quinta-feira, 16 de abril de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #21 (Ano 2015).


Luto antecipado. 

Os editores da Shonen Jump estão desesperados por achar mais e mais sucessos, mal acabaram de lançar uma leva com quatro mangás e nesta edição anunciam mais uma nova leva, desta vez com três mangás - Tem autor veterano voltando, campeão da Golden Future Cup e novato vindo da Jump NEXT!, se não bastasse também tivemos um TOC bem interessante:

Weekly Shonen Jump Issue #21 (20/04)
Nisekoi (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Boku no Hero Academia
02 - Ansatsu Kyoushitsu
03 - Toriko
04 - Shokugeki no Souma
05 - Black Clover
06 - Gintama
Haikyuu (Página Colorida)
07 - World Trigger
08 - Hinomaru Zumou
Haeniwa no Zig Zag (Página Colorida / One Shot)
09 - PSI Kusuo Saiki
Kagamigami (Página Colorida)
Kochikame
10 - Ultra Battle Satellite (UBS)
11 - Gakkyuu Houtei
One Shot (Substituto de Bleach)
12 - Kaizou Ningen Roggy
13 - Takujou no Ageha
Isobe Isobee Monogatari

One Piece (Ausente)
Bleach (Ausente)


Shonen Jump Issue #22/23:
Capa e Página Colorida de Abertura: One Piece
Página Colorida: Black Clover, One Shot, Naruto Gaiden (Mini-Série)


Shonen Jump Issue #24:
Capa, Página Colorida de Abertura, Nova Série: Sesuji wo Pin! to Kyougi Dance-bu e Youkoso (Yokota Takuma)

Shonen Jump Issue #25:
Capa, Página Colorida de Abertura, Nova Série: Lady Justice (Ogino Ken, vindo da Jump NEXT Vol.01 2014)

Shonen Jump Issue #26:
Capa, Página Colorida de abertura, Nova Série: Devily-man (Kentarou Fukuda, Vencedor da Golden Futuro Cup)



Nisekoi, Página Colorida de Abertura

Isso mesmo "boyz", já teremos mais uma nova leva vindo aí, desta vez com três novas séries e uma mini-série de Naruto - Como eu já havia dito a nova "leva" chegaria em Maio, porém de nenhum modo eu esperava que fosse estrear 3 novas séries, isso é uma quantidade bem surpreendente para mim - Infelizmente isso significa que ao menos três séries serão canceladas, provavelmente Gakkyuu Houtei, Roggy e Takujou no Ageha. O cancelamento de Houtei e Ageha já eram esperado, mas não deixo de ficar surpreso pelo cancelamento precoce de Roggy.

Nesta edição tivemos capa da Nisekoi, em comemoração a chegada do seu anime, no ano passado, quando estreou a primeira temporada, o mangá recebeu um capítulo totalmente colorido como presente, este ano somente uma capa e página colorida de abertura, mas levando em conta que é a segunda temporada, já esta de bom tamanho o presente. Muita gente torce pelo cancelamento de Nisekoi, assumo que fico chateado pelo fato do autor enrolar muito, mas enquanto os japoneses estiveram gostando, é válido se manter na revista.

Na edição tivemos também página colorida para Haikyuu!! e Kagamigami - Esta página colorida de Kagamigami não confirma que a série será um sucesso, mas já é um bom passo nesta direção, além de comprovar que os editores estão apoiando a série. Espero que esta seja a primeira e muitas páginas coloridas que virão para Kagamigami. Por fim tivemos nessa edição dois One Shots, para a minha alegria, para mim todas as edições da Jump deveria haver One Shot e lamento muito quando alguma não tem nenhum.

Haikyuu!!, Página Colorida.

Chegando ao TOC, em primeiro lugar tivemos Boku no Hero Academia, após algumas semanas pegando segundos lugares e terceiros lugares, a série conseguiu voltar a liderança - Muitas pessoas pensando quando vão anunciar o anime de Boku no Hero Academia, primeiramente devemos ter um pouco de calma, o mangá não tem nem um ano de vida (A série estreou em Julho de 2014), mas acredito que talvez após 1 ano e meio de vida, já comecemos a pensar mais seriamente no anime de Hero, sendo mais possível ser anunciado no seu aniversário de 2 anos, por isso, somente no ano que vem.

Em segundo lugar tivemos Ansatsu Kyoushitsu, uma especulação que "circula" ao redor de Ansatsu Kyoushitsu é o possível fim da série ainda este ano, acho essa opção pouco provável, mas é bem possível que a série termine já no próximo ano, já que o periodo para matarem o Koro-Sensei esta chegando ao fim - Outro ponto que acho importante comentar é o fato dos editores estarem desesperados em achar vários novos sucessos, assim estão estreando muitas novas séries... Isso é sinal que estão preocupados com a possibilidade de várias séries famosas estarem terminando?

Tanto Ansatsu Kyoushitsu quanto Nisekoi, Gintama e Bleach tem possibilidades reais de já serem encerrados naturalmente no próximo semestre, sendo que Ansatsu Kyoushitsu tem uma possibilidade bem menor dentro deste grupo - Provavelmente sabendo que vão perder quatro séries populares em um ano, os editores estão desesperados já tentando achar os novos sucessos, assim, estreando vários mangás de vários estilos diferentes para ocupar previamente o espaço destes mangás que irão ir embora da revista, os editores estão sofrendo do famoso "luto antecipado", tentando preencher a falta, antes mesmo da pessoa/mangá partir. Uma escolha inteligente e que explica o fato de vários mangás estarem estreando nos últimos meses

Haeniwa no Zig Zag, Página Colorida (One Shot)

Em terceiro lugar tivemos Toriko, após uma semana ausente o mangá voltou já conquistando uma terceira colocação, então, é certo que Toriko esta uma montanha russa, e isso é uma péssima notícia pensando a longo prazo, porém o fato do mangá conseguir ainda conquistar posições altas é também um bom sinal, significa que ainda tem vários leitores dispostos a votar na série. Agora é necessário que o autor foque em criar sagas que agradem MUITO os leitores e assim Toriko poderá recuperar a popularidade que havia a mais ou menos 3 anos atrás. Não será uma luta fácil, já que o mangá não ganha página colorida a mais de 8 meses, MUITO tempo, mas o autor é talentoso e experiente, tem capacidade de fazer a série se reerguer.

Em quarto lugar tivemos Shokugeki no Souma, infelizmente o mangá não vem recebendo o boost esperado, até Arslan Senki e Owari no Seraph receberam um boost maior nos volumes antigos (Arslan Senki mais pela qualidade do roteiro do que a animação em si), mas ainda não é motivo para ficar triste; primeiramente o anime pode dar um boost mais tardio aos volumes, estamos somente no segundo episódio, até o oitavo ou nono, a possibilidade de receber um grande boost é real. E mesmo que o mangá não recebe um boost gigantesco, é certo que esta recebendo um bem pequeno que irá interferir na venda dos volumes mais novos, podemos ver o novo volume vendendo entre 100K a 200K a mais.

Fechando o TOP 05, temos Black Clover, é fantástico ver que Tabata Yuuki finalmente conseguiu acertar na sua obra, após o fracasso de Hungry Joker - Porém, é necessário que o autor saiba manter a popularidade da obra em alta, sem fazer grandes besteiras no roteiro para que assim não aconteça do mangá ir perdendo público e depois fracassar, como aconteceu com Magico. O interessante dessa leva, é que Tabata Yuuki foi assistente de Iwashiro, criador de Kagamigami, agora Yuuki e Iwashiro estão juntos na revista, coexistindo e vendo suas novas séries vingando.

Kagamigami, Página Colorida.

Em sexto lugar tivemos Gintama que continua pegando boas posições, minhas esperanças em ver a série conquistando um primeiro lugar, cedo ou tarde, continuam bem vivas, porém sei que isso será bem dificil de acontecer - Por mais que muitos fiquem triste pelo fim de Gintama, estou feliz que a série esta caminhando para o seu final natural, é claro que o mangá já não vende tanto quanto vendia anteriormente e também é claro que não tem mais o mesmo espaço que havia antigamente na Shounen Jump, por isso é fantástico ver que o autor poderá encerrar sua série naturalmente e também é fantástico ver o autor em um novo projeto, seja na própria Shonen Jump ou em outra revista, ele é talentoso demais para ficar preso por toda uma vida a "Gintama", acho que deve aproveitar sua criatividade e criar vários outros projetos.

Em sétimo lugar tivemos World Trigger, o mangá após uma péssima posição na semana passada, conquistou uma bem mediana nessa semana, porém que não deixa de ser uma boa notícia levando em consideração a situação de World Trigger - Olha, quantos mais novatos dão certo, pior é para World Trigger que já não está em uma situação confortável, porém, também tenho que assumir que o fato de vários veteranos estarem dando "pinta" que serão encerrados em breve, é uma ótima notícia para World Trigger... Porém, já temos outra má notícia, o mangá não vai ganhar sua capa nem de comemoração dos 2 anos e nem dos 100 capítulos, isso é certo, os editores estão esquecendo da existência de World Trigger. O futuro do mangá esta totalmente em aberto, dependerá do rumo que a obra tomará e do desempenho das novas séries, vamos torcer para que World Trigger sobreviva.

Outro mangá que esta com um futuro totalmente em aberto é Hinomaru Zumou, porém para Zumou a situação esta mais ainda tensa - Sejamos sinceros, as vendas de Zumou são péssimas, simplesmente PÉSSIMAS, o quarto volume deve ter vendido entre 30 a 35 mil em 10 dias, um número extremamente baixo, para piorar no TOC o mangá vem constantemente pegando posições medianas, não tendo mais o bom rendimento que havia anteriormente, de fato, Zumou vai se tornando o novo "Ace" (Do autor de Captain Tsubasa!), que estreou conquistando um primeiro lugar na Shonen Jump, teve um ótimo começo, mas a partir do capítulo 30 começou a ter uma boa queda de popularidade, até quando foi cancelado. durando assim um ano e meio na revista. Espero que Zumou se recupere e volte a brilhar.

Página Colorida do One Shot de Devily-Man (Nova Série)

Abrindo o Bottom tivemos PSI Kusuo Saiki, não irei comentar muito sobre a obra, já que como explicado nas análises anteriores é normal "gag mangas tradicionais" terem tanta variação de posição, PSI parece seguro e para quem gosta da obra, não deve se preocupar - Quem deve ficar preocupado são os fãs de Ultra Battle Satellite, que nessa semana ficou na décima posição, não lembro nenhum caso recente em que um mangá estreou tão mal e conseguiu se tornar um sucesso, tivemos Soul Catcher (S) que conseguiu sobreviver por 1 ano, vamos torcer para que Ultra Battle Satellite ao menos vire um Soul Catcher ou sendo mais otimistas, um World Trigger (Falei casos recentes, temos outros casos como Sket Dance e Yu Yu Hakusho, mas um aconteceu a 10 anos atrás e outro, a mais de 20 anos atrás, já estamos vivendo em uma outra revista, nem dá para comparar).

Lembrando que não é certo que a 7 capítulos atrás, teve o primeiro capítulo de UBS, isso foi uma informação falsa dada por Bakuman (Bakuman deu várias informações falsas, como dito por um editor da Jump, é bem realista o modo que é criado os mangás dito em Bakuman, porém o funcionamento da revista é um pouco falso), mas continuou considerando o intervalo de "7 capítulos", pois de certo os editores já tem a recepção das séries após 2 meses da sua estreia, então é um momento "seguro" em começar a considerar as posições das séries, mesmo que seja bem provável que antes das 7 semanas os rankings já sejam válidos.

Em décimo primeiro tivemos Gakkyuu Houtei, que deve ser cancelado já na próxima leva, uma pena Obata não ter acertado com essa série, quem sabe agora não volte a Jump com Ohba e consiga mais um novo sucesso? Vamos ver. Em décimo segundo tivemos Kaizo Ningen Roggy, então, acho injusto cancelar a série já, vimos pelas vendas do primeiro e segundo volume de E-Robot que a série não foi um fracasso tão grande ao ponto de merecer um cancelamento precoce, por exemplo, E-Robot vendeu mais que Sporting Salt (E chegou perto das vendas de Hi-Fi Cluster e Juudouzu), isso comprova que os editores sacrificaram a série mesmo para poder estrear quatro séries e aparentemente é isso que acontecerá com Roggy, o mangá não é um fracasso tão grande para merecer um cancelamento precoce, mas como querem estrear 3 séries, irão cancelar Roggy. Em último lugar tivemos Takujou no Ageha, que também deve dançar já no próximo mês.

 Página Colorida do One Shot de Sesuji wo Pin! (Nova Série)

Novas Séries:

A Reflexão Semanal número 35 será direcionada as novas séries, como sempre faço (A número #34 será o encerramento do Conhecendo a Shonen Sunday, caso não tenha lido a primeira parte, recomendo ir ler, é sempre bom conhecer a história de outras revistas), mas já deixo para vocês a prévia das três novas séries:

Sesuji wo Pin! to Kyougi Dance-bu e Yokosu (Yokota Takuma): Então, a série será sobre um clube de dança e o One Shot da série foi lançado em 2011, por isso é de se esperar grandes mudanças no resultado final - Como é esperado do autor, que é veterano, a série deve unir uma boa comédia com um bom romance, pode ser um bom substituto para Nisekoi, mesmo que os dois mangás podem coexistir tranquilamente na revista - Será bem difícil Sesuji wo Pin! fazer sucesso, porém o autor é talentoso e veterano, tem capacidade de transformar este tema bem incomum para a Shonen Jump em um grande sucesso.

Lady Justice (Ogino Ken): Autor novato esta estreando com sua mais nova série, Lady Justice que teve o seu One Shot lançado na Jump NEXT! Vol. 01 de 2014, e foi muito bem aceito pelo público japonês - O mangá une B-Shounen com ecchi e conta a história de uma super-heroina bem sexy que tem como poder a "super força", ao ponto de conseguir destruir um caminhão somente com seu soco. É uma comédia que mistura com ecchi, pode até funcionar.

Devily-man (Kentarou Fukuda): One Shot vencedor da Golden Future Cup de 2014, é um mangá de investigação, onde um garoto junto com seu amigo demônio participam de uma organização secreta que investiga acontecimentos sobrenaturais, é uma legitima obra de investigação (Diferente de Kagamigami que tem elementos de investigação, porém é um B-Shounen mesmo). O One Shot tem um bom clima de comédia e ao mesmo tempo, um clima bem bizarro relacionado ao sobrenatural, o autor conseguiu unir bem os dois elementos. Vamos torcer para que Devily-man quebra a maldição da Golden Future Cup.

Nisekoi, Poster 01.


2ch Ratings

Chegamos a análise do 2ch Ratings, relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos. Na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos, e temos o mangá mais bem "aceito" da Edição, de acordo com o Fórum.

Lembrando que os mangás que o público vota como "Não-Lido", é considerado como nota 0, isto porque quem não leu o mangá, quando é para preencher o cartãozinho de votação, de fato não irá votar na obra, assim é necessário também saber quantos leitores a obra esta perdendo, ou no futuro, ganhando, caso o número de "não-leitores" diminua. Mas ao lado eu coloquei o resultado não contando esse "Não-Lido" como 0, assim vocês poderão saber mais da qualidade do capítulo, mas isso não deve simular tanto assim o ranking no TOC. O critério de desempate é justamente a segunda nota.

Edição 20, Capa de Gintama
Color Page: Shokugeki no Souma, Kekkai Sensen (Capítulo Especial)
Ausentes: Hunter x Hunter e Toriko

Posição - Nome do Mangá - (Média de Votos) - Média Sem Não-Leitores

#01 - Hinomaru Zumou (4.00) 4.00
#02 - Boku no Hero Academia (3.43) 3.69
#02 - PSI Kusuo Saiki (3.43) 3.69
#04 - Gintama (3.29) 3.29
#05 - Ultra Battle Satellite (3.21) 3.21
#06 - Black Clover (3.00) 3.00
#06 - Kagamigami (3.00) 3.00
#08 - Isobe Isobee Monogatari (2.86) 3.08
#09 - Kekkai Sensen (2.57) 3.27 Não é gostaram do capítulo especial?
#09 - World Trigger (2.57) 3.27
#11 - Ansatsu Kyoushitsu (2.57) 2.57
#12 - Kaizo Ningen Roggy (2.43) 2.62
#13 - Shokugeki no Souma (2.29) 2.67
#14 - Haikyuu!! (2.14) 3.33
#15 - Takujou no Ageha (2.07) 2.42
#16 - One Piece (1.79) 2.08
#17 - Kochikame (1.64) 2.09
#18 - Bleach (1.43) 1.54
#19 - Nisekoi (0.93) 1.44
#20 - Gakkyuu Houtei (0.57) 0.80

Em primeiro lugar novamente tivemos Hinomaru Zumou, esta claro que a 2ch simplesmente ama esse mangá, aliás acho que todos os compradores do volume de Hinomaru Zumou vem justamente da 2ch, porque se dependesse deles Zumou seria o mangá mais vendido da Jump - Mas brincadeira a parte, Zumou é um ótimo mangá e é triste vê-lo não tendo a mesma recepção que a 2ch. Nessa edição tivemos capítulo especial de Kekkai Sensen, que teve 2.57, mas como é um capítulo especial, contamos só as notas dos leitores, então o mangá teve incríveis 3.27.

Enquanto isso os novatos parecem estar indo bem, UBS, Black Clover e Kagamigami um atrás do outro, juntinhos no sucesso, pelo menos na 2ch - Agora no TOC mesmo vamos ver se os três irão sobreviver. Roggy é o excluído do grupo, é o novato mais feinho, que ninguém liga e fica no canto da sala vendo os novatos populares brincando. E parece que não vai conseguir se enturmar de nenhum modo, a tendência é Roggy ser cancelado em breve.

Por fim, gostaria de comentar sobre a melhora de Boku no Hero Academia, após semana pegando posições medianas, parece que o pessoal se animou com o torneio de confrontos da olimpíada e as notas da 2ch aumentaram enormemente, como disse meu amigo Bruno Jacobucci em um dos podcasts, todo mundo ama torneios.

Nisekoi, Poster 01. Whistle! (Blade Scans) & Cyanide Twitch

Tu gosta de mangá de esporte? Então, algumas TOCs atrás eu fiz publicidade de Whistle! que estava sendo lançado pela Lion Scanlator, infelizmente a scan largou o projeto, mas a Blade Scan comprometida com nós leitores, PEGOU Whistle! e vai dar continuidade a série, logicamente, mantendo a altíssima qualidade (O que não é uma novidade vindo da Blade Scans, porque eles sempre entregam projetos de altíssima qualidade).

Para quem não conhece, Whistle é um mangá de futebol lançado nos anos 90 na Jump e que fez um sucesso gigantesco, podemos dizer que Whistle é fácil um dos melhores mangás de futebol já lançado, aliás, para alguns é O MELHOR. Então para você que gosta de futebol ou mesmo gosta de mangás de esporte, é uma obrigação conferir Whistle! 

Whistle! - Blade Scans

A outra recomendação é relacionada a League of Legends, para você que é jogador deste MOBA (Eu também sou) e que sabe um pouco o inglês, recomendo assistir a stream de um dos melhores jogadores do gênero, Cyanide - Ele já foi campeão mundial pela Fnatic, tri-campeão europeu e venceu vários outras competições, o cara é simplesmente um dos melhores junglers que já existiu em League of Legends, chegou a ser apelidado de "Rei do Smite".

Recomendo mesmo vocês darem uma olhada, eu já joguei várias vezes com o Cyanide, já conversei com ele (Tenho adicionado no LOL) e é um cara super simpatico que esta disposto a sempre responder várias perguntas que fazem no seu chat do Twtich, logicamente, como são muitos comentários, ele não responde todos, mas aqueles que ele lê, com certeza ele responde - É uma ótima stream para quem quer aprender um pouco mais de inglês e também aprender a jogar melhor.

Prévia da Próxima Edição, número 22-23.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'