quinta-feira, 25 de junho de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #31 (Ano 2015).


O último suspiro.

Em mais uma capa do melhor mangá da Shonen Jump de todos os tempos e até a eternidade de Haikyuu!!, temos uma TOC com pequenas surpresas e com um cancelamento que provavelmente deixará muitas pessoas desoladas. Parece que novamente o corvo de Haikyuu!! trouxe péssimas notícias para muitos leitores e para aqueles que odiavam esse mangá, uma lista pequena, mas existente, uma boa notícia:

Weekly Shonen Jump #31 (29/06)
Haikyuu!! (Capa, Página Colorida de Abertura e 30 Páginas)
01 - One Piece
02 - Boku no Hero Academia
03 - Ansatsu Kyoushitsu
Devily-Man (Capítulo 06)
04 - PSI Kusuo Saiki
Sesuji wo Pin (Página Colorida)
05 - Shokugeki no Souma
06 - Black Clover
07 - Naruto Gaiden (Ranking Facultativo)
Lady Justice (Capítulo 07, Pré-Rank)
08 - Gintama
Hinomaru Zumou (Página Colorida)
09 - Toriko
10 - World Trigger
11 - Nisekoi
Kochikame
12 - Kagamigami
13 - BLEACH
14 - Ultra Battle Satellite (FIM)
Isobe Isobee Monogatari

Weekly Shonen #32 - Prévia
Capa e Página Colorida de Abertura: Hinomaru Zumou
Página Colorida: Naruto Gaiden (FIM) e To Love Ru Darkness (Capítulo Especial vindo da Jump SQ)

Haikyuu!!, Página Colorida de Abertura.

Como já é de tradição, vamos começar pelos mangás não-ranqueados - Nessa edição tivemos capa, página colorida de abertura e 30 páginas extras para Haikyuu!!, a Jump decidiu dar todos esses "presentes" ao mangá para que o set que está em execução no mangá seja fechado com chave de ouro - Levando em conta essa capa bem épica, a decisão dos editores foi muito bem acertada, mesmo que isso fez com que adiassem as capas de Ansatsu Kyoushitsu e Boku no Hero Academia. Quem também ganhou página colorida foi Hinomaru Zumou que próxima semana ganhará capa e página colorida, nesse caso, em comemoração ao seu aniversário de 1 ano e também ao fato de estar começando um novo confronto.

Por fim, falando dos novatos, nessa edição que seguindo o sistema da ocidental de classificação seria o primeiro ranking de Sesuji wo Pin!, o mangá ganhou uma página colorida (Caso não saiba a diferença entre o sistema ocidental e o japonês, leiam a minha matéria sobre como funciona o TOC), isso é uma boa notícia para Sesuji wo Pin! que deve ter tido ao menos uma boa recepção inicial. Quem parece que também pode dar certo é Devily-Man que foi muito bem classificado nesse sexto capítulo, mesmo que talvez essa posição seja por causa de um capítulo de impacto, assim os editores ainda querem dar uma chance da obra dar certo. Em compensação, Lady Justice teve um pré-rank mediano, mas como se encontrou sempre abaixo dos seus colegas de leva, provavelmente o mangá dará errado. 

Em primeiro lugar na TOC tivemos One Piece que após receber capa na edição passada já voltou no primeiro lugar, como é de se esperar do "rei dos mangás" - Eu fico pensando se One Piece quando terminar terá o mesmo futuro de Naruto ou mesmo de Dragon Ball, se continuado em outras mídias mesmo quando o autor encerrou a sua história. Provavelmente é isso que os grandes produtores da Toei e Shueisha pensam em fazer, continuar lucrando com a série mesmo depois dela ser encerrada, daqui a uns 8 à 10 anos, só não sei se esta é a vontade de Eichiiro Oda (Porém também não sei quanto sua vontade é de fato válida nesse mundo de negócios), estou curioso para ver como One Piece será tratado após o seu encerramento.

Em segundo lugar tivemos Boku no Hero Academia, o mangá teoricamente completaria 1 ano de vida na edição #32, mas como a Shonen Jump está incapaz de realizar um aniversário na sua data correta, provavelmente a série só receberá sua capa após a estréia da nova leva que deve chegar já na edição #33 - Estou bem curioso para ver a nova página colorida de Boku no Hero Academia, espero que essa vez seja menos focada no "Deku" e mostre mais personagens da própria acadêmia, gosto do Deku, mas já temos duas capas focada neles, a próxima deve ser todo o elenco junto, como foi a de aniversário de Haikyuu - Mas acho que os editores darão capa para Hero quando também tiver algo de muito impactante acontecendo na série, como farão com Zumou na próxima semana, para assim a capa ser um combo de grande publicidade e qualidade.

Em terceiro lugar tivemos outro mangá que teve sua capa adiada, Ansatsu Kyoushitsu - Olha, que o final da série está eminente todo mundo já sabe, provavelmente o mangá irá terminar antes mesmo de estrear a segunda temporada da série, para assim o estúdio conseguir fechar o anime de modo bem redondo, mas fico pensando, após dois sucessos na Shonen Jump, o autor de Ansatsu Kyoushitsu deve estar bem requesitado e recebendo ótimas propostas de várias revista, o seu nome já é grande o bastante para o mangá vender bem sem precisar do apoio da Jump, vale a pena se manter na revista? Sinceramente, eu preferiria ir para uma revista como a Young Jump, onde com certeza eu iria poder desenvolver um mangá com grande liberdade e no tempo que eu quisesse (Já que a revista, mesmo sendo semanal, não obriga os autores a lançar os seus mangás semanalmente). A Shonen Jump é uma ótima porta de entrada, mas como vemos com vários autores, após cada um fazer o próprio nome no mercado de mangás, não parece uma boa revista para se manter, por dar pouca liberdade criativa e cobrar demais dos seus autores.

Haikyuu!!, Página Colorida.

Em quarto lugar tivemos a primeira grande surpresa desse TOC, PSI Kusuo Saiki deu um salto gigantesco em posição - Eu acho interessante o jeito com que as comédias são extremamente inconstantes no TOC, temos em uma semana na parte inferior, na semana seguinte já está entre os cinco primeiros - Pelo menos PSI Kusuo Saiki não está cometendo o mesmo erro de Beelzebub que foi deixar a comédia de lado, focar no B-Shounen, aí quando o autor quis voltar para a comédia, já que era o que ele se sentia mais confortável de fazer, já havia perdido todo o público que gostava do estilo, ficando somente com aqueles que ele ganhou por causa do B-Shounen, aliás, caso vocês queiram ver a entrevista de Tamura em Napoli (Itália) em Maio, deixarei traduzida nos comentários. Em quinto lugar tivemos Shokugeki no Souma que conquistou uma boa posição, mas nada fora do comum.

Em sexto lugar tivemos Black Clover, o mangá conquistou uma posição boa, mas abaixo da própria média, ainda é muito cedo para dizer se essa posição é um reflexo da verdadeira recepção de Black Clover (O que explicaria o fato do mangá estoque inicial de somente 50 mil cópias no primeiro volume) ou se foi só uma posição ruim por causa de um capítulo mediano ou outro motivo. De qualquer modo é muito estranho a Shonen Jump ter dado imprimido aproxidamente 50 mil cópias na tiragem inicial do seu primeiro volume sendo que mangás com média de posição mais baixas do que BC tiveram uma tiragem inicial em aproximadamente 100 mil, como foi o caso de Boku no Hero Academia e Shokugeki no Souma. Pode ter sido um caso de má fé dos editores ou a suas posições no TOC foram "maquiadas" para parecer que o mangá esteja muito mais popular do que de fato é. Isso não excluí que vender 40 mil cópias em 3 dias seja um ótimo número, mas não é de um mangá que estreou tão bem nos TOC, isso não é.

Naruto Gaiden ficou com a sétima colocação, lembrando que a classificação do mangá é facultativa no sistema ocidental, você decide se quer classifica-lo ou não, no meu caso eu coloquei para ser fiel ao costume de classificarmos mini-série. Logicamente, se você seguir o sistema japonês, onde todas as posições são válidas, você deve considerar Naruto Gaiden - O mangá será encerrado na próxima semana com uma bela página colorida, a participação de Gaiden foi bem rápida, mas o mangá por exemplo recebeu mais página coloridas nos seus dez capítulos do que o próprio Jaco Patrolman recebeu, mostrando como os editores são gratos a Kishimoto e querem fazer que o filme "Boruto: Naruto The Movie" seja um grande sucesso comercial, lotando todos os cinemas japoneses. Gintama ficou com a oitava colocação, conquistando assim mais uma posição dentro do seu "comum", pelo menos ficou fora do bottom.

Sesuji wo Pin!, Página Colorida.

Em nono lugar tivemos Toriko que essa semana ficou na porta do bottom - O mangá vem passando por um período de vacas magras, é simplesmente ignorado pelos editores da revista e só foi receber capa por causa do seu aniversário, sabendo de como a sua situação está complicado, o próprio autor está adiantando a história do mangá para assim não correr risco de sofrer um cancelamento daqui a 1 ou 2 anos e não puder encerrar o seu mangá. É engraçado ver como Shimabukuro era amado pelos editores da Jump até quando o seu anime terminou e o mangá deixou de ser comercialmente viável, já que não tinha mais possibilidade claras de crescimento em vendas. A partir dali, os editores nem mais página colorida deram ao mangá, o que acho uma grande falta de respeito, porque um dos mangás que ajudaram a revista se manter em pé entre 2008 e 2011 foi justamente Toriko - Não é que estou dizendo que o mangá mereça ganhar capa, pois de fato não vale a pena dar capa para Toriko, mas não custa nada em edições como esta, onde só tem dois mangás com página colorida, dar uma terceira para Toriko, mas não, parece que os editores não acham que vale a pena gastar tinta colorida com a obra... E assim, Toriko vai morrendo.

Em décimo lugar tivemos World Trigger que por pouco não conseguiu sair do TOC, por mim mereciam coloca-lo em cima do TOC só pelo fato do autor estar a três edições sem fazer nenhuma pausa e completará 4 edições na próxima semana, um feito que eu julgaria impossível a 1 mês atrás. Brincadeiras a parte, World Trigger, como o novo Psyren, deve continuar nessas posições por muito tempo, não consigo notar vontades dos editores e muito menos disposição do público para fazer a obra se tornar um mangá de topo de revista. Pelo menos a obra não está vendendo mal como vendia anteriormente, o seu anime fez um efeito positivo a obra, agora temos que ver se esse as vendas continuarão altas após o fim do anime em Setembro ou se irão despencar como aconteceu com Toriko. O futuro de World Trigger começará a ser decidido a partir de Setembro. Em décimo primeiro tivemos Nisekoi que conquistou uma posição relativamente ruim, mas não se preocupem, tudo indica que é temporária, talvez na próxima edição já esteja na suas incríveis posições intermediárias. 

Hinomaru Zumou, Página Colorida.

Em décimo segundo lugar tivemos Kagamigami, o mangá continua pegando péssimas posições, mas os editores ainda não desistiram de Kagamigami, é certo que Iwashiro tem uma grande amizade com a cúpula da Shonen Jump, porque se fosse um outro mangá (Cof, Kurokuroku, Cof) os editores enfiariam o mangá na útlima colocação e fariam ser cancelado - Se essa tentativa de salvar Kagamigami resultará em um novo Psyren ou um novo Illegal Rare devemos ver, mas pelo que tudo indica o mangá não deve ser cancelado nessa leva, ao menos que esse cancelamento aconteça na edição #33, juntamente com a estréia de um novo mangá, o que é provável, mas tem algo me dizendo que não acontecerá. Isso significa que a próxima leva será somente com dois mangás? Isso não acontece a mais de 1 ano, mas sim pode ser, seria até uma boa os editores voltarem a lançar levas com somente dois mangás e diminuir o ritmo de lançamentos que está frenético demais. Bleach ficou em décimo terceiro e sinceramente, não tenho nada a comentar, mais do mesmo.

Em décimo quarto lugar, última posição e chegando ao seu fim temos Ultra Battle Satellite, fazendo que uma nação inteira de fãs caíssem ao chão chorando... Acredito que o próprio de UBS foi muito além de ser violento, foi o que a história não havia sido testada anteriormente, sim o autor lançou um One Shot chamado Abaremashira que é TOTALMENTE diferente de Ultra Battle Satellite, só tem o protagonista e alguns personagens como iguais, mas toda a temática e ideia é completamente diferente. Eu assumo que preferi UBS, porém lançar na Shonen Jump uma ideia sem ao menos testa-la como One Shot não é uma estratégia muito inteligente. Esse foi o último suspiro de UBS, mas não do autor, então espero ver o autor de volta com um novo mangá de luta à revista, corrigindo os erros de Ultra Battle Sallite. Antes de encerrar essa análise, quero deixar para vocês uma triste história de uma pobre criança...

Tem a história de uma criança, que gastou o dinheiro do seu lanche para comprar a Shonen Jump e ler seu mangá de luta preferido, após ler a Jump, cambaleando caiu fraca e com fome nos braços da sua mãe, perguntou: "Mamãe, no céu tem UBS?"

E morreu *Chorando com a Xuxa do meu lado*

2ch Ratings

Chegamos a análise do 2ch Ratings, relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos. Na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos, e temos o mangá mais bem "aceito" da Edição, de acordo com o Fórum.

Lembrando que os mangás que o público vota como "Não-Lido", é considerado como nota 0, isto porque quem não leu o mangá, quando é para preencher o cartãozinho de votação, de fato não irá votar na obra, assim é necessário também saber quantos leitores a obra esta perdendo, ou no futuro, ganhando, caso o número de "não-leitores" diminua. Mas ao lado eu coloquei o resultado não contando esse "Não-Lido" como 0, assim vocês poderão saber mais da qualidade do capítulo, mas isso não deve simular tanto assim o ranking no TOC. O critério de desempate é justamente a segunda nota.
Edição 30, Capa de One Piece
Color Page: Kagamigami e Isobe Isobee Monogatari
Ausente: Hunter x Hunter
Posição - Nome do Mangá - (Média de Votos) - Média Sem Não-Leitores
#01 - Hinomaru Zumou (4.28) 4.28
#02 - Sesuji wo Pin! (3.72) 3.72
#03 - Ultra Battle Satellite (3.17) 3.35
#04 - Naruto Gaiden (2.72) 2.72
#05 - PSI Kusuo Saiki (2.61) 3.13
#06 - Boku no Hero Academia (2.56) 2.88
#07 - Gintama (2.50) 2.65
#07 - Isobe Isobee Monogatari (2.50) 2.65
#09 - Ansatsu Kyoushitsu (2.44) 2.44
#10 - Haikyuu!! (2.33) 3.00
#11 - Kagamigami (2.22) 2.67
#11 - World Trigger (2.22) 2.86
#13 - Black Clover (2.11) 2.24
#14 - Kochikame (1.89) 2.62
#15 - Shokugeki no Souma (1.78) 2.13
#16 - Bleach (1.50) 1.69
#17 - One Piece (1.33) 1.60
#18 - Devily-man (1.22) 1.38
#19 - Nisekoi (1.00) 1.38
#20 - Toriko (0.89) 1.14
#21 - Lady Justice (0.56) 0.71


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'