sexta-feira, 24 de março de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #17 (Ano 2017).


Regras & Exceções. 

Após uma analise polêmica que dividiu a opinião de muitos dos leitores de Analyse It - Alguns gostaram, outros odiaram - Voltamos a análise mais "tradicionais". Essa semana tivemos uma edição muito importante para dois mangás; Boku no Hero Academia e Boku-tachi. Além disso, comentarei um pouco sobre as regras que alguns mangás estão presos. Sem mais delongas, vamos à TOC:


TOC Weekly Shounen Jump #17 (27/03/17)
Boku no Hero Academia c131 (Capa e Página Colorida de Abertura)
Boku no Hero Academia Smash!! (Capitulo Especial)
01 - Black Clover c103
02 - One Piece c860
Robot×Laserbeam c02 (Página Colorida)
03 - Gintama c628
04 - Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c08 (Primeiro Rank)
Yakusoku no Neverland c32 (Página Colorida)
Harapeko no Marie (Capítulo 05)
05 - Haikyuu!! c247
Shokugeki no Souma c208 (Página Colorida)
Dr. Stone (Capítulo 04)
06 - Kimetsu no Yaiba c55
07 - Hinomaru Zumou c138
08 - Saiki Kusuo no Sainan c237
Poro no Ryuugaku-ki (Capítulo 06)
09 - Yuragi-sou no Yuuna-san c56
U19 (Capítulo 07, Pré-Rank)
10 - Samon-kun wa Summoner c74
11 - Spring Weapon No. 1 c22
Isobe Isobee Monogatari ~Ukiyo wa Tsurai yo~ c230
Ausente: Boruto c11 (Mensal)

Hiato: World Trigger c165 e Hunter x Hunter c361

Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos como capa e página colorida de abertura, o nosso querido Boku no Hero Academia, que nesse Sábado (amanhã) vai começar a sua segunda temporada, que inclusive vai ser exibida em um canal diferente, no NTV, ás 17h 30m. A série vai passar logo antes de Detective Conan, e tem grandes chances de se tornar uma série de audiência (por isso, não sendo mais dividida por temporadas). Estar passando em um horário tão bom deve catapultar ainda mais a popularidade da série, que pode conseguir finalmente alcançar as vendas que todos esperavam da série. Existe uma possibilidade da série começar a ter vários "fillers"? Sim, mas esse é o custo de virar uma série com lançamento continuado. 

Também tivemos algumas páginas coloridas nessa edição. A primeira é de Robot x Laserbeam, série que tem grandes chances de se tornar o mais novo mangá de esporte de sucesso da revista (está mais do que na hora de termos um novo), mas essa leva, com tantos mangás bem recebidas, será um grande desafio para o autor. Também tivemos página colorida para Shokugeki no Souma, e para Yakusoku no Neverland, esse último que vai lançar o seu terceiro volume nos próximos dias, e vamos torcer para que consiga alcançar bons resultados - mesmo que, se as vendas continuarem nesse mesmo nível, a série não correrá nenhum risco de acabar sendo cancelada, pois já tem um bom número de séries que vendem menos. 

Para encerrar a zona "mangás não ranqueados", tivemos as séries novatas que cada vez mais está claro o futuro desses mangás. U19, levando em conta suas péssimas posições (lembrando que para os japoneses, os editores já sabem a recepção do primeiro capítulo quando é lançado o quinto capítulo, por isso, atualmente já devem saber a recepção dos três primeiros) e também os comentários negativos sobre a série nos fóruns japoneses, as suas chances de sobreviver são bem baixas. Poro no Ryuugaku-ki também tem poucas chances, já que teve inicialmente uma recepção mediana e atualmente não está tendo um feedback positivo por parte dos leitores (presente nos fóruns japoneses). Se essas duas séries estão indo mal, não posso dizer o mesmo de Dr.Stone e Harapeko no Marie; esses dois mangás parecem ter agradado o público japonês e tem mais chances de sobreviverem. Logicamente, por serem autores veteranos, os seus números podem acabar sendo inflados pela fanbase, deste modo, o público "geral" pode ter uma recepção diferente. Como temos quatro potenciais sucessos, talvez os editores acabe cancelando um que está indo bem, mas acho essa possibilidade baixa.

Em primeiro lugar tivemos Black Clover que em breve deve ser lançado oficialmente o seu OVA (aquele que foi divulgado na Jump Festa), por isso tem uma grande possibilidade de vermos a série ganhando um volume especial no mês de maio - Sobre a segunda temporada de Boku no Hero Academia, podemos dizer que Black Clover recebeu um leve soco no estomago, se levarmos em consideração o "sonho" da série em se tornar o terceiro pilar. Eu não diria que está acabada, mas antes a série dependia de uma grande primeira temporada do anime (que triplicasse as suas vendas), agora a obra precisa torcer para que a segunda temporada de Boku no Hero Academia não seja um grande sucesso (lembrando que o mangá está em um novo horário, aliás, um ótimo horário). De qualquer modo, Black Clover tem ótimas chances de se tornar o terceiro pilar da revista (ninguém disse que a revista obrigatoriamente deve ter TRÊS pilares), caso consiga superar a marca de 600 mil cópias por volume após o anime, consiga atrair muitos leitores, e logicamente, tenha o apoio editorial para tal, como acontece com Boku no Hero Academia, Haikyuu!! e ONE PIECE (vender bem não é o único critério para considerarmos uma série um pilar, principalmente para dar uma vaga à um possível quarto pilar. Para tal, é necessário que ao menos, a terceira e quarta série estejam em uma posição muito parecida dentro da revista, o que ainda não é uma realidade). 

Em segundo lugar tivemos ONE PIECE que continua tranquilo na revista. Acho que nunca a coroa de rei da revista esteve tão bem encaixada na cabeça da série quanto nesse último ano (no caso, após o encerramento de Ansatsu Kyoushitsu), e mesmo com suas vendas caindo lentamente, a sua margem de vendas ainda continua alta o suficiente ao ponto da série não precisar se preocupar realmente com isso (mesmo que é importante ser analisado o motivo das quedas, para assim, encontrar uma solução para o problema, fazendo-a aumentar novamente. Uma empresa nunca deve se contentar com as vendas atuais dos seus produtos, principalmente, se por algum motivo, essas vendas estão diminuindo progressivamente). Em terceiro lugar tivemos Gintama que ultimamente vem recebendo posições altas mais regularmente, o que pode significar duas coisas: o primeiro é que os editores querem que a série seja encerrada com dignidade (acredito nessa opção), e a segunda é que os editores (e o autor) decidiram fazer a série sobreviver um pouco mais do que o planejado, por isso estão dando um bom destaque para assim o mangá dar uma pequena respirada, e não ficar sempre entres os últimos. 

Em quarto lugar tivemos o primeiro ranqueamento de Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, um ótimo resultado para a nova série de comédia romântica harém (deste modo, é praticamente o substituto perfeito para Nisekoi).  E acredito que ter um mangá desse gênero na revista só irá ajudar a Shonen Jump, pois quanto mais diversificada é a revista, maior a possibilidade de se atrair públicos diversificados, obviamente. A revista de certo modo está adquirindo uma nova roupagem, mas não obrigatoriamente adotando uma nova moda - o que quero dizer; a revista está estreando vários mangás com temáticas diferenciadas, para compor um painel que mantém as mesmas composições de gêneros que fez a revista se tornar a maior do Japão. Por isso essa leva é tem tantos gêneros diferentes, ao invés de apostarem em uma leva com quatro B-Shounens puros, por exemplo (como foi a leva de estréia de Black Clover). Voltando para Boku-tachi, os capítulos seguintes continuaram a agradar os leitores, por isso, acredito que a série tenha boas chances de conseguir se estabilizar na revista, e mesmo não se tornando um grande sucesso imediato, poderá pouco a pouco, crescendo em vendas. Logicamente, o primeiro ranqueamento das próximas séries será essencial para termos certeza de qual será o futuro de Boku-tachi.

Em quinto lugar tivemos Haikyuu!! que continua muito seguro na revista, mas por um motivo muito óbvio, ainda não recebeu a sua tão esperada capa de aniversário. Talvez receba na edição #19 ou #20. O motivo é bem simples; esse capa de Boku no Hero Academia é essencial para avisar aos leitores da revista que a série será lançada em um novo canal, ao mesmo tempo que atrai os novos espectadores, e a de BORUTO pelos mesmos motivos de Hero. Além disso, a verdade é que os editores estão "cheios" de séries que comemoram aniversário nesse período, e pelo andar da carruagem, no próximo ano teremos ainda mais (já que estreou uma leva de seis mangás, em um período, no qual tínhamos já cinco séries (contando World Trigger) que comemoravam aniversário entre o mês de fevereiro e abril. A solução será realmente ignorar o aniversário de muitas séries, comemorando-o muitas edições depois. Como já aconteceu com World Trigger, que em 2016, recebeu a sua capa de comemoração mais de dois meses após a data correta. 

Em sexto lugar tivemos Kimetsu no Yaiba que realmente virou um monstro. Eu não tenho vergonha de admitir os meus erros, e quando a série teve péssimos resultados nos dois primeiros volumes, comentei que os editores estavam sendo muito "bonzinhos", e mesmo que se seguirmos a regra, realmente a maioria dos mangás que vendem tão mal no primeiro e segundo volume, não conseguem superar a marca de 75 mil cópias nos volumes seguintes, Kimetsu no Yaiba chegou para mostrar que todas as regras tem suas exceções. A série pode até ter iniciado vendendo mal, mas a partir do quarto volume entrou no modo "frenesi" e deslanchou em vendas. Mesmo assim ainda é cedo para sabermos até quando essas vendas continuarão aumentando, e se isso resultará em um aumento na confiança por parte dos estúdios de animação em relação a obra. Uma boa adaptação televisiva é essencial para que a série se firme de uma vez por todas como um sucesso da revista, e quando eu digo boa, não estou dizendo em qualidade, mas sim em popularidade, pois sabemos que nem sempre os dois fatores caminham juntos. 

Em sétimo lugar tivemos Hinomaru Zumou que diferente de Kimetsu no Yaiba, em nenhum momento se tornou uma exceção à regra. Existe casos de séries que no primeiro volume venderam mal, mas conseguiram um bom aumento no segundo, que foi continuando ao longo dos volumes seguintes (Ex: World Trigger), mas como Yaiba, que vendeu mal no primeiro e segundo volume, mas a partir do terceiro ou quarto começou a ter um bom aumento de vendas é muito raro. Hinomaru Zumou tinha todos os elementos para entrar nesse grupo dos mangás raros; muita publicidade, um grande "hype", e um mangá que chamava atenção por ser único, mas também tinha elementos que remavam contra essa possibilidade, como por exemplo, a sua temática ultrapassada e seu traço não muito atraente, levando em conta os gostos dos japoneses. O resultado já sabemos, Hinomaru Zumou ficou preso na regra, e até hoje vende muito pouco. Em oitavo lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que se encontra tranquilo na revista, e levando em consideração as chances altas de Poro fracassar, provavelmente continuará "calmo" na revista por mais um bom tempo. Está para nascer uma comédia "pura" (sem enfoque ação ou romance) que consiga ter um rendimento parecido com o de PSI teve já nos seus primeiros volumes. 

Em nono lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que essa semana pode ter tido uma má colocação, mas na próxima, será o primeiro mangá em ordem de leitura. Muitos devem estar irritados por os editores darem somente uma página colorida de abertura para se comemorar o aniversário de um ano da série, mas sejamos sinceros, os editores só darão uma segunda capa para a série quando for anunciado o seu anime. Como eu comentei nas semanas anteriores, Yuragi-Sou está recebendo o mesmo tratamento que To LOVE-Ru recebeu quando estava na revista, por isso, várias páginas coloridas, mas muito poucas capas - To LOVE-Ru só recebeu duas capas em todos os seus quase quatro anos de publicação - Eu espero que Yuragi-Sou no Yuuna-San faça como Kimetsu no Yaiba, e se torne uma exceção à regra (mas nesse caso, a regra dos "ecchi's"), e de algum modo, após o seu anime, os editores decidam dar ao menos, duas capas ao ano para a série (mesmo que pelo andar da carruagem, se começar a receber uma capa ao ano, já seria uma grandíssima vitória). Acredito que Yuragi-sou no Yuuna-San é um boa série para o seu gênero, e os editores não devem perder a oportunidade de fazê-la virar uma grande sucesso comercial.

Em décimo lugar tivemos Samon-kun wa Summoner, que com o possível fracasso de U19 e Poro, voltou a ter boas chances de conseguir sobreviver por mais algum tempo. A série entrou na regra, no qual, Hinomaru Zumou se viu "preso", e parece que não irá sair dela, de nenhum modo. Por isso suas vendas não devem aumentar muito com o tempo. Deste modo, no momento que for oportuno, os editores devem decidir cancelar a série. Por enquanto, com tantos mangás prontos para serem cancelados, e uma série que pode ser encerrada a qualquer momento (Gintama), não vejo motivo para acabar com Samon-kun wa Summoner, AO MENOS, que decidam lançar mais uma leva com mais de quatro mangás, mas não acredito que veremos isso acontecendo nesse exato momento. Em décimo primeiro lugar tivemos Spring Weapon Number One, que deve ter seu futuro selado após o lançamento do segundo volume, mas pelo que tudo indica, será cancelado pelos editores na próxima leva. Aliás, espero que na próxima leva vejamos a estreia de dois novos mangás e o retorno de World Trigger para a revista. Sim, estou sentindo muita falta de World Trigger.

- ME SIGA NO INSTAGRAM; Posto quase todos os dias no meu "Stories" fotos das minhas Magazines Japonesas, dos volumes de mangás diferenciados, produtos de games, animes e mangás. Todas fotos são feitas por mim mesmo, não pego nada da internet. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'