quarta-feira, 25 de junho de 2014

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #31 (Ano 2014).


Uma issue com tantas novidades que me deixou até sem folego!

Não é por nada, nesta issue tivemos um TOC interessante, novidades fantásticas para Ansatsu Kyoushitsu, novas séries sendo anunciadas e uma notícia relativamente ruim para os fãs de Soul Catcher (S). Uma issue que só não nos deixa eufóricos, mas também curiosos pelo próximo direcionamento da revista.

Issue #31 (30/06)

Ansatsu Kyoushitsu (Cover / Lead Color )
01 - Kuroko no Basket
02 - One Piece
03 - Naruto
04 - PSI Kusuo Saiki
05 - Haikyuu!!
06 - Isobe Isobee Monogatari
Shougeki no Souma (Color Page)
Hinomaru Zumou
07 - Toriko
Tokyo Ghoul Special (Color Page)
08 - Gintama
09 - World Trigger
10 - Nisekoi
Kochikame
Hunter x Hunter
11 - Bleach
12 - Illegal Rare
13 - Stealth Symphony
Sore ike! Yuugou-Kun (Color Page - Capítulo 01 de 03).
14 - iShoujo
15 - Soul Catcher (S) (Transferido para a Jump Next)

#32:
Cover & Lead CP: Boku no Hero Academia by Kouhei Horikoshi(New Series)
Color Page: Bleach, Haikyuu!!, PSI Kusuo Saiki
Absent: Hunter x Hunter (Calma, Pausa só de 1 semana)

#33:
Cover & Lead CP: Mitsukubi Condor by Ishiyama Ryou (New Series)

#34:
Cover & Lead CP: Yoakemono by Shibata Yousaku (New Series)


Página Colorida dupla de Ansatsu Kyoushitsu

Primeiramente irei comentar sobre a boa notícia, Ansatsu Kyoushitsu acaba de ganhar uma versão de anime e um live action para 2015 - Pelo que tudo indica, o anime irá entrar no lugar de Dragon Ball Kai no começo do ano que vem, como eu havia previsto no TOC passado. O mangá deve ser animado pela Lerche e deve ser "continuado".

A notícia é ótima, o Live Action comprova que a Jump tem total certeza que o mangá será um sucesso estrondoso após o lançamento do anime (Que inclusive terá como programa anterior, One Piece)... É uma questão de estratégia lançar já um Live-Action aumentando ainda mais o hype do anime, e consequentemente as suas vendas.

Para quem não sabe, o estúdio Lerche foi responsável por Hamatora e Danganronpa, os seus animes nunca conseguiram vender muito, sempre se limitando a 3 mil cópias por volume, o que é bastante baixo. Porém, vejo o estilo de animação do estúdio combinando bastante com a atmosfera de Ansatsu Kyoushitsu, já que o estúdio gosta de trazer esse humor, com MUITO mistério e cenas bem bizarras - Foi uma ótima escolha por parte da Jump.

Já o Anime de World Trigger, ainda sem estúdio revelado, deve ser lançado em Outubro, teoricamente o melhor periodo para se lançar um anime. Só tem um leve problema, o mangá tem pouquíssimos capítulos e do jeito que estão escondendo o estúdio, deve ser um bem ruinzinho... Não coloquem muita esperança sobre o anime de World Trigger, pois tem tudo para ser um fracasso, infelizmente.

Quarta-Feira da semana que vem será lançado o anime de Tokyo Ghoul, mangá serializado na revista adulta: Young Jump. Recomendo vocês darem uma olhada no anime, ele é animado pela Pierrot, mas pela prévia parecia ter uma ótima qualidade.

O que continua me chamando muita atenção é a altíssima posição que está sendo colocado Zumou, ele terá seu primeiro ranking na Issue 33. Normalmente mangás destinados ao fracasso são imediatamente ranqueados no fundo da tabela, o que aconteceu com Tokyo Wonder Boys, Stealh Symphony, Hungry Joker, Mutou Black e muitos outros... As boas posições dadas pelos editores a Zumou, me faz acreditar que ele esta sendo bem recebido pelo público japonês! Sobre Soul Catcher (S) e as novas séries comentarei mais lá para o final, vamos ao TOC:

Anuncio do Anime e Live Action de Ansatsu Kyoushitsu

O primeiro lugar ficou com Kuroko no Basket, é inegável como este jogo esta conseguindo cativar o público japonês... E espero que sinceramente seja o último jogo do mangá. Gosto muito de KnB, mas a direção que o autor esta me desagradando, prefiro que ele termina ainda que esta por cima, antes que tenha uma grande decadência em qualidade (O que já está acontecendo, na verdade). De qualquer modo, Kuroko deve conquistar várias outras primeiras posições ao longo das semanas.

Em segundo tivemos One Piece, o fato do mangá não estar pegando tanto primeiros lugares comprova como esta morna essa saga, não está ruim, continua com a qualidade ótima de costume de One Piece, mas esta um pouco morna e abaixo do esperado. Vamos ver se uma luta direta com DoFlamingo não mude tudo, deixando a saga mais emocionante. Em terceiro temos Naruto, que também esta bem morno, a situação fica pior para Naruto, pois é a última saga... E qual foi a última vez que o mangá conseguiu um primeiro lugar? Não lembro. Para uma saga final, o desempenho de Naruto esta decepcionante.

Em quarto lugar temos PSI Kusuo Saiki - Após um periodo relativamente fraco, os últimos 20 capítulos de PSI estão sendo fantástico, um mais engraçado que o outro. Acho que é questão de tempo para ele ou mesmo Isobe conquistar um primeiro lugar surpresa... São mangás amados pelo público leitor da Jump e de ótima qualidade que merecem um primeiro lugar na revista.

Em quinto temos Haikyuu!, de fato o anime deu um upgrade no mangá, que antes ficava sempre na sétima/oitava posição (Ao lado de Nisekoi), e agora esta ficando constantemente na quinta colocação. Porém, ao mesmo tempo devo assumir que esperava mais por parte do anime, já que o mangá já tinha capacidade de se manter no quinto lugar, mesmo que não acontecesse, antes do anime. Podemos dizer que o anime deu constância as posições de Haikyuu!, mas não lhe deu um aumento de público votante considerável. 

Abrindo as posições temos outro mangá com um sucesso inesperado, Isobe é Isobe - O mangá, como PSI tem potencial para conseguir um primeiro lugar esporádico, por ser muito querido pelos leitores e ter uma boa qualidade... Quem sabe um dia não vemos a merda do primeiro capítulo sendo traduzido por uma scan? Sério, não é por gostar de Isobe, acho que qualquer mangá que está tendo um minimo de destaque no cenário cultural japonês relacionado a mangás, deveria ter AO MENOS o primeiro capítulo traduzido. E olha que o primeiro capítulo tem 34 páginas, por aí... Não é tão trabalhoso assim traduzir.

Toriko conquistou a sétima colocação, a posição já se tornou o "natural do mangá" - Acredito que quando esta nova saga dar uma verdadeira balançada, com cenas realmente emocionante, o mangá voltará a conquistar pelo menos um quinto ou quarto lugar... Primeiras posições vejo uma realidade bem distante por enquanto para Toriko.

Poster de Shokugeki no Souma... ASSIM VOCÊ MATA O PAPAI!

Sobre o anime, tenho más notícias... Acho que a continuação vai se tornar uma eterna promessa, como se tornou a continuação do anime de Bleach. Ansatsu deve ser o substituído no Time-slot, e assim Toriko deve ser jogado, infelizmente, ao escanteio. Gostava de acompanhar o anime de Toriko, mas dificilmente ele irá voltar as telas japonesas. O oitavo lugar ficou com Gintama, que na próxima semana comemora o capítulo número 500... Será que vai ter algum presente como teve para Kubo pelo capítulo 600?

Para gag mangá é muito mais dificil completar 500 capítulos do que para um Battle Shounen completar 1000 capítulos - Pois logicamente, um gag manga tem que ficar renovando suas piadas sempre, e acredite, é dificil continuar engraçado após 500 capítulos, eu diria que é praticamente impossível. Por isso mangás como Kochikame e Gintama merecem todo o respeito do mundo, por conseguir manter uma comédia de alto nível, inovadora e sem soar repetitiva por mais de 10 anos!

Em nono temos World Trigger, conquistando sua posição habitual. E na porta do bottom desta vez temos Nisekoi, esta é a prova que o anime não fez muito efeito - Normalmente versões de animes trazem algumas maldições... Mangás que ganham animes, em sua grande maioria, são cancelados em no máximo 2 anos depois do seu anime sair do ar.

Com o cancelamento de 3 séries, podemos ver Nisekoi pegar constante péssimas posições, em alguns casos até o último lugar (Que na verdade, deve ser na grande maioria das vezes de Bleach ou Illegal Rare que perderam suas lindas almofadas). Porém, o mangá não deve ser ainda cancelado, pois, se a tradição se manter, pelo menos das 3 novas séries, 2 devem virar almofadas.


Capas dos Volumes individuais que serão lançado em Julho.

Abrindo o bottom temos Bleach... Acho que finalmente Kubo irá sentir a sensação de fechar a Weekly Shonen Jump, com o possível cancelamento de Stealth Symphony e iShoujo, ele deve ficar se digladiando com Illegal Rare para ver quem consegue conquistar mais últimas posições até as novas séries estrearem. Logicamente, se Zumou não for um fracasso, mas levando em conta as boas posições dados pelos editores, acredito que o mangá de sumô terá um bom rendimento.

Falando em Illegal Rare, olha ele aí colado em Bleach na décima segunda colocação - Acho que pode se tornar uma realidade IR no futuro também ser transferido para a Jump Next! Esta claro que a Weekly Shonen Jump NÃO QUER cancelar o mangá... Acho que ele só é cancelado mesmo se o autor rejeitar ir para uma revista de menor porte, o que pode de fato acontecer.

Na décima terceira e quarta posição temos Stealh Symphony e iShoujo - Ficarei bem surpreso se um desses mangás se salvarem, tudo indica que serão cancelados mesmo, juntamente com Soul Catcher (S).

Ah Soul Catcher (S)... Estou triste pelo mangá dar adeus a Jump. Para quem não sabe, eu coleciono os volumes do mangá, importo todos eles no Japão e tenho orgulho disso. Ao mesmo tempo fico feliz em saber que a Jump tem um grande respeito pelo mangá, e decidiu transferi-lo para a Jump Next antes de cancela-lo definitivamente.

Jump Next! que vai se tornando uma nova revista independente, vimos isso acontecer a anos atrás com a Ultra Jump (Que é um spin-off da Young Jump)... Caso não der muito certo, ela pode se tornar a uma espécia de Jump SQ.19, que tem séries sendo publicadas, junto com vários One-Shot (Um exemplo de série publicada na Jump SQ.19 é a Ultimo). De qualquer modo, continuaremos ter capítulos de Soul Catcher (S), e uma possibilidade de no futuro ter anime, mesmo que agora menores, pois não faz parte mais a Weekly Shonen Jump.

De qualquer jeito era previsível a saida da SC (S), o mangá não tinha grandes posições, e cedo ou tarde seria cancelado. Talvez foi surpreendente ele ser cancelado já, mas como eu disse já tinha dito nas análises passadas, como é de tradição, a Jump ia estrear 3 mangás então Soul Catcher (S) ou Illegal Rare iria ser cancelado. Como IR tem um autor mais famoso e é um mangá com mais potencial de se vender mais, decidiram mantê-lo.

Página colorida dupla de Shokugeki no Souma

Chance de Cancelamento:

100% - Soul Catcher (Até Agosto, Soul Catcher :'(... )
99% - Stealh Symphony (Pobre Amano...)
99% - iShoujo (Terá uma segunda chance com outro mangá, na certa).
50% - Illegal Rare (Começa a corrida para IR conseguir escapar da próxima leva de cancelamentos)  

AS NOVAS SÉRIES:



Isso aí pessoal, novas séries... Como de costume, irei criar um artigo só comentando todas as novas séries e minhas previsões para elas. Mas, desde já dou um tira gosto do que pode ser essas novas séries, que só temos o nome, autor e uma imagem marota de prévia. Lembrando que, no artigo que irei fazer sobre "A nova safra da Jump", irei analisar inclusive os One-Shots de cada uma das séries.

Issue 32, Boku no Hero Academia: É um mangá Shounen do autor tão amado, Kouhei Horikoshi, com certeza este mangá deve ser traduzido pelas scans gringas que simplesmente amam este autor fracassado. Para quem não lembra, ele foi o criado de Sensei no Bulge e Oumagadoki Doubutsuen, eu já disse na matéria "Conhecendo Autores da Jump" que ele teria uma terceiro chance, por ter uma arte fantástica e ainda por cima ser popular entre os leitores da Jump. Espero que o mangá seja um sucesso, sinceramente. O One-Shot foi publicado na Jump VS em Fevereiro de 2013.

Caso queira saber mais do mangaká, fiz uma matéria sobre ele (E outros autores que fracassaram na Weekly SHonen Jump): Conhecendo Autores da Jump Parte 04!

Issue 33, Mitsukubi Condor: O One-Shot deste mangá foi lançado em Novembro de 2013, e teve uma serialização relativamente rápida. Quem quiser conferir, foi lançado na Issue 51, onde teve inclusive Shokugeki no Souma como capa. O autor, Ishiyama Ryou é novato, não teve até agora nenhuma série serializada, e podemos esperar algo bom sobre o mangá. Também é um Battle Shounen, e se analisarmos os históricos do estilo na revista, tem grande chance de fracassar.

Issue 34, Yoakemono: OUTRO BATTLE SHOUNEN (Caralho Jump, tá de sacanagem)... One Shot lançado na Jump VS juntamente com Boku no Hero, autor novato, chamado Shibata Yousaku... A Jump esta exagerando neste desespero em lançar B-Shounen, mas tudo bem... Pelo menos temos uma grande chance dos três mangás terem pelo menos o primeiro capítulo traduzido né? As scans gringas devem pular loucamente nesses novos B-Shounen.

Ao meu ver, os três irão fracassar. No máximo Boku no Hero Academia consegue dar uma sobrevivida. Fiquem com a prévia da próxima Jump e também a prévia dos próximos mangás a serem lançados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'