quinta-feira, 19 de março de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #17 (Ano 2015).


3 anos de Haikyuu!!

Na edição comemorativa dos 3 anos de Haikyuu!!, o TOC está bem vazio, mas mesmo assim, conseguimos ter algumas pequenas surpresas, nada de fantástico, mas o bastante para ajudarmos a ter algumas conclusões sobre o futuro de algumas séries. Então, apague as velas, corte o bolo e venha ler mais uma análise do Table of Contest da Shonen Jump.

Shonen Jump #17 (23/03)
Haikyuu!! (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - One Piece
02 - Ansatsu Kyoushitsu
03 - Boku no Hero Academia
Kaizou Ningen Roggy (Capítulo 05)
04 - Shokugeki no Souma
Hinomaru Zumou (Página Colorida)
Kagamigami (Pré-Rank, Capítulo 07)
05 - Gintama
Black Clover (Capítulo 06)
Dondohare (One Shot, Página Colorida, 47 Páginas)
06 - PSI Kusuo Saiki
Ultra Battle Satellite (Capítulo 04)
07 - Nisekoi
08 - Toriko
Kochikame (Não Ranqueado)
09 - Bleach
10 - Gakkyuu Houtei
11 - Takujou no Ageha
Isobe Isobee Monogatari (Não Ranqueado)
Os novatos serão ranqueados a partir do oitavo capítulo.
World Trigger (Ausente)
Hunter x Hunter (Ausente)

Prévia Shonen Jump #18
Capa e Página Colorida de Abertura: Shokugeki no Souma
Página Colorida: Gintama, Nisekoi, Owari no Seraph (Capítulo Especial)
Ausente: Hunter x Hunter

Haikyuu!!, Lead Color Page.

Como já é de tradição, vamos começar com os mangás não ranqueados - Nesta edição tivemos capa e página colorida de abertura para Haikyuu!! em comemoração aos três anos da série, o mangá é um presente para os editores da Shonen Jump, já que a obra trás um lucro enorme a empresa - Se o autor manter a altíssima qualidade do mangá, Haikyuu!! durará quanto tempo o autor quiser, dificilmente será cancelado. É sempre bom ver na Jump, mangás de esporte fazendo sucesso.

Quem também ganhou página colorida foi Hinomaru Zumou, este ainda vende mal, mas os editores estão disposto a fazer este mangá um grande sucesso, assim estão dando vários privilégios para a obra para ver se ela consegue sobreviver até ganhar um anime. Tivemos também nesta mesma edição um One Shot chamado Dondohare, ainda não se tem nenhuma informação deste One Shot.

Falando sobre os novatos, Kagamigami teve um ótimo pré-rank, o que pode nos levar a crer que o mangá terá um bom primeiro rank, muitos acreditem que inclusive o capítulo 07 já é um ranking mesmo (Esta teoria é sustentada por vários dados e bem crível), mas vamos nos manter com o tradicional oitavo capítulo. Outro mangá que teve um Rank interessante foi Kaizo Ningen Roggy, dá para acreditar que os editores já tem informações das recepções das séries após 5 semanas do seu lançamento, por isso pode ser que o mangá esteja sendo bem recebido ou que, talvez não esteja, mas os editores ainda acreditam no seu potencial. Uma das informações que confirmam que os editores já tem uma ideia da recepção dos mangás a partir do quinto capítulo, foi que Boku no Hero Academia teve seu Poster da Jump NEXT anunciada quando ainda estava no quinto capítulo (Ou quarto dependendo da referência).

Já Black Clover foi colocado em uma posição bem mediana, o que demonstra que o mangá não tem tanto apoio dos editores, como já relatei a duas semanas atrás (Ou talvez de fato tenha dito uma recepção mediana)... De qualquer modo, Boku no Hero Academia também não parecia ter um grande apoio, mas conseguiu ir bem - Por fim tivemos Ultra Battle Satellite muito mal ranqueado pelos editores, porém todas as novas séries foram mal ranqueadas no quarto capítulo, então não é nada preocupante... É bem provável que os editores nem tinha informação da recepção de UBS ainda... Mas a partir da próxima semana já poderemos prever algo.

Haikyuu!!, Color Page.

Em primeiro lugar no TOC tivemos One Piece, que conquistou mais uma primeira colocação e vai caminhando para por mais um ano ser o mangá com mais primeiros lugares na revista - Chega a ser natural ver One Piece em primeiro já que o mangá é o carro chefe da revista, vai demorar para nascer um mangá que consiga ter as proporções de One Piece dentro da Weekly Shonen Jump, muitos acreditavam que seria Ansatsu Kyoushitsu, mas por mais que a obra consiga disputar no TOC, quando o assunto é popularidade nas ruas e vendas dos volumes, One Piece vence facilmente.

Em segundo lugar tivemos justamente Ansatsu Kyoushitsu, muitos acreditavam que poderia peitar One Piece em popularidade nas ruas, não conseguiu, mas já é um grande feito conseguir peitar no TOC - O mangá até ganhou um boost de vendas nos volumes, isso é uma ótima notícia, significa que o Anime fez algum efeito, mas não foi nada fantástico, foi um boost bem pequeno e a série não deve conseguir chegar na marca dos 1 milhão por volume (Por isso, vender 1 milhão de cópias em todos os volumes, não só nos iniciais).

Em terceiro lugar tivemos Boku no Hero Academia que depois de ganhar por duas semanas seguidas páginas coloridas, voltou a ser ranqueado - Os editores amam Hero, não acreditavam inicialmente em seu potencial, mas quando viu a boa recepção, logo deram um poster na Jump NEXT, mesmo só tendo quatro lançados, uma escolha arriscada, mas bem inteligente vendo a recepção inicial de Hero que foi bombástica. A poeira esta baixando e o mangá esta saindo dos holofotes, mas deve continuar vivo na revista até quando ganhar um anime, aí sim, quem sabe não voltará contudo aos holofotes novamente.

Shokugeki no Souma ficou no quarto lugar e na próxima edição ganhará uma bela capa e página colorida de abertura, em comemoração a sua primeira temporada de anime, isto é bem comum na Jump, é praticamente obrigatória quando o mangá esta preste a ganhar uma versão animada - Eu espero mesmo que Souma consiga fazer um bom sucesso e que suas vendas consigam até dobrar, chegando a 600 mil cópias por volumes, o mangá tem muito potencial, mesmo que o estúdio que irá anima-lo não é dos melhores. Lembrando que irei fazer minhas primeiras impressões sobre o anime de Shokugeki no Souma.

Em quinto lugar tivemos Gintama, que também ganhará página colorida em comemoração a volta do anime, depois de vários anos fora do ar - Este é o momento do mangá voltar a brilhar, já que aos poucos estava perdendo o seu destaque na revista. Diferente de veteranos como Toriko, Gintama tem um grande apoio dos editores, então não deverá ser muito difícil voltar a conquistar o seu público, aumentar de forma significativa a vendas dos seus volumes individuais e quem sabe ficar em primeiro lugar no TOC ainda este ano.

Hinomaru Zumou, Color Page.

 Em sexto lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que conseguiu uma posição bem "normal" para a série, ainda acredito que teremos o seu anime anunciado este ano, mais provável que seja justamente no seu aniversário de 3 anos - O mangá é um sucesso e é estranho não ter ganho um anime até agora, provavelmente nenhum estúdio quer apostar em um mangá que não parece visualmente comercial, preferem apostar em obras como Owari no Seraph ou Shokugeki no Souma que parecem bem mais comerciais para mídia televisiva.

Abrindo o Bottom já tivemos Nisekoi que por incrível que pareça não ganhou página colorida na próxima edição, a segunda temporada do seu anime irá estrear juntamente com Shokugeki no Souma e Gintama - Talvez estejam reservando uma capa para o mangá ou mesmo uma página colorida na edição 19... Por mais que o fato seja estranho, não é preocupante, já que a obra tem muito, mas muito apoio dos editores e já ganhou este ano várias páginas coloridas, mesmo tendo posições bem medíocres. O sucesso de Nisekoi é incrível e o mangá esta caminhando para se tornar a comédia romântica mais longa que passou na Shonen Jump, um feito memorável.

Em oitavo lugar tivemos Toriko que conquistou uma posição ruim, principalmente pelo fato de ter ficado abaixo de Nisekoi e PSI Kusuo Saiki, a obra continua uma montanha russa e sempre digo que o fato do mangá ser uma montanha russa é um fator negativo (Só é "natural" caso seja um gag manga, de resto é um fator negativo), mesmo assim Toriko se encontra uma situação tranquila dentro da revista e não corre chance de cancelamento, mas digo e repito, é mais uma edição que Toriko não ganha página colorida, os editores estão simplesmente ignorando a existência da obra, isso é injusto como qualquer mangá, principalmente Toriko que vende mais de 200 mil cópias e tem uma legião de fãs.

 Dondohare, One Shot

Em nono lugar tivemos Bleach que não saiu do bottom novamente, mas quem sabe quando chegar os novatos (Dois no minimo devem fracassar) fique mais fácil para a obra conseguir sair dos últimos cinco lugares, em um TOC mais vazio fica de fato mais difícil realizar este feito. E ainda acho que Bleach será encerrado em Setembro deste ano, os editores por não mascararem tanto suas posições estão deixando a entender que o mangá será encerrado ainda este ano de qualquer jeito, mais provavelmente em Setembro.

Gakkyuu Houtei ficou com a décima colocação e está enterrado, vamos ser sinceros, o nome de Obata não foi o suficiente para fazer que Houtei sobrevivesse na revista, eu sinceramente gostaria de ver ele de volta com a autora de Hikaru no Go, mas tenho uma leve suspeita que os dois brigaram ou a autora brigou com os editores da Shonen Jump, porque ela simplesmente desapareceu da revista, mesmo tendo um grande sucesso. Por fim, em último lugar tivemos Takujou no Ageha que conquistou sua posição sempre, o fundo da tabela.

2ch Ratings

Chegamos a análise do 2ch Ratings, relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos. Na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos, e temos o mangá mais bem "aceito" da Edição, de acordo com o Fórum.

Lembrando que os mangás que o público vota como "Não-Lido", é considerado como nota 0, isto porque quem não leu o mangá, quando é para preencher o cartãozinho de votação, de fato não irá votar na obra, assim é necessário também saber quantos leitores a obra esta perdendo, ou no futuro, ganhando, caso o número de "não-leitores" diminua. Mas ao lado eu coloquei o resultado não contando esse "Não-Lido" como 0, assim vocês poderão saber mais da qualidade do capítulo, mas isso não deve simular tanto assim o ranking no TOC.

Edição 16, Capa de Ansatsu Kyoushitsu
Color Page: Boku no Hero Academia, PSI Kusuo Saiki e Aka ke no Acho (One Shot)
Ausentes: Hunter x Hunter e One Piece.

Posição - Nome do Mangá - Total de Pontos - (Média de Votos) - Média sem Leitores

#01 - Hinomaru Zumou 112 (3.86) 3.86
#02 - Ultra Battle Satellite 94 (3.24) 3.76
#03 - Haikyuu!! 89 (3.07) 3.71
#04 - Isobe Isobee Monogatari 81 (2.79) 3.24
#05 - Black Clover 80 (2.76) 2.86
#05 - World Trigger 80 (2.76) 3.20
#07 - Boku no Hero Academia 79 (2.72) 2.82
#07 - Shokugeki no Souma 79 (2.72) 3.29
#09 - Ansatsu Kyoushitsu 78 (2.69) 2.79
#09 - Aka ke no Acho 78 (2.69) 3.12
#11 - PSI Kusuo Saiki 74 (2.55) 2.85
#12 - Gintama 73 (2.52) 3.04
#13 - Kagamigami 71 (2.45) 2.84
#14 - Kaizo Ningen Roggy 66 (2.28) 2.44
#15 - Gakkyuu Houtei 51 (1.76) 2.04
#15 - Kochikame 51 (1.76) 2.43
#17 - Bleach 35 (1.21) 1.67
#17 - Takujou no Ageha 35 (1.21) 1.67
#19 - Toriko 32 (1.10) 1.60
#19 - Nisekoi 32 (1.10) 1.39

Em primeiro lugar ficou Hinomaru Zumou por mais uma semana, de fato esse é o mangá mais amado pelo público da 2ch - Em segundo tivemos UBS que continuou sendo bem recebido, vocês percebem que tem uma diferença absurda entre a nota pura, com a nota só contando os leitores, isso porque muita gente não esta gostando do mangá e já esta abandonando a obra, o que é uma ruim notícia, o mangá vem dividindo opiniões.

Black Clover ficou em quinto, um ótimo resultado, mostrando que é um novato que ainda tem força para sobreviver na revista - Já Kagamigami e Kaizo Ningen Roggy já começaram a ter uma grande queda, estão cada vez piores, Kagamigami mesmo muitas pessoas já largaram o mangá, com uma nota tão baixa, a situação da série esta complicada, o autor tem que reverter essa perda de público, se não, o mangá irá fracassar.

Acho também interessante notar a diferença da nota de Shokugeki no Souma e Gintama, as duas obras estão sofrendo muito com o fato de não ter tantos leitores, mas provavelmente os que lêem, devem ser bastante fieis e votaram no TOC, principalmente Shokugeki no Souma - Por fim, o One Shot Aka ke no Acho teve 3.12 (Não contando os não-leitores, em One Shot é melhor não contar) e teve uma boa recepção, pode ser que no futuro seja bem serializado.

Prévia da Próxima Edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'