sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Análise: TOC Shonen Jump #08 (Ano 2013).



Depois de semanas sem TOCs, voltamos a nossa habitual e tão amada analise de TOC! E se a Shounen Jump voltou com capítulos marcantes de Bleach, One Piece, Naruto, Ansatsu Kyoushitsu, e entre outros - Este TOC também foi bastante marcante como os mangás!

Mas antes de tudo, eu gostaria de dar dois avisos, o primeiro é que Naruto e Bleach não foram rankeados por terem páginas coloridas nesta edição da Jump, assim os seus votos foram "anulados". O outro não é bem um aviso e sim pedidos de desculpas por não fazer a analise do TOC passado... Estava sem tempo e não deu para faze-la. Agora vamos ao que importa, LE TOC:

01 - One Piece: Há dois TOCs seguidos que o mangá mais popular do japão lidera - Finalmente Oda está conseguindo reconquistar os fãs japoneses e do jeito que a saga de Punk Hazard está "turbinada" é bem provável que continua liderando pelas próximas semanas, perdendo a liderança esporadicamente.

02 - Ansatsu Kyoushitsu: "Anstasu, você é digno" (Quem jogou Soul Reaver entenderá esta frase épica) - Assassination Classroom, nome ocidental deste mangá conquistou com sua comédia moderada e sarcástica, o público japonês - Ao meu ver, Anstasu se tornou digno desta posição!

03 - Kuroko no Basket: O Top 4 deste TOC equivale a exatamente os quatros mangás mais populares da Shonen Jump, cada um está na sua devida posição - Kuroko no Basket, que ganhou uma versão de Anime ano passado, pegou sua posição de costume. É um Gintama da vida, a diferença é que Kuroko no Basket fica nas posições altas, na Zona Segura... Já Gintama fica no intermediário.

04 - Toriko: Este é o último TOC antes de Toriko ganhar um concorrente: Shokugeki no Soma. Mesmo que este novo mangá não é um Shonen como Toriko, pode trazer uma leve rivalidade entre os dois - Enquanto o mangá não estreia no TOC, Toriko continua na sua tão confortável e merecida quarta posição.

05 - Sket Dance: Fechando a zona segura temos uma surpresa: Sket Dance. Acho que esta posição oficializa uma coisa, Sket Dance não corre mais NENHUM risco de cancelamento, vou inclusive retira-lo da disputa contra o cancelamento - Posição espetacular para um mangá veterano para a Jump... E provavelmente não será este ano que ele dirá adeus a Jump. Longa a vida a Sket Dance!

06 - Nisekoi: Quem deveria estar em quinto lugar no lugar de Sket Dance era Nisekoi ou PSI... Mas como Sket Dance conseguiu agradar o público, neste capítulo, de uma forma espetacular, Nisekoi teve que se contentar com o sexto lugar. Mas não é nada para os fãs (As fãs, já que grande parte do público é harem) se preocupado, esta posição é ótima, sem riscos de cancelamento.

07 - Haikyuu!: O mangá mais subestimado por mim, já quebrei tantas vezes a cara com este mangá que atualmente só digo uma coisa: Nunca pense que este é o melhor dele, o público feminino tem forças para leva-lo mais para cima ainda - Mas de qualquer forma, esta posição, olhando o histórico de Haikyuu! está ótima (Para quem não lembra, Haikyuu! é um mangá de vôlei e fica normalmente nas posições intermediarias).

08 - PSI Kusuo Saiki: Esta péssima posição para PSI só prova uma coisa, este mangá ainda não conseguiu uma base fãs confiável. Vemos ele constante mente no TOP 5, mas é só ter um capítulo mediano ou ruim há uma grande queda - Isto é porque, provavelmente, PSI é em grande parte a terceira opção dos japoneses (Quando votam nos três melhores mangás, normalmente votam em terceiro lugar PSI), assim facilmente um mangá consegue rouba-la os seus votos, tendo assim uma queda no TOC - Mas logo PSI voltará ao TOP, caso o próximo capítulo seja bom.

09 - Gintama: Depois de uma sexta posição no TOC anterior, Gintama tem uma leve queda, mas nada demais. Já que a sétima, oitava ou nona posição é o normal para Gintama... Há sempre uma pequena variação, mas é nesta posição que o mangá se garante, temporada após temporada.

10 - Hungry Joker: Pela quantidade absurda de mangás no TOC esta semana, considerei a décima colocação como intermediaria... Por isso, Hungry Joker conseguiu não estar na zona de risco (Fãs do mangá... Se existirem, começam a jogar fogos de artificio). HJ só ganhou uma posição, mas pela quantidade absurdas de mangás que compuseram o TOC, esta posição foi ótima.

11 - Retsu!! Date Senpai: Retsu dá outro salto habitual, mas nada que possa servir como a salvação deste mangá, muito pelo contrário, ele continua na zona de risco e deve ser cancelado ainda nesta temporada. Esta situação só mudará se Retsu conseguir manter esta posição por várias semanas, mas normalmente depois de um grande ou pequeno salto na tabela, este mangá despenca como uma jaca mole.

12 - Beelzebub: Quando os fãs começavam a pensar que o mangá do satanás estaria finalmente recuperando sua popularidade, Beelzebub volta a frequentar a Zona de Perigo... Nada que o fará ser cancelado, há mangás em situação mais delicada, mas... Nunca é bom ver o seu mangá favorito nestas posições. Não podemos esquecer que Reborn tinha uma performance parecida e deu no que deu.

13 - Rookie Policewoman Kiruko-San: Posição de estréia do mangá, nem um pouco boa. Já era esperado que este mangá tivesse uma ruim posição no TOC (Para minha tristeza), esta só foi a confirmação desta teoria. Mas o lado bom é que o mangá tem uma melhora nos capítulos seguintes e pode ser que suba de posição.

14 - Medaka Box: Ficou no mesmo... Nada que mude a sua situação que já está bem complicada. Mas a queda de Kurogane nesta semana pode até ajudar o mangá... Parece que a luta pela segunda vaga do cancelamento não será mais só entre Cross Manage e Medaka, Kurogane (Infelizmente T_T), entrou com força nesta luta.

15 - Cross Manage: Mais uma posição péssima para Cross, que sofre do mesmo problema que Hungry Joker... Distorção do seu roteiro inicial, apresentando na Golden. Não é certo o seu cancelamento, mas é um dos mais provavel, já que a sua recepção pelo publico japonês foi péssima.

16 - Kurogane: Ainda acredito que Kurogane será renovado... Porém é difícil. Claramente Kurogane foi o menos votado da semana (Já que Naruto e Bleach que não foram mostrados seus votos pela página colorida, devem ter recebido mais votos)... Talvez o único voto recebido pelo Kurogane foi do criador e sua mãe... A situação está braba!

RANKING DE POSSÍVEIS CANCELAMENTOS:

Duas mudanças serão feitas no Ranking desta semana. Por causa do número excessivo de participantes neste TOC, a pontuação recebeu um UP de 1 posição. Por isso antes na Nona, a décima posição recebe 5 pontos, a décima primeira que recebe 2 Pontos, e por aí vai.

O TOC não analisado da semana passada já foi computado na tabela, por isso os pontos respectivos do TOC passado já estão dentro. Para ver como é a pontuação utilizada no TOC, vá no final da análise do TOC #03 


  1. Beelzebub: +20 Pontos
  2. Hungry Joker: + 6 Pontos
  3. Rookie Policewoman Kiruko-San: -1 Ponto
  4. Cross Manage: -15 Pontos
  5. Retsu! Date Senpai: -16 Pontos
  6. Kurogane: -22 Pontos
  7. Medaka Box: -29 Pontos
Esta é a tabela na atualmente. Porém, a situação de Medaka Box pode ser amenizada por ser um veterano na revista... Já os outros 3 ultimos colocados não!

Esta foi mais uma gigantesca review do TOC da Shonen Jump, espero que vocês tenham gostado, e até a próxima semana!



Um comentário:

onload='emoticon()'