sábado, 23 de maio de 2015

TOC Monthly Jump Square #06/Junho (Ano 2015).


Gakumon, o pilar das comédias.

Em uma Jump SQ cheia de mangás de comédia, um vem se destacando da maioria, o nome dele é Gakumon! O mangá vem conquistando semanas após semanas ótimas posições, conseguindo superar até mesmo as tão amadas comédias ecchi da Jump SQ. Já podemos considerar o mangá o pilar das comédias da revista?

Jump SQ. Junho #06
Wonder Rabbit Girl (Página Colorida de Abertura, Nova Série)
01 - Ao no Exorcist
02 - Gakumon!
Owari no Seraph (Página Colorida)
Serapuchi! 
03 - Chihaya-san wa Sonomama de Ii
Kekkai Sensen (Capítulo Especial)
04 - Kono Oto Tomare!
05 - Salaryman Exorcist Okumura Yukio no Aishuu
7th Garden (Página Colorida)
06 - Nightmare Funk
Sousei no Onmyouji (Capa e Página Colorida)
07 - To Love-Ru Darkness
08 - Gag Manga Biyori GB
Hotel Helheim (Página Colorida)
09 - Shin Tennis no Oujisama
Houkago no Oujisama
10 - Mu and I
11 - Tegami Bachi*
12 - Boku no Manga
13 - Parman no Jounetsuteki na Hibi
14 - Teiichi no Kuni
15 - Shinai Naru Koroshiya-sama (FIM)
16 - Iiyone! Yonezawa Sensei
Hanna Sensei Shigoto wo Shitekudasai! (Ausente)


*Em itálico estão os mangás que são "gag mangás" curtos, ocupam em média 5 páginas da revista e não disputam diretamente com os demais mangás da revista, no máximo, com os demais Gags.
Jump SQ. Prévia da Edição de Julho #07
Capa: Ao no Exorcist
Página Colorida de Abertura: Owari no Seraph
Página Colorida: Shin Tennis no Oujisama, Chihaya-san wa Sonomama de Ii, Hell Fire (One Shot de Oshikiri Rensuke (Autor de High Score Girl)


Chegamos a mais uma edição da Jump Square, por incrível que pareça já estamos na metade do ano e a revista da SQ está com toda a força, aproveitando o sucesso dos mangás de Owari no Seraph e Kekkai Sensen - Nessa edição esses mesmo mangás tiveram alguma regalias, juntamente com 7th Garden (Publicidade do novo Volume), Hotel Helheim (Publicidade do novo volume), Sousei no Onmyouji e Wonder Rabbit Girl, que é mais um ecchi que está chegando na SQ, de fato, a revista está cheíssima de ecchis, será que Wonder Rabbit Girl irá conquistar o seu lugar?

Chegando ao TOC em primeiro lugar tivemos Ao no Exorcist, por mais que Owari no Seraph esteja roubando o seu destaque na revista, o mangá continua firme e forte, inclusive vai ganhar capa na próxima edição - A verdade é que Ao no Exorcist pode não estar tão forte assim dentro da revista, mas continua sendo a obra que mais vende da Jump SQ, é mais uma escolha dos editores de priorizar mangás com potencial do que de fato encher de páginas coloridas obras que já estão bem consagradas no cenário, como por exemplo Ao no Exorcist, To LOVE-Ru e Shin Tennis no Oujisama.

Em segundo lugar tivemos Gakumon! e acredito a análise dessa semana deve ser focado neste mangá - Para quem não sabe, Gakumon! é uma simpática comédia de RPG, onde conta a história de uma escola de Monstros (MOBs) que tem como objetivo fazer com que seus alunos se tornem fantásticos monstros de RPG e dêem altos EXPs para os aventureiros. A proposta não é tão inédita assim, mas o jeito em que o autor está levando a história está fazendo com os leitores da SQ se apaixonem pelo mangá. Gakumon! fez 1 ano de vida na edição passada e já conquistou um primeiro lugar na TOC, um feito raríssimo para qualquer mangá de comédia que passou na revista.

O sucesso de Gakumon! é invejado por vários mangás, o seu único problema é tem somente entre 10 a 20 páginas por capítulo, assim fazendo que o seu ritmo vá muito lento, tendo em média somente 2 volumes ao ano (Algumas vezes, só terá 1 volume ao ano), fazendo assim que a chance do mangá ter um anime longo, por isso com mais de 5 ou 10 minutos, sejam bem baixas. Mas mesmo que o mangá nunca tenha um anime de grande proporção, o sucesso atual de Gakumon! já fez a obra ser o mangá de comédia com melhor rendimento dentro da revista, vencendo os seus outros 12 inimigos de revista (Isso mesmo, a Jump SQ, tem ao todo 13 mangás de comédia, logicamente, contando também as comédias ecchis e os extras). Eu só gostaria de ver Gakumon! ganhando uma capa em alguma edição desse ano, infelizmente a SQ tende a entregar capa somente aos B-Shounens.

Sousei no Onmyouji, Página Colorida.

Na terceira colocação tivemos outro mangá de comédia bem classificado, o novato Chihaya-San, o mangá é uma comédia curta com elementos de Ecchi e parece que vem agradando bastante os leitores da Jump SQ, o mangá tem tudo para disputar com Gakumon! pela liderança dos mangás de comédia na revista, porém devemos ver se o mangá continuará forte, já que Hotel Helheim também começou muito bem na revista, parecia um grande adversário para Gakumon! e logo mais caiu de posição. Chihaya-San deve provar que é sim um mangá com força e ao menos após 6 meses de vida se manter entre os primeiros colocados.

Em quarto lugar tivemos Kono Oto Tomare!, antigamente considerado um dos pilares da revista, hoje o mangá mantém o seu ótimo rendimento, mas por causa da ascensão de outras obras, não se pode mais considera-lo um pilar de fato - De qualquer modo Kono Oto Tomare! se mantém bem seguro na revista e é um dos poucos slice of life a dar certo nela. É interessante em ver em uma revista tipicamente de comédia, alguns mangás sérios como Kono Oto Tomare! dando certo - Esse seria um mangá incrível para ter um anime, se as cenas musicais já surpreendente no mangá, imagine em uma animação, ficaria fantástico. Em quinto lugar tivemos o spin-off de Ao No Exorcist, que diferente do de Owari no Seraph e New Prince of Tennis tem vida própria e não acompanha a sua "mãe".

Em sexto lugar tivemos Nightmare Funk, o mangá conquistou uma ótima posição e dá uma boa respirada na revista - Parece que por enquanto Nightmare Funk está bem seguro na revista, é interessante ver um mangá de investigação dando certo na revista, para muitos (inclusive para mim), Nightmare Funk não combinava tanto assim com a SQ, mesmo sendo um bom mangá, mas o público está provando que a sua qualidade supera a incompatibilidade com o estilo da revista, assim, Nightmare Funk mesmo não tendo um desempenho fantástico, vai se mantendo tranquilamente na revista.

Em sétimo lugar tivemos To Love Ru Darkness, o segundo mangá que mais vende na revista. Em Julho vai estrear a segunda temporada do anime, fazendo assim que o mangá volte a ter um grande destaque tanto na revista quanto no mercado em geral, por isso espero que To Love-Ru volte a conquistar vários primeiros lugares no TOC, o mangá merece. Em oitavo lugar tivemos Gag Manga Biyori GB, é o mangá de comédia mais famoso da revista e também o que mais vende, por mais que a comédia seja a mais famosa, não é mais a pilar da revista, mas não deixa de ser uma comédia muito importante para a publicidade da SQ.

Em nono lugar temos New Prince of Tennis juntamente com seu extra, os dois mangás continuam bem confortáveis e sem correr riscos. Em décimo tivemos Mu & I, o mangá por enquanto está seguro na revista, mas pensando em longo prazo, está em uma situação de risco - A SQ estreou mais um ecchi na revista, fazendo que a revista fique lotado com o estilo, com certeza Hanna Sensei dançará em breve, mas corre risco de outro ecchi ser cancelado nos próximos meses, o favorito é justamente Mu & I.

No décimo primeiro lugar temos Tegami Bachi, eu disse na edição passada que o mangá foi encerrado, engano meu, o mangá será encerrado quando tiver capítulos o suficiente para completar o volume 20, por isso é bem provável que Tegami Bachi termine daqui a duas ou três edições, o mangá por muito tempo foi o meu favorito da revista, foi por causa de Tegami Bachi que comecei a acompanhar a Jump SQ, vê-lo terminando dar uma dor no coração, mas ao mesmo tempo fico feliz do autor chegar ao seu final naturalmente - Tegami Bachi estava sentindo o peso da idade e não tinha mais tanto espaço na revista, é uma grande vitória não vê-lo sendo cancelado. Em décimo segundo tivemos Boku no Manga, que é um gag curto e parece está seguro na revista.

Pulando para a décima quarta colocação temos Teiichi no Kuni, o mangá tradicionalmente fica no fundo, por isso não significa que está correndo risco de ser cancelado, mas quem eu vinha dizendo que estava correndo risco e dançou mesmo, após um pouco mais de 1 ano de vida, foi Shinai Naru Koroshiya, comédia sobre um velho assassino havia começado muito bem na Jump SQ, mas aos poucos foi perdendo espaço na revista, resultando no final em seu cancelamento. O autor é muito talentoso e tem uma ótima arte, espero mesmo vê-lo de volta na revista ou mesmo em uma outra revista, é um talento que deve ser aproveitado. Em décimo sexto temos Iiyone! que sempre está fechando a revista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'