sábado, 3 de junho de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #27 (Ano 2017).


Demônios podem chorar. 

Escrito por Leonardo Nicolin. 

E no final da noite, quando a TOC tiver eliminado os mangás mais fracos, até mesmo os mais fortes demônios também irão chorar - nessa semana tivemos boas e más notícias, a confirmação do retorno de HxH, duas novas séries e notícias do anime de Black Clover, podemos considerar boas notícias, contudo, o cancelamento de Samon, séries com temáticas "arriscadas", já podemos considerar notícias ruins. Por isso, sem mais grandes delongas, vamos analisar essa TOC que é uma das mais importantes dos últimos meses. 

TOC Weekly Shonen Jump #27 (05/06/2017)
Black Clover c112 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - One Piece c868
02 - Yakusoku no Neverland c41
Dr. Stone c13 (Página Colorida)
03 - Kimetsu no Yaiba c64
04 - Haikyuu!! c256
Boruto: Naruto Next Generations c13 (Página Colorida)
05 - Boku no Hero Academia c140
Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c17 (Página Colorida)
06 - Shokugeki no Souma c217
07 - Saiki Kusuo no Sainan c246
08 - Yuragi-sou no Yuuna-san c65
09 - Hinomaru Zumou c147
10 - Samon-kun wa Summoner c83 (FIM)
11 - Robot×Laserbeam c11
12 - Gintama c637
13 - Harapeko no Marie c14
14 - Spring Weapon No. 1 c31
15 - Poro no Ryuugaku-ki c14
16 - U19 c16
Isobe Isobee Monogatari ~Ukiyo wa Tsurai yo~ c239
Ausentes: World Trigger c165 (Hiato) e Hunter x Hunter c361 (Hiato)

Weekly Shonen Jump #28 (12/06/2017)

Capa, Página Colorida de Abertura: Shoodan! (Nova Série de Yokota Takuma, Autor de Sesuji wo Pin! to)
Página Colorida: Yuragi-sou no Yuuna-san, Yakusoku no Neverland e Robot×Laserbeam

Weekly Shonen Jump #29 (19/06/2017)
Capa e Página Colorida de Abertura: Cross Account (Nova Série de Date Tsunehiro, Desenhista de Tokyo Wonder Boys)

Weekly Shonen Jump #30 (26/06/2017)
Capa e Página Colorida de Abertura: Hunter×Hunter (Retornando do Hiato)


Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos nessa edição capa e página colorida para Black Clover, que nessa edição anunciou o "staff" da série, que mesmo sendo inexperiente, parecem ser bastante talentoso (para ver meu parecer completo sobre a série, recomendo ir ler a análise que escrevi nessa quinta). Também tivemos nessa edição páginas coloridas para três séries: Dr.Stone, que deve lançar seu volume em Julho, Boruto que lançou o seu capítulo mensal, e Boku-tachi que lançou nessa sexta o seu primeiro volume, e parece que vai conseguir vender quase nas mesmas unidades que Hinomaru Zumou, o que demonstra que a série realmente foi bem recebida. 

Também tivemos nessa edição o anúncio das próximas séries que irão estrear e o retorno de Hunter x Hunter (que eu já comentei na TOC #26) - Sobre HxH devo somente adicionar que é interessante ver os editores dando uma capa e página colorida de abertura para a série em seu retorno. Nas últimas duas vezes deram somente uma página colorida. Essa decisão pode ter dois motivos: a saúde de Togashi está melhor OU querem fazer parecer que a série está voltando definitivamente. Sobre as duas novas séries: a primeira é um mangá de futebol do autor de Sesuji wo Pin! to. Uma escolha mais arriscada que fazer um mangá de dança, mas vamos torcer para que dê certo. O segundo mangá é uma comédia romântica do desenhista do mangá lendário, Tokyo Wonder Boys. Também acredito que seja uma escolha arriscada, escolherem um autor que não foi tão bem recebido nos One Shots lançados nos últimos anos.

Em primeiro lugar na TOC tivemos ONE PIECE, que, por incrível que pareça, entregou um flashback extremamente curto, que talvez nem os editores da revista esperavam que durasse tão pouco tempo. Isso demonstra como o autor, Oda, está preocupado em entregar um arco dinâmico e rápido. E mesmo eu não gostando inicialmente desse arco, devo assumir que esses últimos capítulos me estão agradando. Em segundo lugar tivemos Yakusoku no Neverland, que vem mostrando ser uma das séries mais promissoras da revista: as suas vendas já superaram Black Clover, fazendo assim a série, sem anime, que mais vende na revista, e a tendência é que com os próximos volumes, as vendas da série só aumentem (somente após o quinto volume, que será lançado em Setembro, as vendas começarão a se estagnar ou ter pequenos aumentos). É inegável que Yakusoku no Neverland é um dos mangás mais promissores da revista, e tem tudo para se tornar uma das principais obras da revista assim que ganhar um anime (que deve ser anunciado só no próximo ano).

Em terceiro lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, que é um outro mangá muito promissor, mas infelizmente não chega aos pés de Yakusoku no Neverland - A série já está alcançando a média de 100 mil cópias por volume, sem contar as vendas digitais (que podem variar entre 20% à 50% das vendas da série), o que é um bom resultado se analisarmos como a série inicio (com dificuldades de chegar a 20 mil cópias) e se levarmos em contas que as vendas continuam a crescer. Quem sabe, antes de um anime, o mangá já não tenha alcançado a marca de 150 mil cópias por volume, o que deixaria muito próximo ao patamar atual de Black Clover. Em quarto lugar tivemos Haikyuu!!, que após uma semana na zona intermediária, voltou a estar em uma posição alta. Essa edição trouxe uma boa notícia aos seguidores da série, já que o mangá ganhará em Setembro um filme, que deve adaptar mais rapidamente a terceira temporada. No Japão é bem comum lançarem esses filmes, que na verdade são recapitulações de uma sequência de capítulos que passou na televisão - sejamos sinceros, deve ser bem legal ver o seu anime favorito na telona -. 

Em quinto lugar tivemos Boku no Hero Academia, que continua tendo um bom rendimento na televisão japonesa, o que deve aumentar cada vez mais a segurança dos editores em relação a obra. A verdade é que, a série tem poucas, mas muitas poucas chances de perder o seu "status" de pilar para Black Clover, já que suas vendas são quase três vezes maiores - o anime de Black Clover deve entregar um boost inimaginável à obra para que Black Clover roube a vaga de pilar de Boku no Hero Academia. O que pode ameaçar a posição de pilar ao mangá, em curto prazo (por isso, excluímos por enquanto Yakusoku no Neverland), é um retorno estável de Hunter x Hunter, mas sinceramente, caso HxH volte a ser uma série com lançamento continuo, sem entrar em hiato (o que é bem complicado), eu irei preferir considerar-la um "quarto pilar", que realmente um dos três principais, pois o mangá tem mais apelo à um público que não é mais aquele alvo da revista, por isso, um público que já superou os dezoito anos de idade, enquanto Boku no Hero, Haikyuu!! e ONE PIECE tem um apelo muito maior ao público alvo da revista, os adolescente de 12 à 17 anos. Em sexto lugar tivemos Shokugeki no Souma, que se encontra tranquilo na revista, mesmo tendo nas costas várias problemáticas. 

Em sétimo lugar tivemos PSI Kusuo Saiki, que com a WSJ tendo dificuldades em encontrar novas comédias de sucesso, se vê em uma situação cada vez mais importante na revista. Podemos dizer que os editores tem a disposição três grandes comédias: Gintama (que está terminando), Yuragi-Sou no Yuuna-San (que é um "ecchi", por isso não agrada muitos leitores) e PSI Kusuo Saiki, que podemos dizer que é aquele mangá de comédia que tem a maior capacidade de agradar um público geral, por isso que na situação atual, a série continua sendo uma das mais importantes no seu gênero, e por enquanto essa realidade não deve mudar. Em oitavo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que é um outro mangá que vem mostrando resultados convincentes, e mesmo com seu companheiro de leva se tornando mais forte, ainda continua vendendo mais - cerca de 30 mil cópias por volume a mais -. O problema de Yuragi, é que continuará recebendo uma publicidade relativamente baixa, por causa do seu gênero, e isso pode dificultar de certo modo, algum estúdio se comprometer a realizar um anime da série. Logicamente, essa problemática não deve evitar que um anime seja produzido, mas pode atrasar o processo. Pensem comigo, porque eu iria querer realizar um anime de um mangá, no qual, a própria revista se recusa a dar destaque? Eu (estúdio) nesse caso, serei obrigado a gastar mais em divulgação para alcançar o público, já que a própria revista se nega a fazer isso.

Em nono lugar tivemos Hinomaru Zumou que deve ainda continuar por mais algumas semanas. Acredito que a próxima leva, deve chegar já em Agosto ou início de Setembro, por isso, não é que será realmente um problema a leva ter estreado agora - quem sabe não vejamos um retorno de World Trigger ao mesmo tempo em que Zumou termine? Não custa nada sonhar. Quem acabou sendo o cancelado da vez, para a surpresa de muitos (incluindo eu), foi justamente Samon-Kun wa Summoner. Eu já havia declarado que a série não iria passar desse ano, e que tinha tudo para ser cancelado na leva de Setembro, contudo, os editores decidiram encerrar a obra bem mais cedo do que imaginávamos, e assim Samon-Kun acabou sendo cancelado ainda no primeiro semestre do ano, para a tristeza dos que torceram pelo sucesso da série. O autor deve acabar recebendo uma segunda chance na revista, pois se mostrou capaz de produzir uma comédia de qualidade, que consiga agradar um bom número de leitores, até lá, só resta Samon chorar, já que demônios também choram, principalmente se forem cancelados da maior revista de mangás do mundo.

Em décimo primeiro lugar tivemos Robot x Laserbeam, que como uma pessoa comentou na área de comentários, vem brincando de gangorra com Dr.Stone - A série vem variando entre posições altíssimas e baixíssimas, mas mesmo que isso normalmente seja um ruim sinal, no caso dessas duas séries, é um bom indício, pois em uma revista no qual os editores tem muitos mangás promissores (Black Clover, Yuragi-Sou no Yuuna-San, Yakusoku no Neverland, Dr.Stone e Robot x Laserbeam), mais do que analisar as posições baixas, devemos ver quantas páginas coloridas estão ganhando e principalmente quanto alto são os picos desses mangás, e todas essas obras citadas parecem ter todo apoio editorial, inclusive, Robot vai ganhar uma outra página colorida na próxima semana. Em décimo segundo lugar tivemos Gintama que, como Hinomaru Zumou, está chegando ao seu fim, mas a diferença é que não temos uma ideia muito certa de quando poderá ser encerrado a obra (logicamente, encerrada naturalmente), por isso, Gintama é uma incógnita para mim.

Em décimo terceiro lugar tivemos Harapeko no Marie, que por causa do seu nome, parecer que vai acabar se salvando, e assim aumentando o seu tempo de vida na revista, contudo, não deve chegar muito longe: os editores já planejam o seu segundo volume para Setembro, e deve lançar o terceiro já em Outubro (suposição), por isso, acredito que veremos a série sendo cancelada na leva que deve estrear em agosto ou setembro, juntamente com o encerramento natural de Hinomaru Zumou. Querendo ou não, ser um autor veterano e com boas relações com os editores, acaba te dando certas regalias, mesmo que seu mangá não tenha tido uma recepção positiva, como por exemplo, decidirem cancelar um mangá como Samon, que mesmo não sendo tão popular, deve vender mais que Marie. Em décimo quarto lugar tivemos Spring Weapon Number One, que também está muito próximo de acabar sendo cancelado, principalmente se as vendas do seu terceiro volume não deslancharem, mas ainda existe uma possibilidade real de acabar sendo salvo. Por exemplo, se na próxima leva, tivermos o encerramento de Hinomaru Zumou e Gintama, e os editores não estiverem a disposição quatro séries novatas de qualidade para estrear (ou até só tiverem duas séries novatas de qualidade, por isso acabem encerrando Hinomaru Zumou naturalmente e cancelando Harapeko no Marie). Eu não duvido mais na capacidade de sobreviver de Spring.

Em décimo quinto lugar tivemos Poro no Ryuugaku-ki que deve ser cancelado na edição #28 ou #29 - existe uma possibilidade do mangá se salvar? Sim, caso Hinomaru Zumou acabe sendo encerrado naturalmente nas próximas duas semanas, mas seria uma decisão muito estranha por parte dos editores, mesmo que possível. Se realmente Hinomaru Zumou fosse encerrado naturalmente nesse período, o grupo editorial não optaria por cancelar Samon-Kun wa Summoner. Deste modo, mesmo existindo uma possibilidade de Poro acabar sobrevivendo, sejamos sinceros, as chances de isso acontecer são menores de um 1%. Pelo menos, se é para dizer uma boa notícia aos seguidores da série, ao menos o seu primeiro volume não vendeu tão mal, e deve alcançar vendas parecidas com Spring Weapon Number One (o que não é realmente um grande feito, mas pelo menos não coloca a série na categoria: "fracasso completo"). O que não podemos dizer de U19, que vendeu tão mal no seu primeiro dia de vendas que podemos coloca-lo na categoria "fracasso completo" e que deve acabar sendo cancelado na próxima semana, ironicamente, tendo menos de 19 capítulos. Realmente, o seu nome significa: "Under 19".

Ranking da Situação dos mangás (Em ordem de seguranças, do mais seguro ao menos seguro)
Pilares: ONE PIECE, Haikyuu!! e Boku no Hero Academia
Seguros em longo prazo (+1.5 anos)Hunter x Hunter (Hiato). Black Clover, Yakusoku no Neverland, Kimetsu no Yaiba Yuragi-Sou no Yuuna-San
Seguros em médio prazo (6 meses à 1.5 anos): Shokugeki no Souma, PSI Kusuo Saiki. Isobe Isobee Monogatari*, World Trigger (Hiato)
Em Estabilização: Dr.Stone, Robot x Laserbeam, Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, 
Em Risco de Cancelamento (Pode ser cancelado nos próximos 6 meses): Spring Weapon Number One e Harapeko no Marie
Cancelados nas próximas semanas: Poro no Ryuugaku-ki e U19
Oficialmente Encerrado: Samon-Kun wa Summmoner
Reta FinalGintama e Hinomaru Zumou. 
*Isobe Isobee Monogatari, dependendo da visão, também pode estar em risco de cancelamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'