segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Análise: Iron Knight, Capítulo 02 "Ferro Flamejante" (Mangá Review).


Análise critica do segundo capítulo da nova aposta da Weekly Shonen Jump, o mangá Iron Knight de Yagi Tomohiro! Não perca tempo e veja o que achamos deste mangá:

É necessário encontrar um meio termo quando assunto é desenvolvimento de um mangá, ele não pode ser rápido demais, como aconteceu com Hungry Joker, e também não tão lento como aconteceu no começo de World Trigger.

O que vou notando, é que o autor de Iron Knight, Yagi Tomohiro, felizmente, encontrou um ritmo relativamente bom ao mangá. As primeiras páginas ele utiliza para desenvolver o psicológico e a força do personagem principal - Conhecemos por exemplo, a sua personalidade infantil, em nomear o nome dos seus poderes, só para dar mais impacto emocional.

Lógico ele repara que como utiliza demais o seu poder era um pouco desnecessário e chato ficar pronunciando-o a cada vez que o utilizava. Vimos também, nas primeiras páginas que a esperança em encontrar sua família, e seus amigos, continuam bastante vivas mesmo se passando já 1 mês que ele não encontra nenhum humano.

E por último, o autor mostrou que de fato, o principal Teppei é muito mais forte que os outros monstros comuns - Sua força é tão superior que ele consegue destruir dezenas de uma vez só, porém se ele utilizar demais o poder, o seu corpo aquece tanto que começa a derreter, por isso há um certo limite de tempo e intensidade para se utilizar a sua forma demoniaca.

Deste modo, as primeiras páginas serviram para desenvolver o psicológico de Teppei após 1 mês sozinho neste mundo, e também para nos apresentar as limitações da transformação demoniaca do principal - O principal motivo para que houvesse esse rápido desenvolvimento na primeira parte do capítulo 02, foi para que na segunda parte houvesse uma explosão de raiva de Teppei.

Após muito tempo, o garoto finalmente encontra vestígio humanos... Em um galpão abandonado, ele encontra corpos que acabaram de serem derretidos por algum tipo de ácido - Isso logicamente leva Teppei a fúria, por um simples motivo:

Finalmente ele percebeu o mal que esses demônios estão fazendo a humanidade, eles não estão simplesmente o caçando, este demônios estão matando várias pessoas inocentes que não tem nenhuma capacidade de se defenderem.

Para piorar, ele percebe que o fato dele antes parar para lutar contra cada monstro, perdendo várias horas e dias em lutas, fez que ele não chegasse a tempo para salvar essas pessoas (Uma lógica extremamente estúpida vindo do protagonista, mas logo notamos, na primeira parte, que Teppei ainda tem uma mente infantilizada, deste modo se culpa utilizando razões ilógicas).

Isso tudo o faz explodir de raiva, ao mesmo tempo que ele se culpa, ele também culpa os demônios por todos os mal - Teppei não quer mais viver, só quer bater, bater, bater em cada monstro que aparecer em sua frente...

Em uma sequência de ação frenética e muito bem desenhada, vemos que de fato a primeira parte intimista que serviu para desenvolver o protagonista, serviu para essa segunda parte com ritmo mais acelerado e com cenas de batalhas impactantes.

No final, quando Teppei estava preste a morrer por utilizar o seu poder, aparece uma garota meio estranha, uma mistura de coelho/gato com humana. Quem será ela? Podemos deduzir várias coisas, mas sinceramente não acredito que será companheira de Teppei.

A sua personalidade, fisionomia é muito diferente da apresenta pelo protagonista, quando eu olho para aquela garota vejo uma incompatibilidade com o personagem principal deste mangá... Assim não acredito que, pelo menos, agora ela será uma companheira de Teppei nesta aventura.

Acredito que ela poderá ajuda-lo a se recuperar da batalha, e depois desaparecer... Fazendo que Teppei volte a caminhar sozinho em sua longa jornada!

Iron Knight está tendo um ótimo desenvolvimento, com um ritmo bom, ele vem me agradando e aos poucos vou me simpatizando pelo mangá. Sinceramente? Quero que consiga agradar o público japonês e que não seja cancelado em menos de 4 meses... Seria um grande talento desperdiçado cancela-lo!

3 comentários:

  1. Aeee vc fez analise do capitulo 2 de Iron Knight, to gostando pra cacete desse manga tá muito foda. A cena dos caras derretidos com acido foi foda demais

    a espera na analise do cap 3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou me simpatizando por Iron Knight... Já tem minha torcida para conseguir boas posições no TOC.

      Excluir
  2. Eu havia percebido que ele desenvolveu toda a primeira parte para haver algum resultado na segunda parte, isso mostra que ele é um autor que sabe o que escreve em cada capítulo e tem planos claros.

    Se continuar assim, o manga ira longe.

    ResponderExcluir

onload='emoticon()'