domingo, 21 de maio de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #25 (Ano 2017).


O Último Estreante da Nova Leva


escrito por Diego Felipe

Enfim foi lançado o sexto e último estreante da leva: Inseki Shoujo -Meteorgirl-. Fica a torcida para que pelo menos alguns dos seis novatos consigam fazer sucesso na revista e apresentem um bom nível de vendas. Bem, sem mais delongas, vamos logo à análise.

TOC Weekly Shonen Sunday #25 (2017):
Manatsu Akimoto (Capa)
Inseki Shoujo -Meteorgirl- (Página Colorida de Abertura, Novo Mangápor Ishiyama Riichi, 47 pg.) (capítulo 01)
Magic Kaito (Capítulo Especial, Parte III)
K・O・I - King of Idol (Pré-Rank, 34 pg.) (capítulo 02)
Tenshou no Quadrable (Pré-Rank) (capítulo 06)
01. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 76)
Daiku no Hatou (Página Colorida, Pré-Rank) (capítulo 04)
02. Magi ~ The Labyrinth of Magic (capítulo 349)
03. Major 2nd (capítulo 95)
Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜 (Páginas Coloridas, Pré-Rank) (capítulo 05)
04. Dagashi Kashi (capítulo 142)
05. Tenshi to Akuto!! (capítulo 116)
06. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 19)
07. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 54)
08. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 52)
09. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 46)
10. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 74)
11. Hatsukoi Zombie (capítulo 77)
12. Kyoukai no Rinne (capítulo 370)
13. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 289)
14. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。(capítulo 58)
15. Joujuu Senjin!! Mushibugyo (capítulo 299)
16. Saike Mata Shite mo (capítulo 81)
17. Tokiwa Kitareri!! (capítulo 117)
18. Dameterasu-sama。(capítulo 26)
Youkai Giga (Não é Ranqueado) (capítulo 03)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado) (capítulo 53)
Detective Conan (Ausente) (pausado no capítulo 993)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 120)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)
Zettai Karen Children (Em hiato) (pausado no capítulo 476)

TOC Weekly Shonen Sunday #26 (2017):
- Capa: Mizuki Yamashita & Riria Itou & Momoko Ozono
- Página Colorida de Abertura: K・O・I - King of Idol
- Páginas Coloridas: Kyoukai no Rinne, Tenshi to Akuto!!
- Ausente: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari
- Em hiato: Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko, Zettai Karen Children

A capa da edição foi estampada por Manatsu Akimoto, cantora e idol do grupo Nogizaka46. As páginas coloridas de abertura foram para o último estreante da leva de seis mangás: Inseki Shoujo -Meteorgirl-. A obra estreia com 47 páginas nesse primeiro capítulo e passa a brigar por sua estabilidade.

Os novatos Daiku no Hatou e Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, que estão no quarto e no quinto capítulo respectivamente, também receberam páginas coloridas nesta edição. Daiku no Hatou, que é do mesmo autor de Fantasista e Fantasista Stella, recebeu apenas uma. Já Hoankan Evans no Uso, do autor novato Mizuki Kuriyama, outra vez recebe mais de uma (duas, no caso).

Outros três novatos não receberam página colorida e não estão sendo ranqueados ainda (as obras só serão ranqueadas a partir do oitavo capítulo). São eles: K・O・I - King of Idol (em seu segundo capítulo, que contabilizou 34 páginas no total), Tenshou no Quadrable (em seu sexto capítulo) e Youkai Giga (em seu terceiro capítulo). Youkai Giga pode não vir a ser ranqueado, visto que desde seu segundo capítulo a obra foi alçada fixamente ao penúltimo lugar da ordem de leitura. Quem sempre fica em último, por sua vez, é Sunday Hikagaku Kenkyujo, breve gag mangá que situa o funcionamento da revista. No capítulo desta edição, rolou uma breve entrevista com Tsubasa Fukuchi, autor de Saike Mata Shite mo.

Página Colorida de Abertura: Inseki Shoujo -Meteorgirl-

Com a publicação da terceira parte do capítulo especial de Magic Kaito, o grande pilar Detective Conan mais uma vez esteve ausente, mas deve retornar após as publicações desses capítulos especiais. E, como é de se esperar, o quarteto "de sempre" segue em hiato: Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko e Zettai Karen Children seguem sem retornar e desses apenas Zettai tem previsão de retorno: será na época do verão japonês, ou seja, entre os meses de junho e setembro. Os demais seguem sem novidades ou previsões de retorno.

Quem encabeça os mangás ranqueados, ou seja, quem fica na primeira posição é Komi-san wa、Komyushou Desu。, que na ordem de leitura ficou abaixo de três novatos e um capítulo especial de um veterano. Komi-san desfruta de uma situação muito boa na revista, conseguindo vender em média entre 60-70 mil cópias por volume, um bom rendimento não só para os padrões da Weekly Shonen Sunday. Embora muitos capítulos sejam curtos, vale lembrar que em certas edições Komi-san lança dois capítulos curtos numa mesma edição, ocupando entre 18 a 22 páginas geralmente. Na edição de estreia, inclusive, os sete primeiros capítulos foram lançados. Como a primeira edição já entregou sete capítulos, considera-se que o mangá foi ranqueado a partir da oitava edição em que teve capítulos lançados e não de seu oitavo capítulo. Em segundo lugar está Magi ~ The Labyrinth of Magic, que mais uma vez pega uma posição alta e, vale lembrar, está cada vez mais perto de ser encerrado.

A terceira colocação dos mangás ranqueados foi para Major 2nd. A continuação do mangá de beisebol continua apresentando um rendimento muito bom para os padrões da revista, com boas chances de aumentar se o potencial de expansão comercial que Major 2nd apresenta for bem explorado. A quarta colocação, por sua vez, ficou para Dagashi Kashi, que permanece numa situação muito tranquila na revista, com a média de vendas acima das 200 mil cópias por volume. A permanência de Dagashi Kashi está assegurada.

Página Colorida de Abertura: Inseki Shoujo -Meteorgirl-

Em quinto lugar tivemos uma grata surpresa: Tenshi no Akuto!!, que após algumas edições com posições mais baixas na ordem de leitura, volta a ficar acima de uma boa quantidade de mangás. Parece que, ao contrário do que eu disse na edição anterior, a situação de Tenshi não chega a ser problemática. O manga pelo visto está seguro, ficou um tempinho sem ganhar destaque dos editores mas ainda segue estável na revista (ao menos por enquanto). Inclusive, Tenshi receberá uma página colorida na próxima edição. Em sexto está Maiko-san chi no Makanai-san, que não chegou a ter um nível excepcional de vendas no primeiro volume, mas parece que vai conseguindo se manter ao menos por enquanto.

Na sétima posição quem apareceu foi Souboutei Kowasu Beshi, obra que já é publicada há mais de um ano na revista e a única obra lançada desde 2016 a conseguir vender em uma média superior a 100 mil cópias por volume. Souboutei está se mostrando uma obra com boas chances de crescer na revista, embora isso deva demorar um bom tempo para acontecer, visto que a obra mal completou seu primeiro ano de publicação. O oitavo lugar ficou para outro novato: Maou-jou de Oyasumi. Esse gag mangá permanece em uma situação bastante tranquila, vendendo pelo menos 45 mil cópias em média por volume, um nível de vendas satisfatório para um mangá de comédia com capítulos com menor quantidade de páginas.

A nona posição ficou para Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari. A obra pode não apresentar um nível elevado de vendas mas seu desempenho tem se mostrado satisfatório para se manter pelo menos a médio prazo. Na verdade eu diria que é uma obra que os editores podem até não ter muita confiança de que se expandirá comercialmente, mas cuja recepção e nível razoável de vendas são suficientes para ser mantido. Melhor sorte teve a obra que fechou o Top 10 da edição: Amano Megumi wa Suki Darake!, com vendas de pelo menos 50 mil cópias por volume em méida. Amano Megumi segue numa situação muito tranquila na revista e assim deve permanecer por um tempão.

Página Colorida de Abertura: Inseki Shoujo -Meteorgirl-

Após ter ganho uma página colorida na edição passada Hatsukoi Zombie volta a ser ranqueado, mais uma vez abaixo do Top 10 e acima do bottom: ficou no décimo primeiro lugar. Apesar de não ter vendas tão altas (vende em média 30 mil cópias por volume, em pelo menos um mês e meio), Zombie ainda mantém uma boa recepção por parte do público leitor. Talvez até por isso os editores deem tanto destaque ao mangá, que ganha páginas coloridas frequentemente mesmo com as vendas de seus volumes não sofrendo nenhum aumento praticamente. Quanto ao tempo em que Zombie pode permanecer... bem, a julgar pela forma como o autor Ryo Minenami tem desenvolvido o mangá, a obra ainda deve durar por um tempinho considerável.

Na décima segunda colocação ficou Kyoukai no Rinne. Embora as vendas da obra passem longe de serem altas, o mangá conseguiu uma boa expansão comercial através do anime, informação essa que sempre trago com frequência (repetitivamente?) a cada nova análise de edições da Shonen Sunday. Enfim, considerem a obra segura. E mais: é possível que o mangá chegue à marca incrível de quatrocentos capítulos publicados. Mas isso dependerá da vontade da autora (a lendária Rumiko Takahashi) em manter Rinne sendo publicado e de como ela desenvolverá o mangá.

Na porta do bottom e em décimo terceiro lugar quem dá as caras é Be Blues! ~ Ao ni Nare. O mangá de futebol já é publicado há seis anos e está cada vez mais perto da marca de 300 capítulos lançados. As vendas de Be Blues não chegam a ser fenomenais mas superam o rendimento de muitas obras mais recentes, como Hiiragi-sama, Hatsukoi Zombie, Amano Megumi, Tenshi no Akuto!! e Aozakura. Com um anime, a obra poderia se expandir mais comercialmente dependendo do planejamento. É preciso considerar, no entanto, se para a editora Shogakukan um anime para Be Blues! seria um negócio lucrativo ou benéfico.

Página Colorida: Daiku no Hatou

O mangá que abre o bottom no décimo quarto lugar nesta respectiva edição é Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, que torna a aparecer entre os cinco últimos ranqueados da revista (na ordem de leitura, está acima de seis mangás). As vendas de Hiiragi-sama são satisfatórias, o que garante a estabilidade do mangá na line-up. Mas a obra curiosamente não recebe páginas coloridas ou maior destaque por parte dos editores. O motivo ainda não foi esclarecido, sendo que os principais palpites podem ser a possível falta de assistentes disponíveis para o autor Hiroyuki Nishimori (como vimos no final de Keijo!!!!!!!) ou mesmo a idade avançada de Hiroyuki, que possui 54 anos de idade e não apresenta mais o fôlego de outrora para desenhar páginas coloridas (é o mesmo caso de Detective Conan, que até ganha capas, mas nunca ganha páginas coloridas).

Sem nenhuma surpresa vemos Joujuu Senjin!! Mushibugyo novamente no bottom na décima terceira posição. O mangá está a apenas uma edição de alcançar a marca de 300 capítulos publicados. Porém não receberá nenhuma página colorida para comemorar tal feito. Mushibugyo ainda conta (ou contava) com certo apoio editorial, ganhando páginas coloridas mesmo com a queda nas vendas de volumes (a obra passou a vender na média de aproximadamente 30 mil por volume). O desgaste de Mushibugyo na revista é notório e dificilmente o mangá irá permanecer na revista por um tempo muito longo. No entanto, fica a torcida para que a obra se encerre conforme a vontade do autor e não por decisão editorial.

Em décimo sexto aparece Saike Mata Shite mo. Para Saike, o bottom virou praticamente um habitat natural, uma moradia fixa. A obra tem aparecido entre os cinco últimos mangás ranqueados desde que retornou de sua última pausa. As vendas da obra de Tsubasa Fukuchi não são muito altas: a média provavelmente é de 30 mil cópias em média por volume depois de um mês. Também é possível que Saike seja finalizado em breve, dependendo da forma como Fukuchi preferir desenvolver o mangá.

Página Colorida: Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜

Outra vez Tokiwa Kitareri!! fica ranqueado em uma posição baixíssima. No caso, ficou na décima sétima posição. O mangá de Syun Matsuena até continua em uma situação estável, mas é bastante notório que o mangá não está recebendo muita atenção por parte dos editores da revista, o que pode ser explicado devido ao fato do nível de vendas de Tokiwa não ser alto, mas sim satisfatório. Para todos os efeitos Tokiwa por ora permanecerá na revista sem grandes problemas. 

Na décima oitava colocação, ficando em último entre os mangás ranqueados e em antepenúltimo na ordem de leitura, está Dameterasu-sama。, cujo cancelamento é apenas questão de tempo. A obra já não tem mais apoio algum dos editores a não ser para permitir que o autor, o veterano Fujiki Shun, dê a obra o fim que considerar mais apropriado. É bem provável que a obra seja encerrada entre 32 e 37 capítulos, tal como ocorreu com Oni wo Tadorite Ikuseisou, novato que estreou na mesma leva de Komi-san, Aozakura e Maou-jou de Oyasumi e foi cancelado com 37 capítulos.

Página Colorida: Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan
Pilares: Major 2nd.
Muito Seguros: Dagashi Kashi, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (***)(****) , Amano Megumi wa Suki Darake!, Arata Kangatari (****), Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare, Birdmen (***), Hatsukoi Zombie, Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, Joujuu Senjin!! Mushibugyo (**), Keijo!!!!!!!!, Komi-san wa、Komyushou Desu。, Kyoukai no Rinne, Maou-jou de Oyasumi, Tokiwa Kitareri!!, Zettai Karen Children (****).
Aparentemente Seguros: Saike Mata Shite mo (**), Sunday Hikagaku Kenkyujou, Tenshi no Akuto!!
Em Busca de Estabilização: Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Maiko-san chi no Makanai-san, Tenshou no Quadrable, Youkai Giga
Em Grande Risco de Cancelamento:  Dameterasu-sama。(*) , Ryoko (**) (****)
Em Reta Final: Gin no Saji (****), Magi ~ The Labyrinth of Magic (*)

LEGENDA
(*) Devem ser encerrados em 2017.
(**) Podem ser encerrados em 2017.
(***) Mangá publicado mensalmente.
(****) Mangá em hiato


Bem, caros leitores, assim termina a análise da edição #25 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'