sexta-feira, 14 de abril de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #20 (Ano 2017).


Veteranos vs Novatos. 

Escrito por Leonardo Nicolin.

Os editores lançaram uma leva que trouxe um confronto entre três novatos e três veteranos. Algumas semanas após a estréia dessa leva, podemos ver qual dos dois grupos está vencendo. O resultado poderia parecer óbvio, e realmente foi, contudo, não podemos negar que estávamos torcendo para os novatos conseguirem ter uma chance na revista. Boku-tachi ainda pode ter possibilidade de sucesso, mas os outros dois, é cancelamento na certa. Por isso, nesse clima de confrontos. vamos analisar a vigésima edição do ano de 2017:

TOC Weekly Shounen Jump #20 (17/04/2017)

Haikyuu!! c250 (Capa, Página Colorida de Abertura, Comemoração do 5th Aniversário e 250 Capítulos)
01 - One Piece c862
02 - Boku no Hero Academia c134
Yakusoku no Neverland c35 (Página Colorida)
Robot×Laserbeam (Capítulo 05)
03 - Black Clover c106
Harapeko no Marie c08 (Página Colorida)
04 - Shokugeki no Souma c211
05 - Spring Weapon No. 1 c25
Hinomaru Zumou c141 (Página Colorida)
Dr. Stone (Capítulo 07, Pré-Rank)
06 - Kimetsu no Yaiba c58
07 - Yuragi-sou no Yuuna-san c59
08 - Saiki Kusuo no Sainan c240
09 - Gintama c631
10 - Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c11
11 - Samon-kun wa Summoner c77
12 - Poro no Ryuugaku-ki c09
13 - U19 c10
Isobe Isobee Monogatari ~Ukiyo wa Tsurai yo~ c233
Ausentes: Boruto: Naruto Next Generations c12 (Mensal), World Trigger c165 (Hiatos) e Hunter x Hunter c361 (Hiatos)


Prévia da Edição 21/22:
Capa: Todos os Protagonista da Revista
Página Colorida de Abertura: ONE PIECE
Página Colorida:: Shokugeki no Soma, Kimetsu no Yaiba, Chingiri (Oneshot de Mitsutoshi Shimabukuro, autor de Toriko)



Como já é de tradição, começamos com os mangás não ranqueados; nessa edição tivemos capa e página colorida de abertura para Haikyuu!!, que está comemorando tanto o seu quinto aniversário quanto o capítulo número 250. É uma grande marca para a série, principalmente se pensarmos que o mangá continua sendo muito popular, mesmo tendo já cinco anos de vida - outras séries como Shokugeki no Souma nem chegaram nessa marca e já começaram a ter uma grande queda de popularidade; o mesmo aconteceu com Nisekoi. Deste modo, as chances que Haikyuu!! consiga alcançar os dez anos de vida são relativamente altas. E pelo ritmo da série, acredito que é bem possível que o mangá consiga mesmo a alcançar tal marca.

Também tivemos nessa edição algumas páginas coloridas para Harapeko no Marie que parece estar sendo muito bem aceito, além das páginas coloridas para as séries de Yakusoku no Neverland (que comentarei suas vendas no paragrafo de Gintama) e para a Hinomaru Zumou, que continua vendendo mal, mas não vejo motivos para os editores cancelarem a série atualmente. Dr.Stone teve uma boa pré-posição e tudo indica que conseguirá sobreviver, mesmo sendo a série pior recebida entre os veteranos. E Robot x Laserbeam continua sendo muito bem classificado, mostrando que os editores estão apostando alto na série (e que provavelmente a sua recepção deve ter sido realmente boa). Tudo indica que Robot x Laserbeam será a nova série de maior sucesso, entre os seis novatos. 

Em primeiro lugar tivemos ONE PIECE que mesmo não tendo tantas primeiras colocações assim, continua sendo uma série que se mantém nas primeiras colocações, inclusive, se analisarmos os últimos oito rankings, veremos que de longe, ONE PIECE é a série que tem a melhor média de posições, 2.1 (levando em conta o ranking japonês, que expliquei como funciona AQUI) - e se somarmos a quantidade de páginas coloridas de aberturas e capas que a série ganhou nesse ano, fica mais do que óbvio que o mangá continua sendo a principal obra da revista. A verdade é uma bem simples; ONE PIECE se fixou como um pilar da revista poucas semanas depois do seu lançamento, e em seus 20 anos de vida, essa situação nunca mudou, principalmente quando em 1999 assumiu o lugar de "primeiro pilar" ou melhor, como sempre digo toda as semanas, "o rei soberano da Weekly Shounen Jump".

Em segundo lugar tivemos Boku no Hero Academia que se encontra em uma situação ainda mais estável na revista, e mesmo tendo uma média de posições nas últimas oito edições bem mais baixa que ONE PIECE, a série está isolada no segundo lugar no ranking de médias: utilizando o ranking japonês (que sejamos sinceros, seria o mais correto, mas não vamos entrar em detalhes), a média da série é de 4.5. E provavelmente continuará nessa média de posições, talvez tendo um pequena melhora, mas muito dificilmente, piorando. O anime em um novo horário deve ajudar muito a série a aumentar suas vendas e popularidades. Em terceiro lugar tivemos Black Clover que só está esperando o lançamento do seu anime, que deve acontecer no mês de julho ou outubro (eu espero que aconteça em outubro, pois é uma temporada com maior possibilidade da série se tornar um sucesso comercial e mundial). 

Em quarto lugar tivemos Shokugeki no Souma, que nas últimas edições vem sendo "melhor classificado" pelos editores, e não acredito que isso esteja acontecendo simplesmente porque os editores estão enxergando esse novo arco com bons olhos; com tantas séries com possibilidade de serem canceladas (Boku-tachi, U19, Poro, Samon-Kun e Spring), e outras de serem encerradas naturalmente (Gintama e Hinomaru Zumou), classificar Shokugeki no Souma em posições baixas nessas semanas não tem muito sentido. Os editores logicamente não estão disposto a dar o mesmo apoio que davam a dois anos atrás, por exemplo, mas ainda não estão vendo motivos reais e lógicos para desistir totalmente da série. Com essas últimas posições positivas, a série deu uma melhorada na sua média de colocações, mas continua perdendo para mangás como Kimetsu no Yaiba e Yakusoku no Neverland, deste modo, sendo a sétima melhor série com média de colocações nas últimas 8 semanas, com uma média de 9.7.

Em quinto lugar tivemos uma pequena surpresa, que vai daqui a pouco vai deixar de ser uma surpresa estar localizado em uma colocação tão alta - Spring Weapon Number One conquistou a quinta colocação do ranking dessa edição. A série vinha sendo classificado entre os últimos colocados da revista, normalmente no terceiro setor (se não lembram a divisão dos setores, clique AQUI, por um motivo muito simples; a série é um ótimo mangá de leitura rápida, e ao mesmo tempo, não tinha uma situação muito bem definida, porém, pelo que tudo indica, os editores decidiram que irão salvar mais uma vez o mangá (teremos a confirmação na TOC da próxima semana). É bem possível que os editores tenham já decidido ou estão preste a decidir os cancelados para a próxima leva, por isso, essas colocações, em grande parte localizadas no segundo setor, de Spring Weapon Number One são ótimas notícias para a série e para os seus seguidores. Essa boa classificação da série, coloca Samon-Kun em um risco bem maior, mesmo que eu ainda não estou certo que se veremos o mangá sendo cancelado na próxima leva (de certo, desse ano Samon não passa). 

Em sexto lugar tivemos Kimetsu no Yaiba que na próxima semana receberá mais uma página colorida. A obra atualmente está tendo total apoio dos editores, e suas vendas estão justificando esse apoio. Tem um detalhe sobre as vendas que poucos reparam; sim, o número de volumes por série estão caindo, mas o Ranking Oricon, cada mês que passa vai se tornando mais obsoleto, por um simples motivo: não leva em consideração as vendas digitais (por isso as cópias digitais), e com o "BOOM" que as vendas digitais estão tendo, as vendas de todas as séries estão, deste modo, caindo. Ainda é importante o Ranking, pois representam boa parte das vendas e serve para realizarmos comparações diretas entre séries da mesma revista, contudo, talvez, cada mangá venda mais do que estamos vendo atualmente. O mesmo vale para Yuragi-Sou no Yuuna-San, que ficou na sétima colocação, e se levarmos em consideração esse meu ponto de vista, podemos dizer que já superou a marca de 100 mil cópias, ao invés de ter chegado a 89 mil cópias em 6 dias do Ranking Oricon. Lembrando que os japoneses cada vez mais estão preferindo ler livros e mangás em plataformas eletrônicas portáteis. 

Em oitavo lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que se encontra estável na revista, se vermos as últimas posições da série, o mangá sempre está variando entre a décima e a décima quinta colocação (do ranking japonês - todas esses dados estou pegando inclusive da 2ch) - Tendo somente duas edições, das últimas oito, que saiu desse "range", mas o que isso significa? Muito simples, caro leitores, os editores tem noção exata do que esperam de PSI atualmente; nada. A série vende muito bem para uma comédia, tem um público cativo, e vai ter uma segunda temporada, porém ao mesmo tempo, não tem nenhuma perspectiva de melhora, deste modo, é melhor deixá-la entre o segundo e o terceiro setor, no qual poderá manter os seus leitores cativos, e ainda por cima entregar aos leitores "cansados" uma boa leitura rápida e relaxada. A verdade é que PSI se encontra em uma situação muito, mas muito confortável, e não corre nenhum risco de cancelamento. Em seus quase cinco anos de vida, nunca que a série esteve tão bem.

Em nono lugar tivemos Gintama que vendeu 161 mil cópias em 6 dias, o que é um bom resultado: o interessante é que a série no primeiro dia vendeu menos que Yakusoku no Neverland, mas nos dias seguintes vendeu bem mais, isso aconteceu pois provavelmente os compradores de Yakusoku no Neverland estavam morrendo de ansiedade para saber o que aconteceria naquele volume (lembrando que muitos dos compradores dos volumes, tendem a não ler a revista). É muito interessante ver duas séries da WSJ tendo um tão bom aumento de vendas: tanto Yakusoku no Neverland quanto Kimetsu no Yaiba estão deslanchando em vendas, e atraindo cada vez mais leitores, parecem ser obras para serem lapidadas - e se pensarmos que as vendas digitais estão sendo ignoradas nesses números, as vendas devem ser ainda mais altas - Sobre Gintama, a situação da série é estável, o mangá tem a segunda pior média de posições das últimas oito semanas, entretanto não podemos esquecer que a série já está na reta final, e não corre risco algum de ser cancelado. 

Em décimo lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai. Então, os editores essa semana classificou a série em uma colocação ruim, mas pode ser um simples "surfing" da série - que no caso é uma posição esporádica, e que no máximo de duas semanas a série já retornando nas posições justas para sua popularidade - porém essa colocação também pode significar que os editores não gostaram das recepções dos capítulos seguintes da série (provavelmente do terceiro, quarto ou quinto), e estão discutindo a possibilidade de acabar cancelando a obra. Ainda está em aberto o futuro de Boku-tachi, provavelmente nem os próprios editores decidiram se cancelarão a série ou não, mas se essa obra também acabar fracassando, poderemos considerar uma vitória esmagadora por partes dos veteranos. Devemos lembrar que os autores são avisadas com 5 à 8 semanas de antecedência sobre terem que encerrar os seus mangás, mas levando em conta a página colorida que a série ganhou, duvido que os editores tenham decidido nessa edição em cancelar a série. 

Em décimo primeiro lugar tivemos Samon-Kun wa Summoner que é a série, ignorando as novas séries, com a pior média de colocação atualmente. Os editores realmente devem estar pensando em cancelar a série, e levando em conta o rumor da história da série, essa possibilidade pode ser real. Os editores podem lançar uma leva de três mangás nas próximas semanas, mas acredito que preferem lançar uma leva de duas séries, pois assim daria para as novas séries se estabilizarem. Deste modo, tenho minhas dúvidas sobre o cancelamento de Samon-Kun wa Summoner, mas que a série não conseguirá superar esse ano de 2017, para mim, é quase certo. Eu diria que a possibilidade são de 95% (Existe aquele 5% do autor conseguir fazer mais um milagre, e conseguir assim recuperar a sua popularidade). Para encerrar, nas duas últimas colocações tivemos respectivamente Poro e U19, duas séries que já estão canceladas, e só estão esperando a nova leva ser lançada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'