboração minha, Leonardo Nicolin, e também de César Neves, Leonardo Teixeira (Leokiko do Kyodaicast), Amai e Marcelo D.C Júnior, além da fantástica entrevista com Lordoff. Espero que vocês gostem do projeto, e não se esqueçam de dar dicas.

Para ler a primeira edição da "Mangázine", clique aqui.

Prévia da Próxima Edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'