quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #48 (Ano 2014).


Dohyo Matsuri!

Aproveitando a volta de Zumou às capas, teremos uma análise especial do TOC (Ou Banzuke, como vocês preferirem)... Nesta análise usaremos os nossos mangás preferidos se tornarão Sumotoris (Lutadores de Sumô) e o TOC se tornará um grande Dohyo! Mas não se preocupe, praticamente todos os termos de sumô daqui em diante, serão explicados:

Weekly Shonen Jump #48 (27/10/2014)

Hinomaru Zumou (Cover & Lead Color Page)
01 - Ansatsu Kyoushitsu
02 - One Piece
Haikyuu!!(Color Page)
03 - Gintama
04 - Naruto
05 - Boku no Hero Academia
06 - Shokugeki no Souma
Isobe Isobee Monogatari (Full Color Page)
07 - Toriko
Moromono no Jiyo (Mini-série, FIM) 
Sporting Salt (Capítulo 06)
08 - Nisekoi
Kochikame
Hi Fi Cluster (Capítulo 07, Pré-Rank)
09 - PSI Kusuo Saiki 
10 - Bleach
11 - Juudouzu (Primeiro Rank)
12 - World Trigger
13 - Mitsukubi Condor 
14 - Yoakemono
HUNTER × HUNTER (Ausente)

Prévia da Shonen Jump #49 (03/11/2014)

Cover & Lead Color Page: Shokugeki no Souma
Color Page: Haikyuu!! e Musume Iri Bako (Oneshot de Nisio Isin/Akatsuki Akira)

Ausente: Hunter x Hunter & One Piece


Hinomaru Zumou, Lead Color Page.

Como já é de tradição, começamos com os mangás não ranqueados, os nossos visitantes que ficaram sentados no Agarizashiki (Saleta elevada ao redor do Dôhyo/Arena feita para os visitantes observar a luta). Quem pegou uma posição privilégiada na Agarizashiki foi Hinomaru Zumou que conseguiu uma capa bem cedo, demonstrando que a Shonen Jump esta muito preocupado em melhorar as vendas do mangá que foram bem baixas no primeiro volume.

Outros que ficaram só olhando foram Haikyuu!! que ganha duas páginas coloridas seguidas de comemoração e Isobe Isobee que ganha uma página colorida de aniversário de 1 ano do mangá na revista. Nesta mesma edição tivemos o fim de um pequeno Sumotori, que praticamente foi "café-com-leite", Moromono no Jiyo, infelizmente o mangá parece que não foi muito bem aceito, então as chances de vermos ele sendo colocado na Jonokuchi (Categoria inicial do Sumô, onde os novatos começam), será muito difícil. O que é uma pena, pois gostaria de ver o mangá sendo serializado.

Já Hi Fi Cluster e Sporting Salt estão prontos para entrar no Dôhyo e começar as batalhas pelo sucesso, porém parece que nenhum dos dois treinaram o bastante para serem bem sucedidos nessa cruel e acirrada competição que o Bansuke (Bansuke é o ranking de Sumô que sai cada 2 meses, é minha referência ao Table of Contest, TOC). O pré-rank de de Hi Fi Cluster foi baixo, e Sporting Salt já foi colocada também em uma posição baixa, a tendencia é os dois mangás fracassarem. Sobre Hunter x Hunter, bem mais uma vez levou um Fusenshai (Derrota por W.O).

Hinomaru Zumou, Color Page.

O primeiro lugar deste Bansuke (Ranking) foi Ansatsu Kyoushitsu, nesta classificação ele conseguiu dar um belo Uwatê Naguê (Golpe em que o adversário é arrematado para cima da cintura) em One Piece, e conseguiu destabiliza-lo um pouco. Porém, todo mundo sabe como One Piece ainda é mais forte/popular que Ansatsu, e em breve deve devolver o golpe, vencendo a batalha e re-assumindo a primeira posições no Bansuke, não é por nada que One Piece é o detentor do Yokozuna (Posto máximo de um Sumatori)

Como já dito, o segundo lugar ficou com One Piece, a partir deste capítulo a saga de DoFlamingo começa a ficar bem emocionante e eletrizante, proporciando uma possibilidade de One Piece fazer um Rensho (Sequência de vitórias), será bem difícil conseguir derrubar-lo. Mas também, não podemos esquecer que seu arqui-inimigo Ansatsu também está preste a ser ranqueado um arco fantástico e bem eletrizante, não tanto quanto de One Piece, mas pode ser o bastante para roubar vários primeiros lugares.

Para minha alegria Gintama continuou nas altas posições, inclusive melhorou, pegou uma terceira colocação - Este Rensho (Sequência de vitórias) do mangá está me agradando... Isso demonstra que se o mangá trazer o que o público tanto quer, pode voltar a estar no topo das classificações. Para quem ainda não entendeu essa melhora repentina da obra, é porque começou uma saga extremamente sangrenta, cheia de batalhas, onde esta tendo uma luta entre o protagonista e outro personagem muito amado, uma luta bem interessante. Acredito que Gintama poderá se manter nas boas posições até essa saga terminar, será o seu Kati-Kôshi (Quando um Sumotori vence a maioria das lutas do torneio, e assim é promovido).

Em quarto lugar temos Naruto que conseguiu outra posição bem medíocre, daqui a duas edições o mangá irá se Intai (Aposentar), deixando de uma vez por toda o Dôhyo (O mangá, não o autor). Mesmo estando em sua saga final, o mangá simplesmente não embala e fica nessas posições medíocres. Não é que atualmente importe muito a classificação de Naruto, mas como o mangá esta no seu climax, o normal seria pegar primeiro ou segundo lugares. 

Fechando o TOP 05, temos Boku no Hero Academia, o mangá já deixou de ser um Amazumo (Sumotori amador) e levando em contas suas altas posições no Bansuke (Ranking), podemos já classifica-lo como um lutador profissional, membro da liga Juryô (Quinta categoria, quando o Sumotori deixa de ser considerado amador/aprendiz e começa a ganhar salário), agora Hero é um Rikishi (lutador profisisonal). O autor esta conseguindo dividir bem o núcleo, dando destaque até a personagens secundários da Academia, o mangá só esta melhorando, não consigo vê-lo perdendo desempenho nos próximos capítulos.

Shokugeki no Souma ficou em sexto lugar e pega outra posições bem "fraquinha" levando em conta a popularidade e qualidade do mangá... Souma esta levando vários Hiritês (Golpes de mão, normalmente no rosto), e não esta reagindo. Ainda acredito no potencial de Souma, e vejo ele pegando um primeiro lugar em breve, mas o mangá esta em um Renpai (Sequência de derrotas) muito sério. Souma mesmo apresentando capítulos ótimos não esta conseguindo conquistar o voto dos leitores, quem sabe como fim de Naruto isso não mude.  Existe uma suspeita que na próxima edição, quando Souma ganha uma capa pode ser anunciado o anime, mas como não foi dito que haveria um "grande" anuncio em relação a Souma, diminui as chances de ter de fato este tão esperado anuncio, mas não desanimem, pois enquanto houver sol, ainda haverá. 

Outro que vem em um sério renpai (Sequência de derrotas) é Toriko, que ficou em sétimo, mas o mangá já recebeu um Make-Kôshi (Quando o Sumatori é rebaixado de ranking após perde a maioria das lutas do torneio), de fato Toriko não faz mais parte do grupo dos mangás que lutavam pelo primeiro lugar, agora o mangá luta pelo TOP 05, uma triste mudança de realidade, mas que é causada pelo fato da Shonen Jump não dá mais destaque publicitário ao mangá (Preferem focar nos novatos que tem mais potencial) e também pelo fato da saga atual não esta tão atrativa para os japoneses, eles não querem ver Toriko lutando contra criaturas, e sim contra inimigos humanos.

Em oitavo lugar temos Nisekoi, que é o perfeito exemplo de Yaocho (Quando alguém ganha ou perde uma luta em troca de dinheiro), só que no caso dele esta "perdendo" uma luta. Antes de adiantar a história, ele prefere atrasa-la enchendo de fillers, para assim não termina muito cedo e continuar aproveitando o sucesso que a obra tem. Com certeza se o mangaká tivesse focando o desenvolvimento da história o mangá pegaria posições muito melhores no Bansuke. 

Capa do Volume 01 de Hero, clique aqui para ver as demais capas de Novembro.

Abrindo o Bottom em nono temos PSI Kusuo Saiki que esta em uma séria Make-Kôshi, podendo ser rebaixado de ranking (Dos mangás que lutam para o TOP 05 para aqueles que lutam para fugir do Bottom), isto acontece porque tanto PSI quanto Isobe receberam um Ôshidashi de Gintama (Golpe que empurra o inimigo para fora da Arena) - Gintama está roubando os votos desses dois mangás, fazendo que eles peguem péssimas posições, não acho nenhum dos dois corram risco de cancelamento, pois as posições continuam muito boas. 

Em décimo temos Bleach que esta em um renpai (Sequência de Derrotas) tão grande que os outros Sumatoris já o vêem como carta fora do baralho, o mangaká virou saco de pancada, já recebeu vários Wakas (Golpes):  Hiritês (Golpe de Mão), Hikakês (Golpes com a perna), Kote Naguê (Golpe com braços e mãos), entre muitos outros, e não vejo o "efeito Gintama" acontecendo com Bleach, pois até em capítulos muito bons, emocionante e sangrentos o mangá não conseguiu voltar ao TOP 05, quem sabe, caso Ichigo comece a lutar seriamente a situação não mude, mas acho bem improvável.

Juudouzu estreou no décimo primeiro lugar, e estreou com um Kuroboshi (Derrota). O mangá de Karatê não conseguiu convencer o público japonês e a tendencia é suas posições se manterem ou até mesmo piorar. Se Juudouzu foi um fracasso, é bem capaz que os demais mangás sejam ainda pior, já que o nosso mangá de karatê fora da realidade era o favorito a ter um bom desempenho.

Em décimo segundo temos World Trigger, outro que vêem em uma série de Renpai (Sequência de derrotas). O anime acredito que já pode ser considerado um fracasso completo, pois o mangá não recebeu nenhum boost, nem nos volumes antigos e nem no volume atual, o problema foi simples, quem viu o anime de World Trigger pegou uma rejeição ao mangá, pois pensou que o mangá era tão ruim quanto o anime... Agora o mangá depende somente dele mesmo para se salvar, mas duvido, por mais que eu torça, eu duvido que WT passará de 2015, ele só se salva se o ano de 2015 for bem ruim e nenhum novato conseguir fazer sucesso.

Nas últimas duas posições tivemos Mitsukubi Condor e Yoakemono... Na página final desta edição de Condor vimos um aviso que o mangá chegará no climax da próxima edição, a número 49, levando a crer que o mangá será encerrado nela, levará um Kimaritê (Golpe decisivo, por isso o golpe do cancelamento). Isso é uma boa notícia para quem esta ansioso pela nova leva, que deve chegar na edição número 50 (Na mesma em que Naruto termina, por isso Naruto não deve ter capa, e só uma página colorida dupla especial, como Beelzebub e Kuroko no Basket tiveram). Yoakemono provavelmente vai terminar na edição 51... Por isso, ficamos na espera dos nossos Shinsumos (Novos sumôs, por isso os mangás novatos).

PS: Dohyo Matsuri é a cerimonio de inauguração de um Dôhyo.

2ch Ratings.

Chegamos a análise do 2ch Ratings, relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos, na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos, e temos o mangá mais bem "aceito" da Edição.

Edição 46, Cover Naruto
Color Page: Boku no Hero Academia, Shokugeki no Souma e Moromono no Jiyou
Ausentes: Hunter x Hunter

#Posição - Nome do Mangá (Total de Pontos) Média de Votos

#01 - Boku no Hero Academia (172) 3.58
#02 - Hinomaru Zumou (163) 3.40
#03 - Naruto (155) 3.23
#04 - PSI Kusuo Saiki (148) 3.08
#05 - Gintama (142) 2.96
#06 - Mitsukubi Condor (141) 2.94 Foi tarde demais a melhora
#07 - Isobe Isobee Monogatari (138) 2.88
#08 - Juudouzu (131) 2.73
#09 - World Trigger (130) 2.71
#10 - Ansatsu Kyoushitsu (129) 2.69
#11 - Shokugeki no Souma (127) 2.65
#12 - One Piece (126) 2.63
#13 - Haikyuu!! (122) 2.54
#14 - Nisekoi (102) 2.13 O pulo do gato
#15 - Kochikame (98) 2.04
#16 - Moromono no Jiyo (90) 1.88 Triste pela posição
#17 - Bleach (90) 1.88
#18 - Toriko (79) 1.65
#19 - Yoakemono (67) 1.40
#20 - Hi-Fi Cluster (66) 1.38
#21 - Sporting Salt (61) 1.27 Vish...

Bem, esta edição foi bem previsível, percebemos que Condor de fato começou a agradar mais o público da 2ch, e quem sabe também o público geral da Shonen Jump, mas essa melhora foi tarde demais, uma pena, é com dor que vejo essa situação de Condor (Sim, eu não pudia deixar o mangá ir embora sem fazer essa piada horrível).

Outros dois mangás deram um pulo do gato, Nisekoi e Naruto. Mas Naruto não veremos essa melhora, porque será encerrado antes deste capítulo ser ranqueado, já Nisekoi não acho que a melhora foi tão significa ao ponto vermos o mangá pegando um TOP 05 no TOC. Moromono no Jiyo foi mal aceito, por isso não deve virar série, infelizmente.

Sobre os novatos, bem Juudouzu foi muito mal ranqueado no TOC, e vêem conseguindo posições medianas na 2ch, imagina as posições que Hi Fi Cluster e Sporting Salt irão conseguir? Como imaginado, essa nova leva será um fracasso total. Vamos torcer para a próxima ser melhor.

Haikyuu!!, Color Page.

EXTRA: Saiu o resultado do SORTEIO DA WEEKLY SHONEN JUMP 46 - O Link da postagem anunciado o vencedor esta na caixa de comentários deste Post, por isso, não perca tempo e vá vê se tu ganhou ou não. Meu objetivo atualmente será fazer Sorteio a cada dois meses, por isso, esperem que em breve vocês podem ter a notícia de um sorteio vindo aí! Próxima semana notícias sobre a Stories Magazine.

ATUALIZAÇÃO 01: Saiu as Covers dos Volumes que serão lançados em Dezembro, entre eles temos a capa de Souma, Naruto, Zumou,  Boku no Hero Academia (Primeiro Volume), entre outros, para conferir as capas dos volumes individuais, clique aqui

ATUALIZAÇÃO 02: Isobe Isobee Monogatari foi um capítulo... se preparem... FULL COLOR PAGE! Isso mesmo, o seu capítulo foi FULL COLOR PAGE. Quando sair a raw do capítulo, passarei o link!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'