quarta-feira, 28 de junho de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #31 (Ano 2017).


Uns Voltam, Outros Podem Sair

por Diego Felipe

Admitam... Vocês não achavam que ia sair análise hoje. Nem tentem fingir que achavam que ia sair (risos). Mas bem, nessa edição tivemos o primeiro ranqueamento de K・O・I - King of Idol, páginas coloridas e capítulo duplo para Hoankan Evans, alguns novatos e veteranos correndo risco... E na próxima edição, dois dos mangás que estavam em hiato devem retornar... É, mais uma edição "normal" da Shonen Sunday, que aliás ainda está capenga no mercado de mangás.

TOC Weekly Shonen Sunday #31 (2017):
01. Magi ~ The Labyrinth of Magic (Capa) (capítulo 355)
02. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 58)
03. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 51)
04. Kyoukai no Rinne (capítulo 376)
Major 2nd (Página Colorida) (capítulo 100)
05. K・O・I - King of Idol (capítulo 08)
Inseki Shoujo -Meteorgirl- (Pré-Rank) (capítulo 07)
06. Dagashi Kashi (capítulo 148)
Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜 (Página Colorida, Capítulo Duplo) (capítulos 11 e 12)
07. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulos 84 e 85)
08. Amano Megumi wa Suki Darake (capítulo 80)
Birdmen (Página Colorida, Mangá Mensal) (capítulo 52)
09. Hatsukoi Zombie (capítulo 83)
10. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 294)
11. Tenshi to Akuto!! (capítulo 122)
12. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 25)
13. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 60)
14. Daiku no Hatou (capítulo 10)
15. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。 (capítulo 63)
16. Tenshou no Quadrable (capítulo 12)
17. Joujuu Senjin!! Mushibugyo (capítulo 305)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 09)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado) (capítulo 59)
Detective Conan (Ausente até a edição #33) (pausado no capítulo 996)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato até a edição #32) (pausado no capítulo 120)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)
Saike Mata Shite Mo (Em hiato até a edição #32) (pausado no capítulo 82)
Zettai Karen Children (Em hiato) (pausado no capítulo 476)

TOC Weekly Shonen Sunday #32 (2017):
Capa: Gin no Saji
Página Colorida: Saike Mata Shite mo

TOC Weekly Shonen Sunday #33 (2017):
One-shot: Shinobino, por Rokurou Ogaki (autor de The Unlimited - Hyoubu Kyousuke e de Hourousha)

TOC Weekly Shonen Sunday #34 (2017):
One-shot #1: Senobi no Arisa-chan, por Atsumi Takeru
One-shot #2: 150kg no Kanojo, por Inoue Koharu
One-shot #3: Ami-chan wa Warawanai, por Torisu Fumitaka

TOC Weekly Shonen Sunday #35 (2017):
One-shot: (Nome indefinido), por Adachi Mitsuro (autor de Cross GameTouch, H2 MIX)

Página Colorida: Major 2nd

A capa da edição foi para Magi ~ The Labyrinth of Magic... e como a obra não recebeu páginas coloridas Magi foi ranqueado na primeira posição. Já as páginas coloridas foram para: 
  • Major 2nd: O pilar não só retornou nessa edição (esteve ausente na semana passada) como também chegou ao seu centésimo capítulo lançado, marco pouco surpreendente mas importante para o mangá.
  • Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜: Dos novatos que passaram a ser ranqueados há mais de uma semana é o que parece estar deixando os editores mais empolgados. Nessa edição Hoankan Evans não ganhou apenas uma página colorida: teve dois capítulos lançados em uma mesma edição (o que talvez se torne comum, por se tratar de um mangá com capítulos de menos páginas).
  • Birdmen: Mangá mensal com mais de cinquenta capítulos lançados, Birdmen continua sendo lançado na revista, só devendo ser finalizado naturalmente.
Enquanto K・O・I - King of Idol está sendo ranqueado pela primeira vez na TOC #31, Inseki Shoujo -Meteorgirl-  não foi ranqueado, mas passará a ser ranqueado a partir da próxima edição, uma vez que terá seu oitavo capítulo lançado e, se não tivermos surpresas, não receberá páginas coloridas e não estará ausente. Enquanto isso, Youkai Giga (em seu nono capítulo) e Sunday Hikagaku Kenkyujo (em seu quinquagésimo nono capítulo) sempre ficam com a penúltima e a última posições na ordem de leitura de cada edição, respectivamente, e por isso não são ranqueados.

O grande pilar Detective Conan está ausente nessa edição e sua previsão de retorno ocorrerá na edição #33, ou seja, daqui a duas edições. Também é importante ressaltar que Conan já teve 996 capítulos lançados e estão faltando apenas quatro para alcançar a impressionante marca de mil capítulos publicados, um feito histórico para a obra e até para a revista que a publica. E parece que teremos novidades na turma do hiato, que ficará mais reduzida. Vamos por partes:
  • Arata Kangatari: Obra bem-sucedida no passado, o mangá está em hiato a um prazo longo (desde 2013) e tem pouquíssimas probabilidades de retornar.
  • Gin no Saji: Depois de um tempo em hiato, Gin no Saji retornará na próxima edição, onde inclusive receberá a capa (mas nenhuma página colorida).
  • Ryoko: Sejamos sinceros, considerando que Ryoko é um novato que vendeu mal em seu primeiro volume e que parou de ser publicado sem deixar saudades... Quem ainda acredita que a obra retornará? Estou até pensando em remover Ryoko das análises da TOC. O que acham?
  • Saike Mata Shite Mo: Assim como Gin no Saji, Saike retornará de seu hiato (leia-se "pausa longa") já na próxima edição, com direito a uma página colorida.
  • Zettai Karen Children: A obra retornará ainda em 2017, na época do verão japonês. Vale lembrar que Zettai já está na metade de seu arco final e o mangá não deve durar por um prazo demasiado longo na revista (ainda mais considerando que a obra já tem mais de quatrocentos capítulos lançados).(Depois me digam se ficou bom ou ruim esses tópicos de bolinhas nos comentários, por favor).
Como explicado no início da matéria a capa da edição foi para Magi ~ The Labyrinth of Magic, pilar que está pertinho do fim. Não tenho muito o que falar de Magi por enquanto, sinceramente. E após ter ficado na porta do bottom na edição anterior, Maou-jou de Oyasumi dá um imenso pulo do gato e ficou com o segundo lugar entre os mangás ranqueados e de quebra com o segundo lugar da ordem de leitura como um todo. O mangá da princesa sonolenta aprisionada no castelo do rei demônio ainda apresenta um nível satisfatório de vendas de volumes (40-50 mil cópias em média vendidas por cada volume) e também segue em situação bem tranquila na Weekly Shonen Sunday.

Página Colorida: Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜

Diferente de Maou-jou de Oyasumi na edição passada, Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari não escapou do bottom. Mas assim como Maou-jou, Aozakura deu um pulo do gato daqueles, ocupando a terceira colocação. Aozakura não chega a conquistar um nível sensacional de vendas, mas tem um rendimento razoável o bastante para que a obra se mantenha na revista mesmo a longo prazo. Para todos os efeitos, Aozakura já é um mangá com melhores resultados do que a obra anterior de seu responsável: Heavens Runner Akira.

E para fechar a trindade de obras que deram um pulo do gato sensacional da edição passada para essa edição temos o veterano Kyoukai no Rinne, que segue em situação tranquila na revista com seu nível de vendas de volumes sendo bem razoável mas com o nível de audiência de seu anime sendo considerado bom. Rinne pode até não ter um destaque tão amplo quanto antigamente, mas ainda não está em desgaste no plantel e deve permanecer durante o tempo que a autora Rumiko Takahashi quiser que a obra dure.

Nesta edição temos um novato sendo ranqueado pela primeira vez (vocês já sabem quem é). Trata-se de K・O・I - King of Idol, que ficou ranqueado em uma boa posição: ficou em quinto lugar. A obra, que é do mesmo autor de The World God Only Knows, é vista com boas expectativas pelos editores, mas resta torcer para ver qual o destino que terá: se vai vingar ou se será mal-sucedida. É esperar para ver qual será o destino de K・O・I, que ainda está em seu oitavo capítulo e já teve seus dois primeiros capítulos traduzidos para o inglês.

Alternando posições altas e baixas nas edições mais recentes, Dagashi Kashi ficou com o sexto lugar da vez, continuando a apresentar um rendimento muito bom para os padrões da revista e a apresentar um bom nível de vendas. Já na sexta colocação está o promissor Komi-san wa、Komyushou Desu。, que continua em alta na revista e aos poucos vai alcançando a marca de 100 mil cópias em média vendidas por cada volume. Em menos de quatorze dias, para se ter uma ideia, o quarto volume já vendeu 96 mil cópias, e de quebra ainda deve vender pelo menos mais 40 mil cópias.Vale lembrar que Komi-san teve dois capítulos publicados nesta edição.

O oitavo lugar ficou para Amano Megumi wa Suki Darake, cujas vendas de 40 mil cópias em média por volume e recepção positiva são significativas para a manutenção da obra. A nona posição ficou para Hatsukoi Zombie, que segue em situação estável na revista, sem nos brindar com novidades e continuando a manter um rendimento estável e satisfatório (pelo menos para os padrões da revista).


Página Colorida: Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜

Fechando o Top 10 está Be Blues! ~ Ao ni Nare, que assim como na edição passada ficaram com o décimo lugar. O mangá de futebol está muito perto de alcançar a marca de trezentos capítulos lançados, feito impressionante para qualquer mangá. E, mais interessante, o mangá chegará a marca de 300 capítulos ainda estando em alta, diferente do que ocorreu com Mushibugyo, que está chafurdando no bottom e nos riscos de cancelamento. E sim, continuo achando que Be Blues! merece anime.

Mais uma vez vemos Tenshi to Akuto!! ficar entre o Top 10 e o bottom, ocupando a décima primeira colocação. Na edição passada isso já tinha acontecido. Tenshi ainda tem certa consideração por parte dos editores, mas dá para notar que dar destaque a obra não é uma das grandes prioridades do grupo editorial. Ainda assim eventualmente o mangá, que já tem mais de cem capítulos lançados, recebe alguma página colorida. O mangá não está em risco, mas também não aparenta estar recebendo grande confiança dos editores para uma expansão comercial.

Quem ficou na porta do bottom desta vez foi o novato Maiko-san chi no Makanai-san, que ficou com a décima segunda posição e ainda está brigando para se estabilizar na revista. Maiko-san teve uma recepção positiva mas as vendas de seu primeiro volume não apresentaram resultados impressionantes. Ainda assim, com o risco de alguns novatos dessa última leva não vingarem e com o fim de algumas obras (canceladas ou finalizadas naturalmente) Maiko-san passa a ter chances de se manter ao menos a médio prazo.

Para a surpresa de muita gente, pela segundo vez vemos Souboutei Kowasu Beshi dar as caras no bottom, no décimo terceiro lugar, abrindo a zona dos cinco últimos ranqueados. Foi uma posição muito baixa na ordem de leitura para seus padrões, considerando que Souboutei costuma aparecer frequentemente no Top 10. Mesmo assim a situação da obra não está nada preocupante, uma vez que as vendas ainda estão bem acima do satisfatório (pelo menos 100 mil cópias vendidas em média por cada volume) e que não é raro ver a obra receber páginas coloridas ou mesmo capas, prova que os editores tem interesse em dar destaque ao mangá.

Outra surpresa (bem negativa aliás) para muitos dos leitores é a presença de Daiku no Hatou, novato que ainda está apenas em seu décimo capítulo. A obra deu um autêntico "pulo do gato reverso", indo do segundo lugar entre as obras ranqueadas para aparecer diretamente no bottom. Ainda é cedo para definir se Daiku no Hatou está em situação de risco. É preciso esperar para as próximas edições. Mas se começarmos a notar a obra aparecendo demais no bottom, é porque o risco de cancelamento está se tornando real.

Página Colorida: Birdmen

Agora, para a surpresa de quase ninguém, eis que vemos Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。novamente no bottom, ocupando da décima quinta colocação. Hiiragi-sama, como eu expliquei, até apresenta um nível razoável e satisfatório de vendas de volumes (40 mil cópias em média por cada volume) mas a obra não recebe muito destaque nem páginas coloridas, o que talvez possa ser justificado pela saúde de seu autor cinquentão. No entanto aos poucos a obra também deixou de conseguir posições altas ou medianas na ordem de leitura. É torcer para que Hiiragi-sama não tenha o mesmo destino de Tokiwa Kitareri!!, que começou em alta mas foi decaindo até ser cancelado sem nem ao menos receber uma página colorida no último capítulo.

Parece que mal começaram os ranqueamentos de alguns dos seis novatos e já temos uma obra que está flertando de forma mais séria com o risco de cancelamento: Tenshou no Quadrable, décimo sexto lugar da vez e justamente o primeiro novato a estrear dessa grande leva. Ainda é relativamente cedo para dizer se Quadrable está condenado ao cancelamento ou se esse risco pode ser superado com o passar do tempo, mas o fato é que esses ranqueamentos baixos desse novato não são nada animadores e podem realmente significar que o mangá será cancelado em breve se a situação não melhorar.

E mais uma vez vemos Joujuu Senjin!! Mushibugyo ficar com a última posição (décima sétima posição) entre as obras ranqueadas da revista. Mushibugyo até conseguiu manter o apoio dos editores mesmo quando a decadência da obra se acentuou, a partir do fim de 2015. Mas agora a situação da obra já é de grande desgaste e dificilmente o mangá conseguirá sobreviver ao ano editorial de 2017. E mesmo que consiga, Mushibugyo deve ter seu fim ainda no início de 2018. A situação do mangá, a cada edição e a cada lançamento de novo volume, está se tornando cada vez mais insustentável.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan
Pilar: Major 2nd.
Muito Seguros: Dagashi Kashi, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (***)(****) , Amano Megumi wa Suki Darake!, Arata Kangatari (****), Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare, Birdmen (***), Hatsukoi Zombie, Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, Komi-san wa、Komyushou Desu。, Kyoukai no Rinne, Maou-jou de Oyasumi, Sunday Hikagaku Kenkyujou, Tenshi to Akuto!!, Zettai Karen Children (****).
Aparentemente Seguros: Saike Mata Shite mo (**)(*****)
Em Busca de Estabilização: Daiku no Hatou, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Inseki Shoujo -Meteorgirl-, K・O・I - King of Idol, Tenshou no Quadrable, Youkai Giga
Aparentemente Seguro: Maiko-san chi no Makanai-san (**)
Em Grande Risco de Cancelamento:  Joujuu Senjin!! Mushibugyo (**), Ryoko (**) (****), Tenshou no Quadrable (*)
Em Reta Final: Gin no Saji (**)(*****), Magi ~ The Labyrinth of Magic (*)


LEGENDA
(*) Devem ser encerrados em 2017.
(**) Podem ser encerrados em 2017.
(***) Mangá publicado mensalmente.
(****) Mangá em hiato
(*****) Mangá saindo do hiato


Bem, queridos leitores, assim se encerra mais uma análise da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima, galera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'