quarta-feira, 25 de março de 2015

Reflexões Semanais #31: Super-herói.


Salvando o mundo do mal.

Quarta-Feira é um dia complicado para postar qualquer coisa, pois normalmente os post são "engulidos" pela análise do TOC da Weekly Shonen Jump, deste modo, decidi trazer uma matéria mais light, mas que não seja importante para o mundo dos mangás (E de várias outras áreas da arte). Sim, desta vez falaremos sobre a volta dos super-heróis... Sim aqueles caras que se disfarçam e vivem somente para a salvar o mundo várias e várias vezes.

Acho que vocês devem ter notado que nos últimos anos os super-heróis voltaram com tudo ao cenário mundial. O pessoal lota o cinema para ver os filmes do Capitão América, Homem de Ferro, Homem-Aranha, Batman, Vingadores e etc. Nas bancas de revistas, HQs aumentaram suas vendas consideravelmente e nos mangás, vemos várias revistas apostando em mangás de super-heróis, como One Punch-Man e Boku no Hero Academia.

Mas quando começou essa tendência? Logicamente os super-heróis foram muito populares nos anos 80, época que foram lançados vários filmes e séries relacionadas aos heróis americanos e japoneses - Mesmo que a grande maioria era de qualidade horrível (Os melhorzinhos eram os de Batman, mas o restante eram filmes "B", com baixo investimento e diretores bem ruins) - Mas não foram só os heróis americanos a dominarem a cultura ocidental,  também os heróis japoneses dominaram a cultura ocidental, como por exemplo temos o clássico Jaspion, Kamen Raider, Jiraiya, National Kid, os genais Tokusatsu que marcaram a infância de muitas crianças de todo o mundo.

Esses super-heróis que viviam somente para salvar a humanidade, sem nem mostrar sua verdadeira identidade aos civis, encheram o coração de uma geração. Quem nunca brincou de ser um Power Ranger? De fato os Super-Heróis foram de extrema importância para o cenário dos anos 80 e começo dos anos 90, mas com no final dos anos 90, os super-heróis foram desaparecendo, saindo de "moda" - A Marvel mesmo entrou em uma crise enorme e declarou falência, tendo sido assistida judicialmente na sua reestruturação. Nesta restruturação da Marvel, ela teve que vender por preço de banana os direitos cinematográficos de várias suas obras: Homem-Aranha foi para a Sony, X-Men foi para a FOX, Hulk foi para a Universal, e por aí vai. E talvez foi aí que a situação começou a mudar.

Em 2000, um homem chamado de Bryan Singer, podemos dizer que revolucionou o universo de super heróis no cinema e na televisão - Antes visto como uma diversão para criança, Bryan Singer decidiu trazer uma visão mais séria dos nossos heróis, podemos dizer, mais humana. A FOX não acreditava no projeto e investiu muito pouco na obra, o que era natural, os Super-Heróis não estavam na moda e principalmente, a população havia na cabeça que filmes de super herói em geral era ruim, não existia nenhum bom. Bryan Singer trabalhou duro e com pouquíssimo dinheiro conseguiu juntar um ótimo elenco, entre eles tinha o novato Hugh Jackman (Wolverine), que depois desse papel explodiu no cenário mundial.

O filme foi um sucesso de bilheteria, a FOX percebeu como era lucrativo o negócio de Super-Heróis e passou a apostar ainda mais nesses filmes. A Sony que não é boba, também foi atrás desse sucesso e aumentou o investimento no filme do Homem-Aranha que estavam produzindo, e assim tivemos outro grande sucesso. E por mais que estes filmes não eram tão bons assim, na época soaram como geniais, principalmente pelo fato de termos como referências as péssimas adaptações dos anos 80. Mas qual era o diferencial desses novos super heróis em comparação aos antigos?

Humanidade. Esses novos heróis eram todos bem mais humanos, vemos Christopher Nolan "humanizando" de forma incrível o Batman... E isso também foi refletido nos Mangás, cada vez mais o público começou a procurar obras onde o herói tivesse sentimentos, sofresse também, e não fosse só uma máquina de meter porrada. Esses heróis já eram humanizados nos quadrinhos, porém, na televisão e no cinema, a grande maioria era frio e quase todos não tinham "dúvidas", simplesmente sabiam o que era certo e o que era o errado, eram maniqueístas. 

A Marvel vendo o sucesso das suas obras, percebeu que valia a pena apostar nessa área, assim os executivos investigaram pesado na "Marvel Studios", mas tinha um leve problema, bem pequeno, eles tinham vendido todas as suas principais franquias para outras empresas... Assim, os executivos viram-se obrigados a criar filmes de heróis não muito conhecidos, como o Homem de Ferro (Que sejamos sinceros, não era conhecido por quase ninguém antes do filmes). Não deu em outra, com filmes de altíssima qualidade, a Marvel fez que os filmes de Super-Heróis chegassem em um nível a mais.

Em 2012, com os Vingadores foi a concretização da febre... Os Super-Heróis dominaram o mundo, agora quase todo mundo esta louco para ver cada filme que é lançado, seja até da mais desconhecida HQ possível (Sim, estou falando de você Guardiões da Galaxia). Voltando ao Japão, essa moda chegou com toda força lá, quando é lançado um filme de Super-Herói americano, os cinemas também lotam no Japão, mostrando o sucesso mundial.

As revistas que não são bobas, vendo o sucesso disso, começaram a apostar cada vez mais em obras neste estilo - Tivemos a Young Jump lançado o genial One Punch-Man (Revista que já havia apostado em Zetman lá em 2002), a Jump Square lançando Gamma e atualmente a Shonen Jump lançando uma das obras mais "hypadas" da atualidade, Boku no Hero Academia. 

Mas qual é o diferencial de Boku no Hero Academia? É a mesma formula usada por One Punch-Man. É um fato que os super-heróis estão na moda, então porque não criar um universo onde se tem VÁRIOS super heróis reunidos? Essa é a proposta de X-Men, a proposta dos Inumanos e também a proposta da Liga da Justiça/Vingadores... Juntar vários heróis com personalidade e habilidades diferentes. E se essa proposta for bem desenvolvida, pelo menos atualmente, é sucesso na certa.

Eu sinceramente gosto demais de Super-Heróis, desde pequeno, por isso estou aderindo a moda, e espero que ela continue por muito tempo. Para mim obras como Batman são fantásticas, mas também obras que trazem os super heróis de modo mais cômico, como One Punch Man e Deadpool, também são geniais... É um universo riquíssimo que foi criado e ainda esta sendo desenvolvido. Espero ver mais novos mangás e comics relacionados a Super-Heróis.

Mas então, vamos a perguntar desta reflexão... Qual é o seu Super-Herói favorito? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'